Mestrado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva: inscrições até 28/05

mestrado bioetica homemAté o dia 28 de maio, estão abertas as inscrições para a primeira turma de mestrado (2010) do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) desenvolvido em parceria pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), UFRJ, UFF e Uerj. Os interessados podem fazer suas inscrições de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 16h, na secretaria do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ. A coordenação geral do programa é da professora Marisa Palacios, do Iesc/UFRJ. Na ENSP, o curso é coordenado pelo pesquisador Sérgio Rego.


 

São oferecidas 18 vagas para o mestrado do PPGBIOS, sendo quatro para a UFRJ, cinco para a Uerj, três para a UFF e seis para a Fiocruz, respeitadas as linhas de pesquisa e a disponibilidade de orientação dos professores do programa, que tem por objetivo preparar o profissional das diversas áreas do conhecimento para o exercício da docência em Bioética e Ética Aplicada, identificar questões de pesquisa nas áreas da Ética em Saúde e da Ética em Pesquisa, e manejar métodos adequados para tratá-las de acordo com a caixa de ferramentas da Bioética.

 

Segundo Sérgio Rego, o curso é resultado do trabalho de um grupo integrado pelos diversos atores das instituições envolvidas, que já se dedicam e trabalham juntos há algum tempo em busca desses resultados. O programa será iniciado com 25 docentes. "Sua área de concentração é única e se estrutura em projetos e linhas de pesquisa que têm como objetivo articular conhecimentos oriundos dos mais diversos campos, capazes de identificar e produzir conhecimento e estratégias para o enfrentamento dos desafios éticos do avanço tecnocientífico e biotecnocientífico na área da saúde, assim como focalizar velhas questões que dizem respeito à ética das relações sociais e ambientais no campo da saúde", destacou.

 

Em março de 2010, começaram as aulas do doutorado do mesmo programa na solenidade que aconteceu no auditório do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ. O doutorado é dividido em quatro linhas de pesquisa - questões teóricas e de fronteira; Bioética e saúde pública; Bioética clínica; Ética em pesquisa - e conta com 15 alunos matriculados. As disciplinas abordarão questões sobre biodireito e valores constitucionais; saúde coletiva; ética; bioética, justiça sanitária e saúde pública; bioética: conceitos, teorias e métodos; biotecnociência, biopolítica e bioética da proteção; direito à saúde e política farmacêutica; ética e bem-estar animal em pesquisas científicas; ética profissional; filosofia da ciência; gênero, sexualidade, reprodução e biopolítica; ética em pesquisa; entre outras.

 

Confira, no arquivo em anexo, o edital do mestrado 2010 do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Esta versão traz uma pequena alteração, com a correção do número da conta corrente para o depósito da inscrição.

 

O Iesc está localizado na Praça Jorge Machado Moreira nº 100, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone: 2598-9274.

 

Confira o edital do mestrado 2010 do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva.

As informações são da ENSP/Fiocruz