A Farmácia Clínica nos serviços de saúde

 farmaceutico clinico aids


A Farmácia Clínica é uma área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a aperfeiçoar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar e prevenir doenças. Temos inúmeras opções de medicamentos buscando o controle de doenças, alívio de sintomas e melhora da qualidade de vida, porém essa mesma diversidade de opções terapêuticas associadas à poli farmácia também contribuem para a maior probabilidade de ocorrência de problemas farmacoterapêuticos.

O profissional farmacêutico contratado em um serviço de saúde para exercer a farmácia clínica, será responsável pela minimização de gastos com tratamentos farmacológicos; diminuição do tempo de internação dos pacientes, motivar a adesão aos tratamentos farmacoterapêuticos e consequentemente aumentar a qualidade da gestão do serviço de saúde e a qualidade de vida do paciente.

Na maioria dos países desenvolvidos a farmácia clínica já é realidade nos diversos serviços de saúde e tem demonstrado ser eficaz na redução de agravamentos dos portadores de patologias crônicas e de custos para o sistema de saúde.

No Brasil, alguns fatores dificultam sua implantação, entre outros, a dificuldade de acesso ao medicamento por parte dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Unidades Básicas de Saúde sem farmacêutico e a ausência de documentação científica que possibilite demonstrar aos gestores do sistema público e privado que a implementação da Farmácia Clínica representa investimento e não custo.

Atuação do farmacêutico clínico vai desde a revisão de prescrição até a participação nas decisões clínicas o que gera a necessidade de instituições de ensino que prepararem através de seus currículos mais do que farmacêuticos, clínicos competentes.

A busca pela consolidação da farmácia clínica está diretamente ligada ao aperfeiçoamento técnico e depende da manutenção de relações de respeito mútuo entre os membros da equipe multidisciplinar.

majister

michele gonçalves coimbra

Michele Gonçalves Coimbra

Farmacêutica, pós graduada em administração Hospitalar, membro da SOBRAFO e Coordenadora e consultora da área de farmácia hospitalar na Majister - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.