Concurso público para farmaceutico em Fortaleza - CE

concurso-farmaceutico-prefeitura-fortaleza-ce


 A Prefeitura de Municipal de Fortaleza – CE abre 50 vagas para cadastro de reservas para farmacêutico.

CARGO

GERAL

CANDIDATO
COM DEFICIÊNCIA

CADASTRO DE RESERVA

REQUISITO

FARMACÊUTICO

-

-

50

Curso Completo de Graduação em
Farmácia com Registro Profissional

 

Inscrições

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela Internet, no endereço eletrônico www.imparh.ce.gov.br, a partir das 10 horas do dia 6 de setembro de 2012, até às 23 horas e 59 minutos do dia 10 de outubro de 2012 (horário de Fortaleza - CE). O boleto de pagamento, ainda que gerado no último dia de inscrição, deverá ser pago obrigatoriamente até a data do vencimento, observado o horário da cidade de Fortaleza-CE.

 

Atribuições

Subsidiar a elaboração e viabilização das políticas de saúde pública; participar do planejamento, execução e avaliação dos planos, programas e projetos do setor de saúde; manter o controle de qualidade dos medicamentos e matérias-primas, assegurando a sua qualidade segundo parâmetros específicos estabelecidos; verificar a área física dos estabelecimentos farmacêuticos, de acordo com as normas técnicas; realizar análises especializadas, imunológicas, toxicológicas, hematológicas, bioquímicas, microbiológicas e outras; realizar análises bromatológicas, de acordo com as normas técnicas, em leite e derivados, carne e derivados, farinha, cereais, mel e outros; preparar e manter o controle de qualidade dos meios de cultura utilizados nas microbiologias; confeccionar laudo bromatológico e toxicológico e dar conclusão de acordo com a legislação vigente; treinar e/ou orientar servidores em técnicas específicas da área de apoio e execução ou melhoria de desempenho; executar outras tarefas correlatas.

 

Conteúdo programático

Farmacologia: conceitos e princípios gerais em farmacologia (farmacocinética e farmacodinâmica); uso Racional de Medicamentos; peculiaridades e Avaliação Farmacológica em Pacientes Gestantes, Pediátricos e Idosos; farmacologia do Sistema Nervoso Central e Autônomo; farmacologia Aplicada aos Processos de Dor e Inflamação; antibioticoterapia e sua problemática vigente; fármacos que atuam no Trato Gastrointestinal e Respiratório; fármacos que atuam no Sistema Circulatório, Hematopoiético e no Controle da Glicose Sanguínea; fármacos que atuam no Sistema Reprodutor. 6.2. Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde - SUS. 6.3. Programas do Ministério da Saúde (legislação e operacionalização). 6.4. Política Nacional de Medicamentos. 6.5. Política Nacional de Assistência Farmacêutica. 6.6. Componentes Básico, Especializado e Estratégico da Assistência Farmacêutica. 6.7. Legislações e requisitos técnicos envolvidos no gerenciamento, financiamento e aquisição de fármacos para unidades de assistência à saúde. 6.8. Assistência Farmacêutica Geral. 6.9. Seleção, Programação, Aquisição e Armazenamento de Medicamentos. 6.10. Legislação e normatização técnica e funcional. 6.11. Dispensação Ambulatorial e Atenção Farmacêutica. 6.12. Gestão de Estoque. 6.13. Farmácia Hospitalar. 6.14. Parâmetros legais e técnicos para abertura e funcionamento de estabelecimentos farmacêuticos.