Falece Dr. Paulo Queiroz: farmacêutico magistral com maior tempo de atividade no Brasil

farmaceutico magistral paulo queiroz


 

Com 95 anos Dr. Paulo Queiroz Marques (CRF-SP nº 16) era um dos farmacêuticos brasileiros com maior tempo de atividade na profissão e também o farmacêutico magistral com mais idade no Brasil.

Foi um dos fundadores da Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais). Dedicou mais de 80 anos à atividade na farmácia magistral, era uma fonte de inspiração para os que atuam no segmento. O seu extenso e respeitado currículo incluia a preservação da memória da farmácia, por meio da criação e manutenção do Museu da Farmácia, instalado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e para onde cedeu vários itens para o acervo.

Quem era o Dr. Paulo Queiroz Marques

Nascido em Itaberá (SP) em 04/02/1921, ele é um incansável defensor da farmácia magistral, havendo devotado sua vida à preservação da memória da farmácia brasileira.

farmaceutico paulo queirozFormado pela Faculdade de Farmácia da Universidade de São Paulo, dr. Paulo começou a manipular medicamentos na farmácia de seu pai, que era boticário, para ajudar a atender a demanda de mil cápsulas diárias, por conta da epidemia de malária. Trabalhou em diversas farmácias como pesquisador de análises e gerente até adquirir seu primeiro estabelecimento, em 1963 e passar a se dedicar à manipulação. Foi um dos fundadores da Anfarmag, em 1986 e o primeiro presidente da entidade, com a missão de unir o setor, redescobrir novos valores e buscar líderes pelo País para fortalecer as bases da Associação.

Fundou, em 1963, a Drogamérica Pharmacia de Manipulação, em São Paulo, no bairro de Higienópolis, na Rua Itacolomi, onde funciona até hoje, com elegantíssimo mobiliário e decoração retrô, da época de sua fundação.

Em nota na Rede Social a Anfarmag escreveu: A DESPEDIDA DE UM HOMEM DE VISÃO
Hoje, 2 de junho de 2016, faleceu o farmacêutico Paulo Queiroz Marques. Fundador da Anfarmag, Marques foi responsável por muitos dos passos que o setor magistral deu em prol da profissionalização e do fortalecimento frente à sociedade e aos poderes constituídos. Pioneiro, acreditou em um sonho e mobilizou profissionais de todo o país em torno dessa causa. A Anfarmag se solidariza com a família e deixa aqui a homenagem carinhosa de todos que fazem parte da associação.