Anvisa suspende medicamentos e outros produtos para saúde

yaz bayer


A Anvisa suspendeu nesta quinta-feira (05/02) a distribuição, comercialização e uso dos medicamento Yaz (drosperinona + clatrato de etinilestradiol betaciclodextrina), 3 mg + 0,02mg, 24 comprimidos revestidos, com prazo de validade até 09/2017, fabricado pela Bayer S/A. A interdição se refere apenas aos lotes BS01A9H, BS01A70, BS01AA5, BS01AA6 e BS01AK9. A medida foi motivada pelo comunicado de recolhimento voluntário da empresa que identificou uma marcação incorreta do prazo de validade dos lotes.

Também está suspensa a distribuição, comércio e uso do lote 1574 do cosmético Hygipart Gel Antisséptico (Gel Alcoólico Antisséptico), frasco de 500 mL/440g, da empresa Kelldrin Industrial Ltda, fabricado em 01/2014. O produto apresentou resultado insatisfatório no teste de teor de álcool etílico, realizado pela Laboratório Central de Saúde Pública do DF.

Foi determinada ainda a suspensão da distribuição, comercialização e uso do lote 4897 da Seringa De Embolo Quebravel SEM Agulha Injex, 3ml Bico Luer Lock, fabricado pela empresa Injex Indústrias Cirúrgicas Ltda, com validade até 08/2015. Uma análise do Instituto Adolfo Lutz constatou a presença de um corpo estranho no interior do invólucro lacrado.

Outra medida publicada pela Anvisa é a suspensão de toda a publicidade do Polivitamínico e Polimineral Biomega Energy – Prime Line. A propaganda deste produto traz propriedades não aprovadas pela legislação vigente.

Fonte: Anvisa