8 Ações para contribuir na mobilização contra a MP 653/2014

 mobilizacao-farmaceuticos


Farmacêuticos, estudantes e a população podem contribuir na defesa da saúde e evitar o retrocesso que a MP 653/2014 representa.

Listamos 8 atitudes que você pode fazer para contribuir, do passo 1 ao 4 você pode fazer rapidamente do conforto de sua residência, porém é muito importante que você também possa realizar os outros passos.

A mobilização virtual é muito importante, pois permite um grande alcance, além de aproximar as pessoas de diferentes cidades e regiões, promovendo debates fundamentais para que todos possam compreender o porquê somos contra a MP 653/2014.

 

1 – Mobilização virtual com fotos e mensagens contra a MP 653/2014.

Hoje em dia praticamente todos possuem disponível um smartphone ou uma boa câmera digital. Aproveite este recurso para mostrar sua indignação. Prepare um pequeno textocom seu protesto a caneta ou impresso e é só publicar uma esta foto nas redes socais. Dica: A foto em escala cinza da uma noção maior de seriedade e luto. 

 

2 – Enviar emails para os deputados federais e senadores.

email-deputado-farmaceutico

Seguindo o mesmo objetivo do item 2, em poucos minutos você também pode encaminhar sua mensagem para os deputados federais e senadores de sua região.

A Fenafar preparou em seu website uma ferramenta que auxilia http://www.fenafar.org.br/fenafar/homepage/contra-a-mp653-14

Para pesquisar e encontrar os deputados federais de sua região, basta entrar no link http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa  e realizar uma busca por estado.

Já a lista de senadores e seus contatos pode ser encontrada em http://www.senado.leg.br/senadores 

 

3 – Participar dos debates nas páginas dos parlamentares nas redes sociais.

rede-social-protesto-farmaceutico

Alguns parlamentares participam ativamente das redes sociais, seja pessoal ou através de sua assessoria, um dos grandes debates dessa semana se deu na página do deputado Manoel Junior, relator da MP e do deputado Leonardo Quintão, autor de uma das emendas polêmicas na medida provisória.

- Facebook do Deputado Manoel Junior: https://www.facebook.com/ManoelJuniorOficial 

- Enquete do Deputado Leonardo Quintão sobre a MP: https://www.facebook.com/deputadoleonardoquintao/photos/a.579302875414932.1073741828.578920328786520/907752039236679/ 

 

4 – Se manifestar no site do senado.

enquete-farmacia-senado

Há uma enquete no site do senado aberta a sociedade sobre o assunto. Acesse http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto?id=156536 e vote contra.

 

5 – Manifestações

manifestacao-farmaceuticos

Uma forma para chamar a atenção da sociedade de uma forma geral são as manifestações, que podem ser em um local fixo com realização de um ato público ou através de passeata. Vale ficarem atento às regras para comunicação das autoridades para realização das manifestações.

 

6 – Chamar atenção da imprensa para a causa.

Os veículos de imprensa são uma grande forma de ampliar o conhecimento da causa a toda população, é importante que todos aqueles que tenham contatos abordem esses jornalistas para o problema em questão, também é importante que toda manifestação seja comunicada para imprensa, quanto mais visibilidade mais ganhamos força para nossa causa.

 

7 – Conscientizar a população e pedi apoio à causa.

A demonstração de apoio através de não farmacêuticos é fundamental, pois representa que não estamos apenas em uma luta corporativista, mas sim em defesa do próprio anseio da população por mais saúde. Hoje o farmacêutico é o quinto profissional que a população mais confia em nosso país e é o primeiro profissional da saúde neste ranking.

 

8 – Apoiar quem está se mobilizando

Devemos apoiar todos àqueles que estão se mobilizando, este é um momento crucial e precisamos da união de todos. Mesmo que você seja contra ou tenha opinião diferente sobre as mobilizações, não desestimule seus colegas, os incentive, pois o empenho dele hoje pode ser peça fundamental para o seu futuro profissional e segurança da saúde de todos os brasileiros.

Precisamos nos unir a quem está se mobilizando, seja conselho, sindicato, associação, grupos de colegas de profissão ou estudantes, somente somando forças e que teremos voz para dizer não a essa MP.

Você também pode contribuir para a mobilização!