Como obter a Habilitação em Homeopatia

farmacia homeopatia


O farmacêutico homeopata é o profissional graduado em ciências farmacêuticas e registrado no CRF de sua jurisdição, com formação teórico-prática em homeopatia e/ou farmácia homeopática, por meio de disciplinas específicas em cursos de graduação em Farmácia ou de cursos de especialização, e cursos de aprimoramento reconhecidos pelo CFF, que o habilita nas áreas de manipulação, pesquisa, desenvolvimento, produção, controle de qualidade, garantia de qualidade, farmacovigilância e questões regulatórias dos medicamentos e produtos homeopáticos, assim como do aconselhamento, indicação, da dispensação e comercialização de medicamentos e produtos homeopáticos (Resolução CFF 601/2014 - Dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no âmbito da homeopatia)

Para exercer a profissão de farmacêutio homeopata e necessário ter cursado a disciplina de Homeopatia, com a duração de no mínimo 60 horas, em curso de graduação de farmacêutico, e realizado estágio, de no mínimo 120 horas, em manipulação e dispensação de medicamentos homeopáticos na própria instituição de ensino superior, em farmácias que manipulem medicamentos homeopáticos ou laboratórios industriais de medicamentos homeopáticos conveniados às instituições de ensino. (RESOLUÇÃO CFF Nº 576/2013).

Você deve guardar o termo de compromisso de estágio e solicitar uma declaração de Estágio expedida pelo(a) farmacêutico(a) responsável técnico(a) pela farmácia (ou laboratório industrial) onde o estágio foi realizado, na qual conste a carga horária realizada em manipulação e dispensação de medicamentos homeopáticos, caso não possua esse documento você deve solicitar uma declaração expedida pela Universidade/Curso de Farmácia, onde conste a carga horária total realizada em Homeopatia.

Esses documentos devem ser anexados quando você for solicitar a inscrição no conselho regional de farmácia ao requerimento os seguintes documentos (original e cópia): Histórico escolar e Termo de Compromisso de Estágio (TCE).

A comprovação é feita através da anotação da habilitação na carteira de identidade profissional (marrom), o que deve ser requerido pelo farmacêutico. O serviço é prestado mediante o pagamento da taxa de anotação em carteira.

Caso não tenha cursado a matéria homeopatia e realizado estágio em homeopatia, você deve possuir título de especialista ou curso de aprimoramento profissional em homeopatia que atenda as resoluções vigentes
do Conselho Federal de Farmácia.

Somente com a habilitação em homeopatia você poderá ser responsável técnico por farmácias de manipulação homeopática e/ou industrias homeopáticas.

 

 

Comentários  

# Tassio 11-04-2014 10:45
Fábio, eu tenho a habilitação em homeopatia, mas o conselho só gerou um certificado, não fez a anotação em minha carteira marrom. Tem a mesma validade ou seria interessante eu pedir essa anotação? Porque quando pedi a habilitação ninguém do conselho disse nada a respeito dessa anotação.