Concurso público para farmacêutico em Maceió - AL

maceio alagoas-concurso-farmaceuticoAtenção: Inscrições prorrogadas até 25/10/2012.


A Prefeitura Municipal de Maceió abriu 2 vagas de farmacêutico para provimento efetivo do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

 

CARGOS

REQUISITOS

JORNADA DE TRABALHO

TOTAL DE VAGAS*

REMUNERAÇÃO INICIAL R$

FARMACÊUTICO

Ensino superior completo em Farmácia e

registro no órgão de classe competente.

30 horas 2 R$ 2.506,60

 

Inscrições

As inscrições para o Concurso Público serão realizadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, no período entre 19h00min do dia 21/09/2012 e 23h59min do dia 19/10/2012.

 

Atribuições do cargo

Acompanhar todas as etapas da logística (seleção, recebimento, armazenamento, controle de estoque, programação e dispensação de medicamento e correlatos); desenvolver atividades educativas com os funcionários e comunidade, visando à promoção do uso racional de medicamento; orientar quanto à utilização de fitoterápicos; realizar atividades de farmacoeconomia e farmacovigilância; realizar o controle de medicamentos sujeitos ao controles anitário vigente; coordenar e capacitar profissionais para exercer ações de fiscalização na área de medicamentos e correlatos; normatizar procedimentos relativos à fiscalização sanitária dos medicamentos e correlatos; preencher e assinar autos de infração, termos de interdição, intimação, coleta etc., e multas relativas ao descumprimento da legislação sanitária nos serviços que comercializam medicamentos e correlatos; fiscalizar, monitorar e controlar estabelecimentos farmacêuticos; elaborar pareceres e relatórios; desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde no nível individual e coletivo; participar de reuniões técnicas e junto à comunidade; atuar em equipe multidisciplinar; supervisionar estagiários e residentes.

 

Conteúdo programático

Farmacologia geral: Farmacocinética; Farmacodinâmica: Mecanismos de ação das drogas e relação entre concentração da droga e efeito; Fatores que alteram os efeitos dos medicamentos; Biodisponibilidade e bioequivalência; Farmacologia da dor e da inflamação; Farmacologia do sistema respiratório; Farmacologia do sistema digestivo; Farmacologia do sistema nervoso central , periférico e autônomo; Farmacologia do sistema cardiovascular; Farmacologia dos processos infecciosos, antimicrobianos, antiparasitários; 2. Política Nacional de Medicamentos - Portaria GM nº 3.916/1998; 3. Assistência Farmacêutica: ciclo da assistência farmacêutica - seleção, programação, aquisição , armazenamento, distribuição, prescrição, dispensação de medicamentos; 4. Atenção Farmacêutica ; 5. Consumo Médio Mensal, ponto de requisição, estoque máximo e estoque mínimo;6. Do financiamento e execução do componente básico da Assistência Farmacêutica - Portaria GM nº 4.217/2010; 7. RENAME /2012 e suas atualizações - Portaria GM nº 533/2012; 8. Lei nº 12.401/11 : assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do SUS; 9. Boas práticas de armazenamento e distribuição de medicamentos - Portaria SVS nº 802/98 ; 10. Medicamentos sujeitos a controle especial - Portaria MS nº 344/98 ; 11. Comissão de Farmácia e Terapêutica, suas competências e atribuições; 12. Medicamentos genéricos - Lei nº 9.787/1999; 13. Hórus: Sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica: noções gerais; 14. Ética Profissional : Resolução nº 417/2004.