Concurso para Farmacêutico em Porto Belo - Santa Catarina

concurso-publico-porto-belo-scConcurso público para Farmacêutico na Prefeitura de Porto Belo, Santa Catarina.


As inscrições no processo seletivo podem ser realizadas até 8 de abril de 2013.

 

Cargo: Farmacêutico
Vagas: Cadastro de reserva
Requisitos: Diploma de conclusão de curso superior em Farmácia, ou Farmácia/Bioquímico e registro no respectivo órgão de classe.
Carga Horária: 20h/semanal
Vencimento: R$ 1.381,16

 

Inscrição

Período: de 26 de março de 2013 a 08 de abril de 2013, exclusivamente, pela Internet, através do site (www.ibam-concursos.org.br).

Taxa de Inscrição: R$ 40,00

 

Processo seletivo

As provas escritas serão eliminatórias e classificatórias, e se constituirão de questões objetivas de múltipla escolha.
As provas serão realizadas no dia 21 de abril de 2013, para todos os cargos do presente processo seletivo, às 09:00 horas, e terão a duração de 03 (três) horas.

 

Atribuição do Cargo de Farmacêutico

- analisar produtos farmacêuticos em fase de elaboração e seus insumos, efetuando controle de qualidade físico, químico e biológico dos mesmos, valendo-se de técnicas e aparelhos especiais, baseando-se em fórmulas pré-estabelecidas; - opinar na compra de matérias-primas para fabricação de produtos farmacêuticos e na compra de medicamentos, materiais e equipamentos, fornecendo especificações técnicas; - efetuar o controle de entorpecentes e produtos equiparados, anotando em mapas, guias, livros, segundo receituários devidamente preenchidos para atender dispositivos legais; - opinar na compra de matérias-primas para a fabricação de produtos farmacêuticos e na compra de medicamentos, materiais e equipamentos, fornecendo especificações técnicas; - realizar trabalhos de manipulação e distribuição de medicamentos; - efetuar e/ou coordenar pesquisas para a produção de medicamentos ou atualização das técnicas adotadas, orientando e controlando as atividades de equipes auxiliares; - realizar estudos, análises e testes com plantas medicinais, utilizando técnicas e aparelhos especiais, para obter princípios ativos e matérias primas; - efetuar o controle de estoque de medicamentos, matérias-primas, embalagens, impressos, rótulos, etc. - efetuar relatórios e mapas sempre que necessário; - participar de comissões de estudos multidisciplinares, visando sempre o aprimoramento dos serviços; - elaborar rotinas específicas para cada serviço; - supervisionar e orientar os serviços executados pelos auxiliares; - promover treinamentos sempre que necessários; - realizar trabalhos de manipulação e distribuição de medicamentos; - executar outras tarefas correlatas.

 

Conteúdo Programático para Farmacêutico

Farmacologia: Farmacocinética e Farmacodinâmica. Interações Farmacológicas. Efeitos Adversos. Fármacos que atuam sobre o sistema nervoso, cardiovascular, respiratório, renal e gastrintestinal. Fármacos antimicrobianos. Fármacos antiparasitários. Fármacos antivirais. Fármacos contraceptivos. Fármacos quimioterápicos. Classificação dos medicamentos. Toxicologia. Dispensação, conservação e acondicionamento de medicamentos. Química Farmacêutica. Controle de qualidade. Farmacotécnica: Aspectos Biofarmacêuticos de formas farmacêuticas, soluções, xaropes, suspensões, emulsões, formas farmacêuticas nasais, oftálmicas, auriculares, pomadas, cremes, pastas, géis, produtos transdérmicos, pós, grânulos, cápsulas, comprimidos, comprimidos revestidos, injetáveis, supositórios, óvulos e aerossóis. Farmacotécnica fitoterápica. Fitoterapia na assistência a saúde. Aspectos envolvidos na produção e qualidade de medicamentos fitoterápicos. Uso racional de medicamentos. Assistência Farmacêutica: Seleção, Programação, Aquisição, Armazenamento e Estocagem de medicamentos e correlatos. Princípios de Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância. Atenção Farmacêutica. Acompanhamento farmacoterapêutico. Legislação Sanitária e Profissional Pertinente a Farmácia: Código de ética, o Exercício Profissional. Política Nacional de Medicamentos. Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Relação Nacional de Medicamentos Essenciais e Medicamentos Genéricos. Medicamentos Controlados (Portaria 344/98).

 

Edital

Confira o edital em http://www.ibam-concursos.org.br/documento.asp?cod=5 .