Anvisa suspende elixir facial, publicidade de produtos detox, cosméticos e saneantes

suspenso anvisa


Agência determina suspensão de elixir facial fabricado sem registro

A Anvisa determinou a suspensão da distribuição, da comercialização, do uso e da divulgação do produto Dnapeel Atgc Elixir Facial.

O item fabricado pela empresa Suport Comércio e Indústria de Cosméticos Ltda. não possui registro aprovado pela Agência.

A Anvisa determinou ainda que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 2.014/2015 - http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=36&data=15/07/2015

 

Anvisa suspende a publicidade de 21 produtos detox

A Anvisa suspendeu a publicidade de 21 produtos detox. A determinação, ocorreu após a Agência identificar a divulgação irregular de alegações de propriedades funcionais ou de saúde não aprovadas pela Agência.

As divulgações das alegações envolvem desde a eliminação de toxinas até o fortalecimento de músculos.  Foi possível verificar, dentre as irregularidades de um único produto, indicações para ajudar no fortalecimento músculo e no firmamento da pele, além de ação diurética, termogênica, estimulante,  anti-gordura, de saciedade e estética.

O Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados estabelece que não devem constar nos rótulos a indicação de que o alimento possui propriedades medicinais ou terapêuticas. Essas restrições se estendem aos textos e matérias de propaganda de alimentos qualquer que seja o veículo utilizado para sua divulgação.  

A lista dos produtos que tiveram a publicidade suspensa são:

Empresa Produtos
Sanavita Indústria e Comércio de Alimentos Funcionais Ltda. DETOXVERÃO
  DETOXGREEN
  DETOXGOJI
  DETOXRED
Speed Nutri Distribuidora de Medicamentos e Produtos Naturais Ltda. ME DETOX TOTAL ORIGINAL,
  DETOX TOTAL FRUTAS NEGRAS
  DETOX TOTAL  LIMÃO
Healwheel Brasil Comércio de Suplementos Alimentares Ltda. DETOX SLIM
Shopping da Saúde SDS DETOX
NUTRIGOLD DO BRASIL SUPLEMENTOS ALIMENTICIOS LTDA - EPP DETOX REDUCTION SHAKE
  DETOX PLATINUM - DESINTOXICANTE BIOLÓGICO
  DETOX MATCHA SHAKE
  DETOX GOJI SHAKE
  DETOX BRONZE DE VERÃO
SMART LIFE DETOX SHOT
  DETOX CAPS - CLEAR & REPAIR
  DETOX NO HANGOVER
Laboratório Tiaraju Alimentos e Cosmeticos Ltda DETOX SOFTCAPS
Vila Ervas e Alimentos Comercial Ltda - ME DETOX VERDE
  DETOX SUN
  DETOX CLEAN

 

Anvisa determina suspensão de antisséptico

A Anvisa determinou a suspensão da distribuição,  da comercialização e do uso do lote 03239 do produto Álcool em gel Assepticin Gel 70 , fabricado em maio de 2013.

Conforme a ata de perícia de contraprova de número 180/2014, emitida pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o produto apresentou resultados insatisfatórios definitivos para os ensaios de análise de rotulagem e determinação de pH para o lote citado.

A Agência decidiu ainda que a empresa Cinord Sudeste Química Ltda. deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 2.016/2015 http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=36&data=15/07/2015

 

Anvisa suspende todos os lotes de Formicida da empresa Formitek

A Anvisa  suspendeu a distribuição, a divulgação, a  comercialização e o uso de todos os lotes do produto Formicida Pó Super Rosa – Formitek , fabricado pela empresa Formitek Química Ltda.

Os lotes do produto suprimiram da rotulagem a informação de “proibida venda livre – venda restrita para entidades especializadas”. O rótulo continha também a informação não aprovada de “produto domissanitário”, em desacordo com o registrado na Anvisa.

Foi determinado que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 2.019/2015 - http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=66&data=20/07/2015

 

Anvisa suspende lote de shampoo falsificado

A Anvisa determinou a apreensão e inutilização, em todo o território nacional, do lote 01700514 do produto cosmético Shampoo Marroquina  Força  e Brilho Step  2, marca Beauty Hair.com validade até outubro de 2015  (10/2015). A empresa detentora do registro, Luso I Ind. e Com. de Cosméticos Ltda não reconhece o lote citado onde se trata de produto falsificado.

A determinação a ocorreu após o Laudo de Análise Fiscal, emitido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS-Fiocruz) apresentar resultado insatisfatório no ensaio de determinação de Ph no produto.

A medida está na Resolução 2.076/2015 - http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=66&data=20/07/2015

 

Fonta: Anvisa e D.O.U