O Papel do Farmacêutico na Equipe Multidisciplinar

farmacia hospitalar

O progresso das ciências da saúde e o mundo globalizado geraram mudanças no ambiente hospitalar, hoje, para atender uma demanda mais exigente e atingir a qualidade desejada no atendimento do paciente faz-se necessário a atividade multidisciplinar integrada que envolve profissionais com diferentes formações curriculares, específicas e diferenciada. Dentre eles, destacamos o farmacêutico hospitalar, que colabora na qualidade de assistência prestada ao paciente, promovendo o uso racional de medicamentos.

Este profissional atua em duas frentes complementares, promovendo a saúde na área clínica através dos aspectos técnicos e científicos e gerenciando atividades administrativas.

O farmacêutico clínico no ambiente hospitalar tem como principal objetivo promover qualidade de vida na terapêutica medicamentosa, prevenindo e monitorando eventos adversos, intervindo e contribuindo na prescrição médica para a obtenção de resultados clínicos positivos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes sem, contudo, perder de vista a questão econômica relacionada à terapia.

Já na rotina administrativa, este profissional desenvolve atividades relacionadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e materiais médico-hospitalares, visando sempre à eficácia da terapêutica.

O foco do farmacêutico hospitalar deve estar sempre no paciente e em como atender suas necessidades utilizando o medicamento como instrumento.

majister

michele gonçalves coimbra

Michele Gonçalves Coimbra

Farmacêutica, pós graduada em administração Hospitalar, membro da SOBRAFO e Coordenadora e consultora da área de farmácia hospitalar na Majister - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.