Recolhimento voluntário, suspensão de venda e uso de lote trocado de Dipirona sódica

 alerta sanitario


Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (9) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, a comercialização e o uso, em todo o território nacional, do Lote 140763B (val. 06/16) do medicamento Dipirona Sódica, 500 mg/ml, genérico, solução oral, fabricado por Mariol Industrial Ltda.

De acordo com o texto, o próprio fabricante enviou um comunicado de recolhimento voluntário depois de ter verificado, por meio de reclamação, que algumas caixas continham descrição e lote referente ao produto mas, ao abri-las, foi detectada a presença de produto rotulado como cloridrato de metoclopramida.

Dessa forma, a Anvisa também suspendeu o medicamento rotulado como cloridrato de metoclopramida, 4 mg/ml, genérico, solução oral, que tenha o mesmo número de lote da dipirona sódica.

A agência determinou ainda que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

Em nota, a Mariol Industrial Ltda. solicitou aos consumidores dos medicamentos citados que suspendam o uso e entrem em contato imediato com o laboratório por meio do telefone 0800 7748582 (de segunda a sexta, das 8h às 17h) ou por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Se existirem relatos de eventos adversos, a empresa informou que os consumidores podem buscar atendimento também por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Veja abaixo o comunicado da Mariol:

A empresa Mariol Industrial Ltda. convoca aos consumidores do medicamento dipirona sódica solução referente ao lote 140763B, com a data de Fabricação: 06/2014 e Data de Validade: 06/2016, N° Registro: 1.6241.0003.009-3 apresentação: 500mg/mL SOL OR CX 96 FR PLAS OPC GOT X 10mL (EMB HOSP), indicado como analgésico e antipirético, para que de forma gratuita entrem em contato com o laboratório para que o mesmo adote as medidas necessárias.

A empresa decidiu pelo recolhimento pois foram detectadas algumas unidades de caixas de embarque continham a descrição e lote, conforme nota fiscal, referente ao produto Dipirona Sódica solução, lote 140763B. Porém, ao abrir a caixa, foi detectada a presença do produto cloridrato de metoclopramida, lote 140763B.

A empresa iniciou o RECOLHIMENTO VOLUNTÁRIO DO PRODUTO no dia 15/12/2014.

Para os produtos que apresentarem o desvio de qualidade acima SUSPENDER A UTILIZAÇÃO E ENTRAR

EM CONTATO IMEDIATO COM O LABORATÓRIO através dos contatos que seguem abaixo.

Esta ação não afeta os demais produtos da Mariol que continuam ser vendidos normalmente.

CONTATOS:
0800-7748582 – 08 as 17 horas (segunda a sexta-feira)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (24 horas)
Site: www.mariol.com.br

Endereço Mariol
Razão Social: Mariol Industrial LTDA
CNPJ: 04.656.253/0001-79
Nome de Fantasia: Mariol
Bairro: Distrito Industrial II
Município: Barretos
Estado: São Paulo
CEP: 14781-160

Se existirem relatos de eventos adversos além dos contatos acima, os senhores podem enviar e-mail para:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (24 horas)

Qualquer dúvida a empresa coloca-se a disposição para esclarecimentos.