Profissional de farmácia conta com mercado de trabalho promissor

profissao farmaceuticoNa década de 1990, foi implementado o modelo de farmácias autosserviço, que fez com que o farmacêutico responsável perdesse espaço. Isso porque, com o novo modelo, os balconistas passaram a ser chamados de farmacêuticos e os remédios ficaram mais acessíveis ao cliente, estimulando a automedicação.

 

No ano passado, o Ministério da Saúde e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) começaram uma campanha de esclarecimento, junto à população, exigindo que os medicamentos tivessem no rótulo a recomendação "consulte um farmacêutico responsável". Essa ação estimulou o uso correto de remédios e impediu a automedicação.

 

"Além disso, uma resolução - também do ano passado - ampliou o leque de atuação, permitindo ao farmacêutico trabalhar com medidas de parâmetros fisiológicos e bioquímicos em drogarias ou farmácias e prestar atendimento domiciliar, orientando os pacientes na promoção e no uso racional de medicamentos", explicou a coordenadora do curso de Farmácia e Bioquímica da UNINOVE (Universidade Nove de Julho), Regina Hassegawa.

 

 

Áreas de atuação

 

O farmacêutico pode atuar em drogarias, farmácias de manipulação, na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos, com análises clínicas, em hospitais, com pesquisa clínica, homeopatia, desenvolvimento e controle de qualidade de fármacos, engenharia genética e cosmetologia (cosméticos).

 

"A profissão farmacêutica é muito promissora, pois muitas pessoas precisam de medicamentos para o tratamento de doenças", afirmou a coordenadora.

 

De acordo com Regina, a fitoterapia é uma área em que a atuação do farmacêutico tem crescido muito. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece alguns medicamentos fitoterápicos em hospitais e postos de saúde. "Os medicamentos estão cada vez mais eficazes e com menos efeitos adversos, devido às pesquisas realizadas por farmacêuticos", disse a coordenadora.

 

 

Faculdade

 

O curso de Farmácia tem duração de quatro anos. Nesse período, entre as disciplinas, estão farmacologia, farmacoterapia, farmacotécnica, tecnologia farmacêutica e assistência farmacêutica.

 

"A vivência da prática profissional contribui para a formação do futuro farmacêutico, facilitando o seu ingresso no mercado de trabalho", concluiu Regina.

 

Já em relação ao salário, o profissional iniciante ganha de R$ 2 mil a R$ 3 mil. Segundo a coordenadora, os profissionais das indústrias costumam ser os mais bem remunerados.

 

Fonte: Equipe InfoMoney -26/01/2010.

Comentários  

# daniele vs 14-04-2010 09:58
Ola estou fazendo um curso tecnico de farmácia e gostaria de saber mais ou menos a faixa salarial ja que não existe piso salarial para tecnico em farmácia,obriga do.
# Equipe Pfarma 20-05-2010 23:28
Olá Daniele,

Infelizmente a classe profissional de tec. em farmácia não possui um piso definido por convenção coletiva. Mais o salário gira em torno de 900 a 1600 reais
# luzia 01-11-2010 13:53
olá estou pensando em fazer o curso de farmacia,gostar ia de saber qual a area farmaceutica onde o salario é mais alto,e como está o mercado de trabalho para os farmaceuticos na paraiba? obrigada
# Liene 09-03-2011 22:12
Olá, estou com 46 anos e comecei agora na faculdade de farmácia, irei concluir aos 51 anos. Será que devido minha idade terei problemas para entrar no mercado de trabalho? Obrigada
# JUAN LUNA 21-03-2011 20:06
A PROFISSÃO DE TECNICO DE FARMÁCIA EXISTE, PORÉM NÃO É RECONHECIDA PELO CFF(CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA) POR ISSO NÃO EXISTE PISO SALARIAL DEFINIDO.
SOU ESTUDANTE DE FARMÁCIA AQUI NA PARAÍBA, MAS SOU DO CEARÁ - AURORA.
SÓ LAMENTO A PROFISSÃO SER TÃO RESTRITA NA MENTE DO PÚBLICO EM GERAL, QUE SE ENGANA EM PENSAR QUE O FRMACEUTICO É SOMENTE UM BALCONISTA GRADUADO...
A CAMPANHA DO MS AJUDOU, MAS A PROFISSÃO AINDA PRECISA D EMAIS RECONHECIMENTO !!
# galucya de oliveira 23-12-2011 12:21
vou cursar farmacia,e gostaria de saber se na area de alimentos o pis salaria e valorisado.
# elizangela 20-01-2012 20:28
oi kero saber se o curso de farmacia e bem valorizado no mercado de trabalho e se compença fazer esse curso!!!
# Lidian Maia 22-01-2012 12:46
Essa é uma linda profissão que infelizmente não é valorizada por nossos próprios líderes. Espero que em um futuro bem próximo possamos nos orgulhar do que somos.
# Claudia sbc 11-03-2012 13:49
Ola tenho superior em fisioterapia mas estou querendo fazer faculdade de farmacia mas estou com 39 anos gostaria de saber como vai estar o mercado para a minha idade que vou terminar com 43 anos
# Jackson Lima 25-03-2012 11:47
Citando daniele vs:
Ola estou fazendo um curso tecnico de farmácia e gostaria de saber mais ou menos a faixa salarial ja que não existe piso salarial para tecnico em farmácia,obrigado.


Tecnico em farmacia & Graduação em farmacia são as mesmas profissões, qual a diferença ?
# Equipe Pfarma 26-03-2012 11:45
Citando Jackson Lima:

Tecnico em farmacia & Graduação em farmacia são as mesmas profissões, qual a diferença ?


Olá Jackson,

São duas profissões diferentes. O Técnico em farmácia é um profissional capacitado para auxiliar o farmacêutico em seu trabalho.
Devendo o técnico em farmácia sempre estar sob a supervisão de um profissional farmacêutico, não podendo este assumir responsabilidad e técnica.
# Jackson Lima 25-03-2012 11:48
Como esta o mercado para estes profissionais de Farmacia? é facil a inclusão no mercado?
# mony 17-10-2013 14:33
OLA! GOSTARIA DE SABER QUAL DOS DOIS É MELHOR FAZER O TECNICO DE FARMACIA OU FACULDADE DE FARMACIA?