A importância das Farmácias Escolas

farmacia-escola-ufrjCriadas para fortalecer o ensino farmacêutico e facilitar o acesso da população de baixa renda a esses produtos.
Nas farmácias escolas o consumidor pode encontrar medicamentos genéricos, similares e correlatos que são vendidos a baixo preço.



Realizar um estágio em uma farmácia escola é uma ótima oportunidade de aprender e contribuir para o desenvolvimento da profissão farmacêutica.

 

Os Objetivos da Farmácia Escola são:

1. Oferecer estágios curriculares orientados por professores, em situação de rotina.
2. Promover a melhoria da qualidade de ensino, não só pela atualização do professor, como pelos recursosfinanceiros obtidos.
3. Fornecer à população ambulatorial dos HUs medicamentos manipulados a baixo custo.
4. Estabelecer maior integração entre osprofissionais de saúde,facilitando o intercâmbio científico e obtendo melhor atualização profissional.
5. Promover um enfoque integral da Atenção Farmacêutica observando as seguintes etapas: Seleção,Aquisição,Armazenamento, Distribuição,Dispensação farmacovigilância.
6. Promover melhor capacitação profissional, colocando o estudante em condições de atuar no mercado de trabalho com competência e desembaraço.
7. Oferecer estágio  extra-curricular para alunos e profissionaisfarmacêuticos, em situação de rotina

 

Case: Farmácia Universitária do curso de farmácia da UFRJ

Os alunos do curso de graduação em farmácia na UFRJ podem realizar Estágio na Farmácia Universitária. O projeto funciona como um campo para a pesquisa farmacêutica, colocando o alunado em contato direto com a manipulação de formas farmacêuticas para pacientes de clínicas especializadas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCF, vulgo Hospital do Fundão).

De acordo com a Farmácia Universitária da UFRJ seu nascimento em 1986 foi necessária em função da baixa qualidade de estágio oferecido pelos meios produtivos da época, o que dificultava, sobremaneira, a consolidação da formação técnico-científica dos alunos. Dessa forma, a implementação da Farmácia Universitária como atividade de estágio curricular, proporcionou ao alunado acesso direto a uma atividade que se desenvolvia dentro da sociedade, a FARMÁCIA COM MANIPULAÇÃO, através da preparação de medicamentos solicitados pelos serviços clínicos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de estabelecer contato com pacientes ambulatoriais, desenvolvendo-se importante atividade de ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA.

Em 2006 diversas farmácias escolas do Brasil se organizaram para promover o I Encontro Nacional das Farmácias Universitárias (I ENFARUNI ) realizado na UFRJ.  O principal produto oriundo deste Encontro foi a criação de uma comissão para elaborar o documento intitulado “Padrões Mínimos para Farmácias Escolas

Texto: Fábio Reis
Fonte e Fotos: Farmácia Universitária da UFRJ