Anfarlog: Uma associação nacional que surgiu em prol do profissional farmacêutico

 


anfarlogA ANFARLOG surgiu de um ideal de um grupo de profissionais na busca de soluções para as reais necessidades da profissão farmacêutica na área de logística. Unidos no mesmo objetivo, em 19 de junho de 2009 a diretoria da entidade assumiu em São Paulo, com o apoio da atual diretoria do CRF/SP, a responsabilidade de representar o farmacêutico ligado à área de logística farmacêutica em todo o território nacional. Tendo como base o conceito de logística que significa planejar, implementar e controlar eficientemente  todo o fluxo de armazenagem, serviços e informações do produto farmacêutico desde o ponto de origem até o ponto de consumo, chegamos a conclusão que praticamente todas as atividades realizadas pelo farmacêutico são etapas inseridas na cadeia logística de distribuição. Nesse intuito a ANFARLOG pretende defender o profissional das áreas de fabricação, importação, exportação, fabricação, armazenagem, distribuição, transporte e dispensação de medicamentos, enfim todos envolvidos neste elo, buscando saídas para o reconhecimento e valorização da profissão farmacêutica na área de logística.

 

Com a diretoria formada por profissionais extremamente respeitados nesta área, a ANFARLOG tem como MISSÃO:

 

“Defender os interesses da classe farmacêutica atuante em logística junto aos poderes constituídos, contribuir para a excelência da formação continuada, amparada pelos princípios da RESPONSABILIDADE SOCIAL e elevado nível ÉTICO E DEMOCRÁTICO para desenvolvimento e progresso dos associados, RECONHECIMENTO da profissão, e atuação responsável na melhoria da qualidade de vida da sociedade”

 

A ANFARLOG acredita que para ser um grande profissional é preciso estar apoiado em três pilares fundamentais:
1)     Capacitação técnica; 
2) Postura profissional, moral e ética; e  
3) Participação política.  

Partindo destes princípios foi criado em parceria com a Faculdade de Administração de São Paulo – FAPI/SP o primeiro Curso de Pós-Graduação latu sensu em Logística Farmacêutica, cuja estrutura curricular inclui disciplinas como Contabilidade, Gestão da Produção e Financeira, justamente para integrar os conteúdos técnicos farmacêuticos com os conceitos de gestão empresarial aplicados à logística. Importante ressaltar que parte da arrecadação deste curso irá para a manutenção de nossa entidade. O curso teve início no dia 06/03/10 em São Paulo.

 

Como parte do plano de gestão 2009/2010 já realizamos trabalhos como participação em eventos e em reuniões de grupos técnicos, porém muitos obstáculos precisam ser superados, pois as legislações sanitárias se fazem recentes juntamente com a atuação do farmacêutico nesta área. Dentro do ciclo de assistência farmacêutica, a cadeia logística é uma área de importância vital para assegurar a qualidade e a eficácia do medicamento. É uma área que exige conhecimentos específicos, na qual, a todo momento, surgem novas tecnologias. O farmacêutico deve reciclar constantemente seus conhecimentos para entender profundamente como garantir a qualidade dos produtos sob sua responsabilidade nos mais diferentes ambientes. É essa garantia que faz a diferença, sendo um dos fatores essenciais para o sucesso terapêutico de um tratamento. Este conhecimento técnico do produto deve estar aliado ao cumprimento das legislações sanitárias vigentes e das necessidades de adequações das empresas. O farmacêutico deve ser um verdadeiro gestor em sua área!

 

Por outro lado, o farmacêutico deve ter claramente as questões e implicações éticas que estão relacionadas às atividades que lidam com um produto tão singular como o medicamento. Além disso, o farmacêutico tem que entender que ele é um gestor; que suas atividades não estão isoladas da sociedade. Muito pelo contrário, suas atividades estão integradas a uma política de saúde; a uma política de medicamentos.

 

Amparados nestes objetivos, clamamos a participação ativa de todos os farmacêuticos na busca do reconhecimento de nossa profissão e capacitação profissional na área de logística. www.anfarlog.org.br

Comentários  

# Alessandra Besson 16-03-2010 11:55
:roll: A criação de um curso capacitando o farmacêutico na área de logística seria importantíssimo para o reconhecimento desse trabalho tão peculiar e de imenso valor na distribuição e transporte dos medicamentos. Esse processo é tão importante quanto a atenção farmacêutica diretamente ao público, uma vez que temos que garantir a qualidade e propriedade dos medicamentos desde a produção até o consumidor final. Como farmacêutica atuante nessa área seria ótimo me especializar e me atualizar com esse novo curso.
# Vini farmácia 21-03-2010 00:41
Muito bacana, além de não ser farmacêutico atuante no setor de logística, acho importante a criação desta associação
# Ana C.C.Marmeleiro 28-11-2010 13:46
Adorei o curso!
Como sou farmacêutica mas não atuo nesta área, acredito que consegui ter uma visão muito impotante do setor de Logística, como um todo. Importantíssimo o conhecimento das regulamentações e o que o farmacêutico deve fazer para cumprir seu trabalho e se resgauardar, eventualmente.
Uma abraço ao Saulo e á Sonja. Parabéns pelo curso.