Escola de Farmácia de Ouro Preto completa 175 anos de história

175-anos-faculdade-farmacia-ufop


Hoje a Escola de Farmácia da UFOP, faculdade de farmácia mais antiga do Brasil, completa 175 anos.

A Escola de Farmácia de Ouro Preto foi criada em 4 de Abril de 1839 a partir da lei nº 140. A lei foi sancionada pelo Conselheiro Bernardo Jacinto da Veiga, Presidente da Província de Minas Gerais. Iniciava-se, portanto, o ensino farmacêutico no Brasil, que não existia nos tempos coloniais. Foi pioneira no ensino de Farmácia desvinculado das Faculdades de Medicina no país.

Em 1876, uma outra instituição surgia em Ouro Preto: A Escola de Minas. Ela foi oficialmente inaugurada em 12 de outubro de 1876, a pedido do imperador Dom Pedro II. Seu fundador, o cientista Claude Henri Gorceix, assim descrevia a cidade de Ouro Preto "Em muito pequena extensão de terreno pode-se acompanhar a série quase completa das rochas metamórficas que constituem grande parte do território brasileiro e todos os arredores da cidade se prestam a excursões mineralógicas proveitosas e interessantes".

escola-de-farmacia-ouro-pretoEm 21 de agosto de 1969, através do Decreto-Lei nº 778 o Governo Federal incorporou as duas escolas localizadas no município, instituindo a Universidade Federal de Ouro Preto como uma fundação de Direito Público. Desde então, a universidade vem se expandindo com a criação de novos cursos e vagas.

A Escola ainda hoje guarda em seu museu mobiliários, equipamentos e 'drogas' do final do século XIX.