Concurso Farmacêutico em São João da Urtiga - Rio Grande do Sul

concurso-farmacia-sao-joao-da-urtiga-rio-grande-do-sulUma Vaga para farmacêutico no Concurso público para São João da Urtiga, Rio Grande do Sul.


As inscrições no processo seletivo vão até o dia 5 de fevereiro de 2013.

 

Cargo: Farmacêutico
Vagas: 1
Carga Horária: 30 Horas
Renumeração: 1.232,01

 

Inscrição

As inscrições serão recebidas até o dia 5 de fevereiro na Prefeitura Municipal, das 7h às 13h, mediante a entrega da cópia da comprovante do pagamento da taxa de inscrição e documento de identificação com foto recente.

Taxa de Inscrição: R$ 60,00

 

Edital

Confira o edital em http://www.schnorr.com.br/index_hi.html

 

Atividades do Cargo de Farmacêutico

Atribuições:

Síntese dos Deveres: Realizar manipulações farmacêuticas, aviar receitas, participar de ações de vigilância epidemiológica.

 

Exemplos de Atribuições: Realizar manipulações farmacêuticas, quando houver necessidade; aviar receitas de acordo com as prescrições médicas; manter registros atualizados do estoque de medicamentos controlados com retenção de receita; fazer solicitação de medicamentos básicos, medicamentos controlados e materiais necessários à farmácia; conferir, controlar e distribuir todos os tipos de medicamentos, bem como, fazer o abastecimento aos demais postos de saúde; ter sob sua custódia drogas tóxicas e narcóticos; realizar inspeções relacionadas com a manipulação farmacêutica e aviamento do receituário médico; responsabilizar-se por equipes auxiliares necessárias à execução das atividades próprias do cargo; administrar e organizar o armazenamento de produtos farmacêuticos e medicamentos, adquiridos pelo Município; controlar e supervisionar as requisições e/ou processos de compra de medicamentos e produtos farmacêuticos; controlar, supervisionar e solicitar a liberação da numeração dos receituários controlados (notificação de receita-B) e receituário de controle especial, junto a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde; prestar assessoramento técnico aos demais profissionais da saúde, dentro do campo de especialidade; participar nas ações de vigilância epidemiológica e sanitária; participar de treinamentos e cursos referentes às suas atividades; executar tarefas afins.

Condições de trabalho: Carga horária semanal de 30 horas, sujeito ao uso de roupa especial, bem como ao cumprimento de tarefas fora do horário normal de expediente.

Requisitos para investidura: a) Idade: Mínima de 18 anos; b) Instrução: Ensino Superior completo; c) Habilitação Profissional: Habilitação legal para o exercício da profissão, com registro no Conselho Regional de Farmácia.

 

Programa da Prova para Farmacêutico

a) Questões objetivas sobre os conhecimentos das atribuições do cargo, Lei Municipal nº 1.273/2009, com a resolução de problemas práticos sobre as mesmas, devendo o candidato ter conhecimento da legislação Municipal, Estadual e Federal inerente ao Cargo;

b) Constituição Federal de 1988, arts. 196 a 204, atualizados;

c) Lei Orgânica do Município de São João da Urtiga;

d) Leis Municipais
- nº 483/1997 - Conselho Municipal de Saúde;
- nº 484/1997 - Fundo Municipal de Saúde.

e) Leis Federais:
- nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA;
- nº 8.080/90 - Lei Orgânica Saúde e nº 8.142/90 - Gestão/SUS;
- nº 3.820/60, 5.991/73, 6.360/76, 9.965/00 e 11343/06.

f) Portaria nº 648/2006, do Ministério da Saúde, com suas alterações;

g) Portarias Ministério Saúde nº 1.028/05 e 1.105/05;

h) Conhecimentos sobre os Programas de Saúde - ESF e EACS;

i) Código de Ética Profissional - Resolução nº 417/2004;

j) Redação Oficial: ata, portaria, ordem de serviço, ofício, requerimento, atestado, declaração, certidão, procuração, memorando, circulares, lei e decreto. Bibliografia: KASPARY, Adalberto José. Redação Oficial - Normas e Modelos;

k) Conhecimentos de Informática: Noções básicas de: Software, Hardware, Redes e Internet; Sistemas operacionais "DOS" e "Windows", versão 2003 ou superior; Sistemas aplicativos "MS-Office", versão 2003 ou superior.

 

Bibliografia sugerida:

BIER, O. Microbiologia e Imunologia. 24º edição. São Paulo. Ed. Melhoramentos, 1985.

BONASSA, Edva M. ª . Enfermagem em Quimioterapia. Rio de Janeiro. Ed. Atheneu, 1992.

GOODMAN a GILMAN. As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 9 ed., Ed. Guanabara Koogan, 1996.

MICROBIOLOGIA DE DAVIS. Infecções Bacterianas e Micóticas. 2º ed. São Paulo. Editora Harper & Row do Brasil Ltda, 1979.

PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS - Manual de Implantação, Ministério da educação e cultura, Secretaria da Educação Superior, Brasília, 05/86.

RIELLA, M.C. Suporte Nutricionista Parenteral e Enteral. RJ, Ed. Guanabara, 1993.

SKEEL, R.T. Manual de Quimioterapia. RJ, MEDSI, 1993.

TODD, Sandford - D. Diagnósticos Clínicos e Conduta Terapêutica por E. Laboratoriais. 16º ed. Vol. I e II São Paulo, Ed. Manole Ltda, 1982.