Entrevista com André Reis sobre a Carreira de Propagandista Farmacêutico

 


André Reis conversou com nossa equipe sobre a carreira de propagandista, também disponibilizou um vídeo de uma simulação de propaganda médica que pode ser visualizado no final da entrevista.

 

Portal: Como e por que o senhor começou a atuar no setor comercial da indústria farmacêutica?
André Reis:
Comecei em 1986 como treinee da área de finanças na Merck. Aos 26 anos comecei a procurar emprego em empresas alemãs. Desta forma escrevi um anúncio pessoal na revista da Câmara de Comércio Brasil - Alemanha. O diretor financeiro da empresa leu o anúncio e me chamou para uma entrevista. Ele gostou de mim e me propôs o programa de treinee com possibilidades de aproveitamento futuro.



Portal: Quais os conhecimentos profissionais você acredita ser indispensáveis para quem deseja seguir a carreira de propagandista?
André Reis:
Sem dúvida Anatomia, Fisiologia, Patologia e Farmacologia.



Portal: Em relação a requisitos pessoais, Qual o perfil de um bom propagandista?
André Reis:
No curso eu desenvolvo seis competências básicas: relacionamento interpessoal, comunicação falada, orientação ao cliente, orientação ao resultado, negociação e tomada de decisão.



Portal: Profissionais com que formação são preferidos pelas empresas para atuar como propagandistas?
André Reis:
Algumas empresas impõe critérios para iniciação como estágio nas áreas de marketing, comunicação ou administração, mas representam uma minoria com relação ao mercado.



Portal: Você recomenda algum curso para quem deseja seguir a área? Qual ou quais?
André Reis:
Há poucos cursos específicos disponíveis no mercado. No Rio de Janeiro há dois (sendo um o meu), em SP há um e em Porto Alegre outro. Desconheço iniciativas semelhantes em outros estados.



Portal: Para você qual é a importância do propagandista para o mercado farmacêutico?
André Reis:
Fundamental. Representante ainda é a grande fonte de atualização sobre mercado farmacêutico para a classe médica.


Portal: Qual a renda mensal média de um propagandista?
André Reis:
Mínimo de R$ 2,5 mil para estagiário e máximo de R$ 8 mil para representante da linha hospitalar de multinacional.



Portal: Na sua opinião o que propagandista deve priorizar dentre tantas as tarefas e competências a desenvolver?
André Reis:
Visitar médicos com objetivo definido. Desenvolver o trabalho com consistência profissional e pessoal.



Portal: Como é o dia a dia de trabalho do propagandista?
André Reis:
Abastecer a mala do carro e sair de casa para visitar um painel de médicos e farmácias. Nesta visita ele promove os produtos da empresa com o objetivo de conquistar o receituário do médico, através da mudança do hábito prescritivo atual. Quando ele visita as farmácias procura observar a distribuição dos produtos no ponto de venda, lançar novos produtos e tirar dúvidas dos funcionários.

 

Portal: O profissional tem liberdade para visitar os estabelecimentos ou segue uma rota pré estabelecida pela empresa?
André Reis:
Segue uma rota estabelecida por ele mesmo, pois possui grande autonomia de trabalho.


Portal: Na sua opinião quais dificuldades geralmente surgem no dia a dia de trabalho do propagandista?
André Reis:
Médico ausente do trabalho, consultório cheio, secretárias que dificultam o acesso ao médico e trânsito lento.


Portal: Em média quantas visitas o profissional propagandista realiza por dia?
André Reis:
De 10 a 20 conforme estabelecido pelo laboratório.


Portal: O que você acredita ser indispensável para que o propagandista conquiste clientes?
André Reis:
Ser competente pessoalmente conforme descrito anteriormente e conhecer profundamente seus produtos e a necessidade do médico.



Portal: Você recomenda a área de propagandista para os profissionais farmacêuticos? Por que?
André Reis: Sem dúvida! Foi por isto que montei meus cursos. Gosto tanto do que faço há 22 anos que quero incentivar mais pessoas a ingressarem neste setor.



Portal: Você acha que a experiência é essencial para atuar na área ou também possui espaço para os profissionais recém formados?
André Reis:
Há muito espaço para recém formados! Meus alunos não possuem experiência, mas após o curso encaram os processos seletivos com a segurança de veteranos na propaganda e muitos consegue se colocar na indústria.


Portal: Qual o erro que pode ser determinante para o insucesso na carreira de propagandista?
André Reis:
Visita fria, ou seja anotar que visitou o médico sem vê-lo. Trata-se de falta gravíssima, geralmente punida com demissão quando descoberta pelo laboratório.



Portal: Você tem alguma história ou momento marcante durante todos estes anos de profissão, que possa servir de ajuda, conselho ou incentivo para aqueles que desejam seguir a área?
André Reis:
A indústria farmacêutica é um setor que trabalha com tecnologia de ponta. Para entrar e permanecer nele você tem que estudar muito, trabalhar mais ainda e se reinventar quando necessário. Quem é acomodado ou não consegue entrar ou é excluído rapidamente.



Portal: Costumo receber muitas dúvidas de profissionais que desejam seguir a profissão de propagandista. Uma das dúvidas que recebi este mês foi “Tenho muito interesse em ingressar no ramo farmacêutico como propagandista, existe alguma possibilidade para quem não é do ramo e não possui experiência comprovada?”
André Reis:
Sim, desde que tenha as competências necessárias. Se você é um bom vendedor ou tem boa experiência em atendimento a clientes já está num caminho interessante.



Portal: O que você deixaria de mensagem final para aqueles que já atuam na área ou desejam atuar?
André Reis:
Meus cursos estão à disposição e em caso de dúvida escreva para mim. Sucesso para todos!

 

Assistar aos vídeos abaixo e saiba mais sobre a profissão:

Propaganda médica simulada:

 

Apresentação do Curso representação e marketing farmacêutico:

 

Para conhecer melhor os cursos de André Reis acesse http://repfarma.com

Comentários  

# João 17-03-2010 00:34
Nossa. Muito boa essa entrevista, sou estudante de farmácia ainda, mais pretendo seguir a carreira de propagandista de medicamentos. Pena que moro em Santa Catarina, pois adoraria fazer o curso.
# CRISTIAN 03-05-2012 10:26
Citando João:
Nossa. Muito boa essa entrevista, sou estudante de farmácia ainda, mais pretendo seguir a carreira de propagandista de medicamentos. Pena que moro em Santa Catarina, pois adoraria fazer o curso.

ola joao, eu so cristian e mora na ilha ha 5 meses gostaria de dicas para entrar no ramo...obrigado
# MAURÍCIO RAMOS 12-04-2010 14:43
Prezado,
Uma excelente apresentação no video propaganda médica simulada,
Eu tenho já algum tempo interesse para trabalhar na área,porém não tenho condição financeira .Estou cursando Administração com ajuda de pessoas que investe em minha carreira profissional . Estou desempregado algum tempo.
PERGUNTA :
Teria a possibilidade de pelo menos assistir algumas aulas sem ônus financeiro?
# Marcos Simões 23-05-2010 17:48
Muito boa a apresentação sobre propaganda,sou formado a 10 anos em farmacia tenho 35 anos , será que o mercado de propagandista absorve profissionais ainda com essa idade?
Gostaria de obter informações sobre o seu curso .
# daniel rerin 30-06-2010 16:18
sou formado em farmacia e gostaria de saber em porto alegre onde posso encontrar esse curso aqui na cidade , muito obrigado.
# Robson Manoel da Sil 24-07-2010 10:31
Ótima entrevista, conseguindo sanar varias duvidas sobre a profissão.
Sempre trabalhei em farmácia sou farmacêutico responsavel e varias vezes pensei em propaganda médica. Será que é possivel tendo em vista que já tenho 31 anos de idade, sem experiencia na área?
# Gilberto Netto 20-08-2010 18:27
Olá André, meu nome é Gilberto Netto, e estou aqui para pedir algum conselho ou até uma certa ajuda. Há 3 anos eu busco uma oportunidade junto à Ind. Farmacêutica, fiz algumas entrevistas, e não consigo exito, me sinto bem nas entrevistas, ou seletivas, mas não consigo entender o perfil buscado. Tenho uma boa experiência profissional, tenho um bom curriculo na área de vendas, mas, não consigo, e isso esta me frutrando de certa forma. Devo desistir ou continuo em minha busca ?

obrigado
# Alisson 10-09-2010 00:00
Otimas dicas, participei de alguns processos seletivos e tenho dificuladade quando o interlocutor solicita que eu faça A propaganda de um determinado produto no qual eu nunca ouvi falar, o que realmente ele procura com essa propaganda, o que devo absorver realmente daquele material visual ??
se possivel aguardo feedback
obrigado
# Alisson 10-09-2010 00:05
Interessante o artigo, participei de alguns processos seletivos, porem sinto dificuldade quando o interlocutor solicita a propaganda com um tempo em media de 15 minutos para observar o material visual e executa-la, o que realmente ele espera desta propaganda ? e em que devo manter o foco nesse momento
se for possivel aguardo feedback
desde ja obrigado
# VALDENIR PEREIRA 24-09-2010 16:05
Olá, gostaria de saber qual o local de porto alegre que encontro este curso, pois tenho interesse imenso em trabalhar nessa área tendo em vista que poderia aliar isto ao meu curso de R.P que atualmente está trancado.
Grato
Valdenir.
# Vanessa Cristina 09-03-2011 17:18
Olá André , sou formada em Enfermagem e curso MBA em Marketing para conseguir ser propagandista que é o meu maior sonho
Como faço para fazer esse curso ?
# Marcelo Sobreira 13-05-2011 09:36
Bom dia André,
estou me formando na área de construção civil, trabalho atualmente como representante comercial no ramo de medicamentos e sonho e quero muito trabalhar na área de propaganda médica. As perguntas e suas respostas nos ajuda muito a aprender cada vez mais, infelizmente moro muito longe do local que você administra seus cursos, mas vamos seguir pesquisando e torcendo para ingressar nessa área maravilhosa que é a propaganda médica. Sucesso a todos!
# jose f de b. junior 29-05-2011 14:21
boa tarde andre. estou cursando o terceiro periodo do curso de direito, recentemente tive uma passangem com representante comercial em uma distribuidora de medicamentos, mas meu maior sonho é entrar numa industria farmaceita como propagandista. desde ja agradeço por sua atençao. sds jose junior.
# Dionisio da silva 22-07-2011 12:34
André,boa tarde.
Assim como você também passei pelo laboratório GSK,mas diferentmente como promotor na linha otc consumo,possuo um bom conhecimento em desnvolvimento e vendas e, gostaria muito de sua ajuda para me tornar um grande propagandista .
Como faço para assistir sua palestras,mas uma vez peço sua sua ajuda.
Sem mais um muito obrigado.
# Janice Buggenhout 05-10-2011 10:48
Olá, Bom dia.

Gostaria de saber qual o curso sério para propagandista em São Paulo.

Grata,

Janice Buggenhout.
# wander 30-01-2012 09:46
Olá André, meu nome é Wander Araujo, e estou aqui para pedir algum conselho ou até uma certa ajuda. Há 2 anos eu busco uma oportunidade junto à Ind. Farmacêutica,. Tenho experiência profissional,po is sou graduado em farmárcia desde1999 e já trabalhava com atendimento ao publico?
Gostaria de saber se vc nao tem esse cursos em cds e como posso adquirir.Desde já agradeço
# Victor Aguilar 09-03-2012 00:03
Olá Andre, procuro por cursos como o seu em Belo Horizonte.
# EDINELSON CRISTO 15-04-2012 17:32
Boa tarde meu nome é Edinelson já participei de alguns processos,em laboratorios de grande porte,porem não fui feliz, muito provavel por falta de experiencia. ja´que não existe um curso deste porte aqui em Belem-Pa, presciso então tentar experiencia em um lab. de pequeno porte?????
ou será que vou ter que ir ate rio de janeiro ou são paulo para eu fazer o curso???
# Edgard Dias 24-04-2012 10:29
Bom dia,

Moro em Belo Horizonte e tenho interesse no curso, há turmas em Bh?

Obrigado.
# Edgard Dias 24-04-2012 10:30
Tem esse curso em BH?
# thaize 31-05-2012 11:15
bom dia!
onde encontrar este curso na cidade de Santos?
quero trabalhar nesta área.
desde já obrigado!
# Luciane França 02-07-2012 22:59
Boa Noite!

Fiquei muito interessada em fazer o curso. Vocês ministram curso aqui ou tem turma a distância?

Att,

Luciane
# Helena Cristina 12-07-2012 13:52
Como mencionado na entrevista “Tenho muito interesse em ingressar no ramo farmacêutico como propagandista, em Fortaleza, possuo experiência com vendas de produtos diferente de medicamentos?”.
Tem possibilidade desse curso ser ministrado a distancia, ou quem sabe pensar em forma turma no Ceara?
Cordialmente, Helena Cristina
# Raquel gomes sobrinh 21-08-2012 10:42
Bom dia! estou com interesse no curso moro no Rio de Janeiro tenho experiencia em vendas de ramos diferentes desses de medicação o meu sonho e conseguir ir para este ramo.quero saber se vocês dão estágios apos o curso e saber o valor também .um grande abraço
# Ana Paula Oliveira 30-08-2012 12:53
Boa Tarde André!.Estou com muito interesse de ingressar no ramo farmaceutico como propagandista. Gostaria de saber se vc tem como disponibilizar um curso completo em cds?. Como posso adquirir?. Aguardo uma resposta e desde já agradeço.
# Silvio Leite 30-08-2012 15:36
Olá!
Tenho 45 anos teria condições de entrar no mercado farmacêutico na função de propagandista? Obrigado e boa semana.
# Diogo 04-09-2012 23:05
Quero muito entrar nessa área. Gosto muito, trabalhei na área de vendas em uma grande empresa nacional (Lojas Americanas) e depois fiquei por quase dois anos trabalhando em farmácia (Drogaria São Paulo). Nesse tempo investi na graduação em Administração e estou no 4º período. Será que tenho alguma chance? Onde deixar meu currículo?
# Regina Célia 27-09-2012 15:34
Olá!
Tenho 37 anos graduação em administração de empresas, será que eu ainda teria condições de entrar no mercado farmacêutico na função de propagandista? Obrigado e boa semana.
# valdenir 08-11-2012 10:59
Desde 2003 tenho esta intenção, mas fico com medo de me lançar e de me frustar. Agora decidi que em 2013 vou me jogar de ponta cabeça e vou entrar no ramo.
Sucesso à todos!!!
# Jardel Mello 12-12-2012 18:17
Procuro uma oportunidade:
Propagandista e Representante Comercial, com experiência em gerenciamento de equipes de representantes comerciais, planejamento de vendas, prospecção e fidelização de clientes, análise de indicadores do mercado consumidor e acompanhamento das atividades de campo;
Habilidade no atendimento aos clientes no pré e pós vendas, esclarecimento de dúvidas sobre produtos sejam eles de habilidade técnica ou não e resolução de problemas;
Experiência na análise das necessidades do cliente, identificação de novos mercados, elaboração de planos estratégicos e no estudo das ações das empresas concorrentes;
Vivência na divulgação de ações promocionais(gr aduado em Propaganda e Marketing), negociação de espaço publicitário, requisição de material de divulgação e envio de mala direta;
Disponibilidade para viagens e mudança de cidade.
Jardel Mello - Propagandista (19) 8147 6675
# celio lemes junior 21-12-2012 12:48
Boa tarde!me enteresei no curso,só que moro no interior de SP,são joão da boa vista SP,aguardo resposta muito obrigado,célio jr..........
# Roberta Citton 21-01-2013 11:43
Boa tarde, sou formada em administração de empresas e procuro uma oportunidade como propagandista de medicamentos. É válido, fazer uma pós-graduação em marketing Farmaceutico? Sou de Caxias do Sul - RS, onde encontro uma universidade que ofereça esta especialização? Em relação ao seu curso, consigo fazer sendo de outra cidade? Por favor, gostaria de orientações de como consigo uma oportunidade como propagandista de medicamentos que há tempo procuro.
Fico no aguardo.
Obrigada
Roberta
# Danilo Libânio 04-02-2013 21:23
Boa noite... como fazer esse curso a distancia??
# monica gomes teixeir 22-03-2013 14:19
ola boa tarde!sempre tive muito interesse em ingressar na carreira de propagandista,s empre trabalhei na area comercia como vendedora,repre sentante,telemr keting ativo do bradesco mas nao tenho curso superior completo fiz so o primeiro periodo de serviço social e agora vou fazer o curso de propagandista.g ostaria de saber se laboratorios costumam contratar sem experiencia mas com o curso.tenho carro e muita vontade de entrar nesse ramo.obrigada monica.
# Anderson 11-12-2013 10:20
Bom-dia! O Sr. André comentou que conheçe uma opção de curso para propagandista em SP. Gostaria de fazer um curso presencial, mas estou com dificuldade de encontrar. Pode me passar essa indicação, por favor? Obrigado!
# Antonio Marcos 15-12-2013 00:31
quero saber sobre o curso, onde fica?
Marcos
# Juliano Pimentel 03-01-2014 23:24
Tenho 37 anos e não fiz faculdade ainda porém tenho dois cursos técnicos e ao mesmo instante trabalho com vendas há mais de 15 anos, posso ser propagandista?
# fabio 14-02-2014 09:10
]Boa noite... como fazer esse curso a distancia?
# Kelly da Roza Alves 11-03-2014 19:50
Gostaria do contato de Andr5e Reis ( email )para uma possivel palestra onde moro Caxias do Sul.
Grata.
# Renato Ferrari 27-03-2014 10:15
Bom dia,

Gostaria de mais informações sobre o curso a distancia. Sou de São Paulo.

Grato,

Renato Ferrari
# Jean Pierry 30-06-2014 23:39
Boa noite, sou graduado em Administração de Empresas, já atuei como consultor comercial e representante de vendas autônomo um bom tempo, conheço pessoas propagandistas e tenho um primo que trabalha em um laboratório em Brasília, onde nutro um grande interesse em me dedicar a carreira de Propagandista Vendedor. Sou do interior de Minas e gostaria de saber se você disponibiliza este curso a distância ?

Atenciosamente

Jean Pierry
# Melissa de Lucena 14-07-2014 18:34
Ola já tenho o curso e gostaria de uma chance na área de propagandista médica,como faço?
# Andre luiz Barbosa 16-07-2014 12:48
Boa tarde!

Gostaria saber com posso fazer o curso a distância e qual a duração do curso.

Att.
# Andre luiz Barbosa 16-07-2014 12:50
Boa tarde!
Gostaria de saber mais sobre o curso.

A guardo resposta.