Farmacêutica recebe prêmio inédito no Brasil

farmaceutica livia prado farmanguinhos premio


A colaboradora Livia Deris Prado, que atua no Laboratório de Sistemas Farmacêuticos Avançados (LaSiFA), do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), foi contemplada com o prêmio internacional Ludo Frevel Crystallography Scholarship, pelo seu trabalho Surface Properties of Carvedilol Crystals: Combining X-ray Diffraction with Advanced Techniques.

Trata-se de sua tese de Doutorado, que na tradução livre seria o estudo de propriedades da superfície de cristais de Carvedilol, a partir da combinação de difração de raios X com técnicas avançadas.

“É a primeira vez que o Brasil é agraciado com a premiação, e a segunda oportunidade que o reconhecimento vai para um pesquisador da América Latina, desde 1992”, observa a farmacêutica, considerada uma das principais especialistas em difração de raios X da Fiocruz.

A elaboração de um novo medicamento atravessa etapas complexas que podem interferir diretamente na qualidade do produto. Cada fase é minuciosamente estudada e pode ser fundamental para o alcance dos resultados, que, neste caso, significaria a cura para enfermidades que afligem a saúde humana.

Morfologia site premio farmaceuticaAo lado está a imagem da morfologia e superfície de um cristal de fármaco, imagem feita por Livia Prado a partir de microscópio. Uma dessas etapas está relacionada à análise e avaliação da superfície das partículas, exatamente o trabalho desenvolvido pela pesquisadora do LASiFA. Neste sentido, Livia explica que a caracterização da superfície dos cristais pode vir a sugerir novas formulações, não somente do fármaco estudado, como de outros princípios ativos aos quais o estudo poderá ser aplicado.

Organizada pelo International Centre for Diffraction Data (ICDD), a premiação é voltada para alunos de pós-graduação que trabalham com cristalografia e análise de materiais por raios X. O objetivo é estimular os estudantes a continuar desenvolvendo trabalhos nessa área.

“Para concorrer, enviei currículo e um pequeno resumo do meu projeto de doutorado, na Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto é desenvolvido em parceria entre a própria UFF e Farmanguinhos. Assim, meus orientadores são o Dr. Jackson Resende, pela UFF, e o Dr. Helvécio Rocha, por Farmanguinhos”, explica Livia.

 

Fonte: fiocruz/Farmanguinhos

Foto: Edson Silva