Informações sobre Estágio - Farmácia

 


 O que é o Estágio? Qual sua importância?

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira.

Está no estágio a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades da profissão, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu para exercer. Por exemplo, durante o estágio você tem a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos adquiridos em farmacotécnica, farmacologia entre outros e além disto você tem a oportunidade de aprender o que muitas vezes não se aprende na faculdade, por exemplo, a resolução de um problema.


Quando iniciar a estagiar?

Para iniciar o estágio algumas empresas ou até mesmo a faculdade exige alguma maturidade acadêmica, porém, desde o primeiro periodo é possível participar de programas de estágios extra-curriculares. Para nós farmacêuticos com o currículo de generalista que nos oferece a oportunidade de atuar em diferentes setores, existe a importância de realizar estágio em todos os setores.
Quanto mais cedo começar a estagiar mais conhecimento irá obter agregando valores a sua formação academica.

 

Por quanto tempo posso ser estagiário?

A duração do estágio obedecerá ao período determinado pela empresa, em geral é de um semestre letivo, podendo ser prorrogado por igual período ou até mais. Os estágios curriculares em geral cobram uma carga horária de 240 horas obrigatórias de estágio.
Você poderá estagiar desde o momento que está veículado a faculdade e com matrícula ativa, até o momento em que fecha o último perido.

 

Qual a Carga Horária de Estágio devo cumprir?

Conforme a Lei , n.º 11.788, de 25 de setembro de 2008, a carga máxima é de trinta horas, distribuídas nos horários de funcionamento do órgão ou entidade e compatível com o horário escolar.

 

Recebo bolsa por estagiar?

O pagamento de bolsa é a critério da empresa, alguns setores como as farmácias hospitalares costumam não oferecer bolsas, já outros como as indústrias farmacêuticas chegam a oferecer uma ótima bolsa em média 800 reais ao mês mais benefícios.

As bolsas oferecidas pelos orgãos públicos federais hoje respeitam os seguintes valores:
Nível Superior: R$ 364,00 (4 horas diárias);
Nível Superior: R$ 520,00 (6 horas diárias);

 

Como posso começar a buscar uma vaga de estágio?

Através de instituições voltadas ao recrutamento de estagiários como Fundação Mudes e CIEE, se inscrevendo no site das empresas de interesse ou enviando currículo para as mesmas. Além disto você poderá pedir auxílio a um professor ou para o coordenador do curso, assim ele te dará um encaminhamento para empresas ou através de amigos e instituições parceiras.

 

Leia também o artigo - Como obter a Habilitação em Homeopatia

O Fórum Farmacêutico - http://pfarma.com.br/forum divulga vagas de estágio em farmácia periodicamente.