Concurso para Farmacêutico no Consórcio Paraná Saúde

concurso-assistencia-farmaceutica-paranaConcurso público para Farmacêutico no Consórcio Intergestores Paraná Saúde.


As inscrições no processo seletivo podem ser realizadas até o dia 21 de março de 2013.

 

Cargo: Farmacêutico
Vagas: 1
Requisitos: Curso de nível Superior em Farmácia, registro no respectivo conselho de classe e conhecimentos básicos de informática. Diploma de graduação em Farmácia.
Carga Horária: 40 Horas
Vencimento: R$ 4.526,25

 

Inscrição

Das 08h00min do dia 19/02/2013 às 23h59min do dia 21/03/2013, observado horário oficial de Brasília - DF no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso.

Taxa de inscrição: R$ 60,00

 

Processo seletivo

A prova objetiva será aplicada na data provável de 14 de abril de 2013, em horário e local a ser informado através de edital

 

Atribuição do Cargo de Farmacêutico

Descrição sintética: compreende os empregos que se destinam a realizar tarefas relacionadas com a seleção, programação, armazenamento, distribuição e controle de medicamentos.

Atribuições típicas: Participar na elaboração de Políticas de Assistência Farmacêutica; Assessorar, gerenciar e responder tecnicamente pela seleção, aquisição e distribuição de produtos farmacêuticos; Efetuar análise, avaliação, revisão e supervisão técnico-administrativa de custos relativos à medicamentos; Prestar atendimentos, orientações, informações aos usuários e profissionais dos municípios, com relação a medicamentos e outros assuntos pertinentes a Assistência Farmacêutica; Participar na promoção de atividades de informação e de debates com a população, profissionais e entidades representativas sobre os temas relacionados com sua atividade e o Consórcio, organização de eventos, simpósios, cursos, treinamentos, congressos relacionados à sua área de atuação; Supervisionar, capacitar e treinar os recursos humanos envolvidos nas atividades do Consórcio, visando o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços prestados; Assessorar os municípios do estado no planejamento e elaboração da seleção e padronização de medicamentos, gestão de estoque, estruturação e organização da farmácia e/ou unidades de diapensação; Acompanhar a entrega pelos fornecedores e a distribuição aos municípios consorciados dos medicamentos adquiridos, intermediando problemas com atrasos, pendências, extravios, etc.; proceder a leitura e análise dos laudos de controle de qualidade dos medicamentos adquiridos; elaborar pareceres, informes técnicos e relatórios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observações e sugerindo medidas para implantação, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de atividades em sua área de atuação; realizar outras atribuições compatíveis com sua especialização profissional.

 

Conteúdo Programático para Farmacêutico

Português: Análise e interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

Matemática: Noções de lógica: proposições, conectivos, negação de proposições compostas. Conjuntos numéricos. Operações: união, intersecção, diferença e produto cartesiano. Principais funções elementares: 1º grau, 2º grau. Médias aritméticas e geométricas. Progressões aritméticas e geométricas. Análise combinatória. Geometria. Regra de três simples. Porcentagem. Juros simples.

Informática: Conceitos básicos em informática (fundamentos, hardware, software, memórias, unidade central de processamento, dispositivos de entrada/saída): Sistema Operacional Windows (configurações básicas, manipulação de arquivos e pastas); Microsoft Office (Word, Excel, Power Point); Conhecimentos básicos de Internet (browser, email, transferência de arquivos), Backup; Antivírus

Conhecimentos específicos: Princípios de Ética Profissional: Resolução Conselho Federal de Farmácia nºs 417/2004, 418/2004 e 461/2007. Farmacologia geral: Farmacocinética (absorção, distribuição e eliminação); Farmacodinâmica (mecanismo de ação); Conceitos de biodisponibilidade e bioequivalência; Fatores capazes de modificar a resposta de fármacos; Interações medicamentosas; Reações adversas a medicamentos. Formas farmacêuticas. Produtos para a saúde: conceitos; classificação e enquadramento. Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde. Ciclo da Assistência Farmacêutica: seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição, dispensação e utilização de medicamentos. Uso Racional de Medicamentos. Fontes de Informação sobre Medicamentos. Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos. Boas Práticas de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos. Boas Práticas em Farmácia. Lei Federal nº 8.080/1990, nº 8.142/1990, nº 12.401/2011, Decreto nº 7.508/2011. Portaria GM/MS nº 3.916/1998: Política Nacional de Medicamentos. Portaria GM/MS nº 4.217/2010. Portaria nº GM/MS nº 533/2012. Licitação Pública: Lei Federal nº 8.666/1993 e suas atualizações, Lei Federal nº 10.520/2002, Decreto Federal nº 5.450/2005. Portaria SVS/MS nº344/1998 e suas atualizações. Lei nº 9.787/1999. Farmacovigilância.

 

Edital

Confira o edital em www.fafipa.org/concurso.

 

O Consórcio

Com a finalidade de otimizar os recursos da assistência farmacêutica básica que, em junho de 1999, os municípios do estado do Paraná, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, constituíram o Consórcio Paraná Saúde.
Hoje, com 388 municípios associados dos 399 do Estado, o Consórcio vem efetuando a Aquisição de seus Medicamentos Básicos, preservando a autonomia de cada município na seleção e quantificação dos medicamentos de suas necessidades, a cada aquisição.