Quanto ganha o farmacêutico no Brasil

quanto-ganha-salario-farmaceutico-brasilEste estudo foi realizado após diversos pedidos recebidos nas últimas semanas, decorrentes da publicação do artigo "Farmacêutico é o profissional com o melhor salário nos EUA" que gerou discussões nas redes sociais a respeito de qual a média salarial do farmacêutico no Brasil.

Na pesquisa sobre a profissão nos EUA o farmacêutico liderou o ranking anual de salários com uma renumeração média de US$ 109 mil anuais ( o equivalente no momento há R$: 174 mil).

Salário do Farmacêutico no Brasil

A média salarial foram obtidas através do Salariometro que utiliza dados do Ministério do Trabalho. No Brasil a média salarial recebida pelo farmacêutico no período de dezembro de 2010 há maio de 2011 foram :

- R$: 1.796 para farmacêuticos da categoria CBO 223405;
- R$: 1.819 para farmacêuticos da categoria CBO 223410;

A renumeção média anual do farmacêutico no Brasil é de R$: 22 mil, uma distância muito grande dos farmacêuticos norte-americanos que receberam uma renumeração média de R$: 174 mil (uma diferença de R$: 152 mil, ou seja, 87%).

Em 2007 a FGV publicou uma pesquisa das profissões mais bem pagas do Brasil, o farmacêutico não apareceu entre as 20 profissões com melhor colocação.

Segundo o Jornal Estadão a média do salário do farmacêutico paulista é de R$: 2.600 (18 de setembro de 2011).


Além dos baixos salários as contratações continuam em alta, entre janeiro e maio de 2011 foram contratados 15.651 farmacêuticos em todo o Brasil.

 

Classificação Brasileira de Ocupações


A primeira categoria de cargos cujo código na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é 223405 engloba os cargos de Farmacêutico cosmetólogo, Farmacêutico de manipulação, Farmacêutico homeopata, Farmacêutico hospitalar, Farmacêutico magistral, Farmacêutico sanitarista, Farmacologista, Farmacotécnico

A segunda categoria tem o código CBO 223410 engloba os Farmacêuticos de alimentos industrializados, Farmacêutico analista clínico, Farmacêutico bromatologista, Farmacêutico de alimentos, Farmacêutico de segurança de alimentos, Farmacêutico de segurança do trabalho, Farmacêutico imunologista, Farmacêutico industrial, Farmacêutico tecnólogo de alimentos, Farmacêutico toxicologista.


Metodologia de Cálculo


Os dados foram obtidos através do Salariômetro que funciona da seguinte maneira: Todas as empresas brasileiras têm que informar o governo federal sobre as contratações e os desligamentos ocorridos durante cada mês, alimentando assim o CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Cada contratação informada vem acompanhada do perfil de quem está sendo admitido. O SALARIÔMETRO utiliza essas informações, fornecidas pelo Ministério do Emprego, para calcular o salário médio dos contratados com o mesmo perfil indicado na sua consulta.

 

Média Brasileira

Segundo dados obtidos pelo IBGE em 2007, um recém formado com nível superior do sexo masculino tem um retorno financeiro de R$: 2434 , para o sexo feminino a média é de R$: 1470. No mês de abril de 2011 a média dos trabalhadores brasileiros foi de R$: 1540.

Autor: Fábio Reis


Fonte de Pesquisa:
- Dados do CAGED/MTE obtidos através do website salariomêtro.
- Estudos publicados em 2005 e 2007 da Fundação Getúlio Vargas.
- Ranking da consultoria de empregos americana Career Cast.

Comentários  

# Leandro bortolozzo 13-08-2011 14:35
Isto e uma palhaçada onde já se viu um profissional tão qualificado como um farmacêutico, ter um piso salarial medíocre como este, farmacêuticos vamos a luta por melhores salarios e condiçoes de emprego já !!!!!
# Gessica Veiga 20-08-2011 17:40
Nossa gostei muito das suas informações, descobri coisas inacreditaveis, só acho que poderia atualizar, para obtermos mais informações. Muito Bom!
# CARLOS KALIL NEVES 07-09-2011 12:50
A pulverização de faculdades de farmácia particulares, que despejam no mercado, só em São Paulo (Estado)cerca de 1500 farmacêuticos (que preparação estes terão ?), que vão-se "degladiar" por empregos de baixa remuneração, pouca deferenciação e estímulo profissional, em que o sujeito irá receber de salário mensal ,valores que ás vezes não pagou de mensalidade pelo curso, faz-me, após 30 anos de formado, temer pelo futuro da nossa profissão farmacêutica. Os pisos são dos mais baixos nas áreas de saúde, pouco maiores do que os de balconistas de farmácia. Aliás, nas farmácias, nos tornamos balconistas de "luxo", mas arcando com enormes responsabilidad es de toda a ordem, inclusive criminal, por uma módica quantia ! A CONTINUAR ASSIM, QUEM EM BREVE SE AVENTURARÁ A SER FARMACÊUTICO NO BRASIL ? Talvez só quem for MASOQUISTA!
# Jonas N.C. 14-11-2011 18:51
Confesso que estou pasmo e ao mesmo indignado com tanta desvalorização do farmacêutico brasileiro; estou no meu 1° semestre de faculdade de farmácia e fiquei um tanto entristecido, bem sei que este é um curso difícil e que para muitos um salário tão bom quanto o de um médico é uma realidade tão distante. Gostaria de saber porque tanta indiferença com este profissional...
# Wirla Gonçalves 02-12-2011 11:26
Amo minha profissão, foi a primeira escolha e o primeiro vestibular. Me formei com a certeza de que tinha feito a escolha certa. Continuei meu aprendizado em uma especialização e um mestrado. Não me arrependo e faria novamente, mas ao olhar a falta de reconhecimento por tanto esforço, dedicação, por tanto tempo investido na aquisição de conhecimento, me desanimo.
Não que sesamos mercenários, apenas visando o dinheiro. De forma alguma. É compensador dispensar um medicamento, orientar o paciente e perceber a confiança que ele sente no profissional e informação que recebeu. Retornar para agradecer a atenção a ele dispensada, mas precisamos sim ser recompensados, aliás, reconhecidos com salários compatíveis ao tamanho da responsabilidad e que assumimos ao nos tornarmos responsáveis técnicos de um estabelecimento afinal, estamos lidando com vidas!
# marcos siveris 08-12-2011 09:08
considerando que o salário mínimo americano chega a ser de R$ 2500,00 (atualizado) a diferença não é tão absurda assim!
# sidney 09-12-2011 19:01
Meus amigos tbm sou farmacêutico,ma s como foi dito por um colega anteriormente somos balconistas de luxo, hoje me considero mais um balconista do que farmaceutico talvez algum comentario posterior a este venha dizer que eu estou desvalorizando a minha profissão ou coisas do tipo,fiquei quase 1 ano parado esperando por um emprego que me pagasse um salário adequado que nunca surgiu....conti nua
# sidney 09-12-2011 19:02
...hoje eu estou ganhando mais que o piso em carteira mas deixei toda aquela história de atenção farmaceutica para trás, pois dono de farmácia não quer saber disso não, ele quer ver e o caixa da farmacia cheio de dinheiro e é isso que eu faço pois se não for assim eu vou pagar para trabalhar pois de que adianta fazer atenção farmaceutica se eu rebebo por comissão do que vendo, e quem tá na parte superior da "cadeia alimentar" (presidentes dos crf estaduais e o de Brasília)não fazem nada por nós e só aparecem em noticias da internet que foram homenageados pelas faculdades tal... uma verdadeira palhaçada, estou pensando em migrar para medicina pois um amigo meu que se formou a cerca de 4 meses ganha 15.000,00 (quinze mil) por mês enquanto nós...
Gostaria que outros colegas comentassem sobre meu comentário para quem sabe apartir disso tentarmos lutar por salários melhores todos os dias irei ver esses comentários para mantermos contato grande abraço.
# Milen Maria 10-12-2011 16:27
É colegas Farmacêuticos, a realidade no Brasil para ossa classe é cruel.No estado da Paraíba temos uma carga horária de 40 horas semanais para um piso medíocre...... é melhor ser vendedora de loja no shopping, do que farmacêutico, ganha-se muito mais e com bem menas responsabilidad e que nossa profissão atrela.....
# Daniel Farmacêutico 10-12-2011 16:38
É triste como a impunidade e ignorância destroem a possibilidade do que seria a REAL Farmácia aqui em nosso país... tanto a nível de farmácias comunitárias, análises clínicas, como principalmente na área clínico-hospita lar. O que temos no Brasil é quase sempre a ANTI-Farmácia, pois quem domina o mercado público e privado são bandidos, e a estes só interessa quem delegue atividade privativa a leigo (a grande regra!), assine pelo que não tem como fazer (por falta de estrutura e pessoal habilitado) e descumpra tudo que é resolução, leis, portarias, decreto e boas práticas. Enfim, no Brasil não deixam que exista Farmácia (nem sua divulgação) pois esta jamais contribuiria para o interesse criminoso de quem há décadas domina o mercado... Contribuiria sim para a racionalidade terapêutica, algo tão ou mais complexo que o próprio ato diagnóstico, e que dependeria de um acompanhamento clínico (não só técnico!) muito bem feito do Farmacêutico que no Brasil não tem como atuar.
# Samuel 12-12-2011 10:28
EXISTE UM PROJETO DE LEI PARA O AUMENTO DE 10 SALARIOS MININOS PARA O FARMACEUTICO.DI VULGUEM
# fosjfoijfiojf 15-12-2011 01:41
Sidney concordo com vc, a única forma de ganharmos dinheiro mesmo, é abrindo um negócio próprio e tentar sobreviver na cadeia alimentar do comercio..

Quanto ao piso nuca vão aumentar enquanto hover farmacêuticos escrevendo " MENAS".
# hkjdcnjd 04-01-2012 18:08
CONCORDO COM VC COLEGA, MAS ANTES DE CORRIGIR OS OUTROS VEJA O QUE VC ESCREVE SE ESTÁ CERTO.. NUCA? HOVER? É NUNCA! HOUVER!

LAMENTÁVEL...
# Lidian Maia 22-01-2012 12:51
Mas afinal de contas, o que há de errado com este país?
# nayara 05-02-2012 17:28
oi tenho só 13 anos tenho um sonho de ser pediatra mais acho que vai ser muito dificíl para eu passa muna faculdade pública então resolvi fazer pra farmaceutico mais vou fazer de tudo pra realizar meu sonho que é um dia er uma pediatra obrigada beijos moro no pará e tenho certaza que um dia vou ser conhecida por todo ele!!!
# denis 18-03-2012 02:18
eu gosto do curso de farmacia, mas tenho medo de fazer e continuar pobre.
# elis regina 23-03-2012 20:36
o farmaceutico hoje em dia esta ganhando muito pouco ele trabalha muito e estuda muito para no final ganhar tao pouco. o governo tinha q ajudara melhorar o salario deles
# leonardo 03-05-2012 22:03
Eu trabalhei como farmaceutico 5 anos,,,decidi abandonar a profissao pq ja tava passando fome, quem tem familia para sustentar nao vive deste salario mediocre, agora abri uma lanchonete e to ganhando até 7 vez mais que esta porcaria deste piso, desculpe o palavriado mas estudei tanto pra acabar dono de lanchonete porque o salario piso é uma piada.....
# joao 12-05-2012 12:49
ola pessoal tabalho em drogaria e esto me formando farmaceutico este ano e acho que o que falta para que o salarios do farmaceutico melhore e um sindicato atuande e que defendeda a causa, nunca vi falar em greve de farmaceuticos.
# Alex Schelbauer 13-06-2012 01:37
No Brasil essas coisas só mudam através de greves...olha a classe médica o que fez recentemente: pararam temendo ter que trabalhar "exaustivas" 40 hrs semanais (como se as outras classes da saude não o fizessem), e conseguiram dobrar o Proj de Lei. Agora eles (medicos) têm uma tabela de remuneração exclusiva das outras classes da saude. Enquanto isso, nosso conselho vai inaugurando faculdades de farmácia, brigando sobre qual campanha de valorização utilizar esse ano, entregando medalhinha pra personalidades destacadas, e o nosso front (profissionais de balcão, de bancada) está em frangalhos, tendo toda a responsabilidad e herdada da graduação, mas tendo que se prostituir pra garantir o emprego, assim podendo pagar a prestação do uno ou do celta 2 portas...
# Danilo Ramos 22-08-2012 13:15
Nos EUA os farmaceuticos são donos do seu negócio, assim como os médicos tem consultorios e os advogados escritorios. O segredo de ganhar dinheiro é ser dono do proprio negocio e trabalhar duro. Conheço um amigo meu, farmaceutico tb que ganha mais de 60.000 por mes em sua rede. Trabalhar por governo não leva a nada. É farmaceutico e quer ganhar dinheiro? Tenha seu proprio estabelecimento , seja ele laboratorio, industria, farmacia ou drogaria.
# Mônica dldl 29-08-2012 17:58
Danilo, para que um médico tenha um consultório, ou um advogado tenha um escritório, você concorda que ele tenha que trabalhar uns aninhos antes?que ele terá que investir além de se sustentar ou a sua família certo? com então será possível?Pista: boa remureração.Que é o que o farmacêutico NÃO TEM.Mas então voltando a sua reflexão a pergunta que não quer calar: Em quantos anos um farmacêutico com um piso de R$ 1.800,00 vai abrir seu próprio negócio?( Se o pai for dono de farmácia?É o caso do seu amigo?Porque com o nosso piso não conseguimos comprar nem o gancho de fechar a porta da farmacia rsrs... Resumindo:ah se fosse simples como você diz..
# ioneide 09-09-2012 13:03
eu estava querendo fazer a faculdade de farmácia pois ja fiz o tecnico mas quando vejo os comentarios sobre esta profissão confesso que ja não tenho mas interesse por esta profissão.
Não quero passar quatro anos da minha vida ralando de estudar porque sei que é dificio pois se apenas o tecnico já era muito dificil imagine a facu.pra depois ficar me reclamando pelo que ganho no final do mês. além de que os melhores empregos trabalham nos fins de semana e feriados.
# Jonas Rocha 23-10-2012 10:55
Eu acho que alguns colegas estão totalmente equivocados. Eu sou proprietário de farmácia de uma pequena cidade (interior msm)e mau dá pagar as dívidas, numa cidade de pouco menos de 6 mil habitantes, tem 4 farmácias, o posto de saúde fornece medicamento as picas, cada dia que passa a anvisa exige receita para algumas classes de medicamentos (Sou a favor), as grandes redes de farmácias conseguem nos humilhar nos preços, então isso tudo mata o pequeno proprietário. A população pensa que farmácia vive da venda de dorflex, anador...
Estou tentado alguns concursos municipais, mais estou esbarrando nas cartas marcadas, então é quase um ponto sem saída. Sou solidário aos sentimentos dos colegas que ainda se apegam ao último fio de esperança como eu, costumo dizer que a farmácia é a mulher que não amo mais, e só não largo por causa dos filhos (dívidas).
# marcelo r. 15-11-2012 15:30
Se agora hoje em dia, onde ainda ha trabalho, ja ganhamos mal, imagina quando saturar de vez o mercado...
Logo, vamos ter farmaceuticos trabalhando por prato de comida.
São 25 mil novos farmaceuticos por ano, e o numero de emprego não cresce na mesma proporção.
Fora que apenas daqui a 30 anos, quando esses se aposentarem, é que abrira novas vagas
# José Rocha 14-12-2012 16:10
Tem gente que pensa que realizar o curso de Farmácia, com isso trará desenvolvimento financeiro, achando que o curso, apenas este, vai resolver todos os problemas. Oh, gente ignorante! Ao invés de continuar estudando, para no tempo e só fica reclamando da profissão que é uma das MELHORES! É só continuar os estudos, meu filho, não pense que já pode casar e se encher de filhos! Têm indivíduos que só sabem reclamar da vida, da profissão... agora lutar, se esforçar, ninguém quer... Vamos pensar, né?
# GIl 01-03-2013 12:53
OI Sou Farmacêutico em SP sou servidor público ganho 4.000 por mês. Acho pouco e continuo estudando pra concursos melhores. Qto a desvalorização tem estes motivos:
culpa é do proprío farmacêutico que nunca se valorizou, sempre aceita tudo e toma pra sí responsabilidad e que é de outros (ex médicos). se a receita está errada acaba dispensando tem medo de discutir uma prescrição errada com o médico ou porque fica com pena do paciente(aconte ce aqui na prefeitura) ou porque o patrão ta do lado pressionando. Um exemplo é a RDC 20 quem tinha que anotar a IDADE do paciente? era o médico,isso nunca aconteceu. Publicaram outra falando que o farmacêutico deve anota.E o que o CRF fez?? nada. E nós farmacêuticos aceitamos numa boa. Outra questão é se vc farmacêutico escolhe um determinada area pra trabalhar deve estudar mais ser um perito porque afinal de contas vc não é um tecnico de farmacia . Vc deve saber oque e o porque do que estar fazendo. E isso não acontece.
# caarlos r. de mesqui 31-05-2013 11:35
Estou nesta profissão fazem 35anos.Desde omeu tempode escola tenho escutado o mesmo discurso,donoss o Conselho e Sindicato em Minas Gerais.¨OFARMAC EUTICO TEM QUE IR PARA DENTRO DA FARMACIA¨, como se ali ele tivesse que cconquistar o seu lugar.São anos e anos com o mesmo discurso retrogrado, sem o menor efeito, pois como sabemos não é só coloca-lo lá dentro para legalização de uma atividade que em paiises desenvolvidos nunca é atividade de leigos. Como se ainda fosse pouco ainda sofremos com a Anvisa que atraves de uma fiscalização desrrespeitosa, juntamente com o acompanhamento de outros orgãos, agem com o farmaceutico, tutelando-o e humilhando este profissional junto a população, não reconhecendo na sua atividade, a sua autoridade legal no exercicio da profissão.
# Deco Vinte 10-06-2013 23:34
Estava lendo todos os comentários supra e resolvi escolher outra profissão, porque pelo que entendi não vou ganhar dinheiro com essa profissão no Brasil, só se eu fizer o curso lá nos Estados Unidos e trabalhar por lá. Mas deixa aqui a minha opinião para todos os farmacêuticos do Brasil: A Classe Unida já mais será vencida... um abraço do Deco Vinte...
# alexandre 11-07-2013 10:04
Bom dia a todos, ás vésperas de me formar, comecei a perceber a realidade da profissão do farmacêutico-bi oquímico no Brasil, jornadas de trabalho extenuantes, reconhecimento humilhante, salários péssimos e muita responsabilidade.
Diante deste quadro, passei dois anos estudando muito p um concurso público das forças armadas. Foi difícil, mas valeu a pena...e que pena...
Nosso salário não se compara ao do médico civil, mas temos boas condições de trabalho, somos reconhecidos no meio e o salário inicial gira em torno de 6.000 reais e ainda, por força da legislação, podemos trabalhar no meio civil
# Aquila 29-07-2013 19:09
Eu penso que Farmacêutico o reconhecimento profissional nada tem haver com salário, o salário depende da oferta e demanda.. e farmaceutico tem demais no mercado, e por formar, pois as faculdades virarão comércio, como tudo no mundo capitalista, novo nicho de mercado, então não se iludam, fiz farmácia, gosto de sangue mesmo da profissão, mais já migrei pra Direito com foco em concurso e pos em investimentos financeiros. Gosto de vida confortavel, pra não dizer luxo, então .. e sabemos que pra ter dignidade precisamos sim de ganhar bem, pois o dinheiro é pra isso, pagar o luxo, conforto e desaforo.. kk... saiam fora de farmácia.. isso é furada, claro..pra quem quer viver bem.. ganhar 1700 reais vc ganha vendendo churrasquinho na rua.. kkkkkkkkkkkkkk
# Dansiloli 02-08-2013 03:27
Em qual cidade em que atua e o ramo esta tão ruim assim?
# Selma 03-08-2013 16:31
nossa! É desse jeito mesmo q estão falando! Não estou reclamando, mas temos q confessar q é uma triste realidade, conheço vários farmacêuticos colegas meus q largaram a profissão e foram se dedicar a outras áreas, como venda de roupas e outras coisas, realmente, muito difícil ser farmacêutica no Brasil. Humilhante vc fazer tudo q um farmacêutico faz numa farmácia, usa seu nome para tudo, no Alvará, Certidão regularidade, vistoria corpo bombeiros, AFE, renovação do programa farmácia popular e não nos dão o devido valor, nem os empresários q querem pagar mil reais ou menos na capital de Roraima, Boa Vista, pois aqui não tem nem piso ainda, o q acaba respingando no não reconhecimento da população, pois enquanto os patrões não pagarem direito. tbém não temos a obrigação de trabalhar direito! Pronto falei!!!!!!!!!! !!
# Camila P 05-08-2013 13:04
Gente, vcs só reclamam! O dinheiro é importante mas se vc só pensar nisso nunca vai subir na profissão, pois vc tem que acima de tudo GOSTAR do que faz. Tem gente que se forma, entra numa drogaria qualquer e relaxa. Não pode relaxar nunca, em qualquer profissão! Tem q se atualizar, se especializar cada dia mais. As coisas não caem do céu. Se querem ser reconhecido, bora agir!!!
# VANDERLEI NASCIMENTO 10-08-2013 19:28
JÁ DA PARA SE ARREPENDER DE TER FEITO FARMACIA POIS E UMA FACUDADE MUITO CARA E O SALARIO E MUITO BAIXO COMPARADO AS OUTRAS PROFISSOES, E TAMBEM COMPARANDO AS OUTRAS PROFISSOES O FARMACÊUTICO E O QUE MAIS TRABALHA SABADO DOMINGO E FERIADO, E NAO E UM PROF RECONHECIDO PELA SOCIEDADE, NÃO TEMOS VALOR PARA OS DONO DE FARMACIA POIS PARA ELES SOMOS MAIS UM BALCONISTA, E QUE TEMOS QUE VENDER, ISSO E MUITO ERRADO POIS O FARMACEUTICO NAO ESTA ALI PARA VENDER E SIM PARA FISCALIZAR.FARM ACIA A PIOR PROFISSAO QUE PROFISSIONAL PODE ESCOLHER. FORA AS OUTRAS COISAS ERRADO. DAO TANTO DESCONTO EM MEDICAMENTOS QUE SAO TABELADO E DIZ QUE NAO CONSEGUE PAGAR UM PISO SALARIAL DE 5690,00 PARA O FARMACEUTICO. POR VAI QUEBRAR VARIS FARMACIA NIO BRASIL SE ELE NAO PODE PAGAR O SEU FARMACEUTICO ELE QUE FECHE A FARMACIA O QUE NAO PODE E UM PROF. FICAR TRABALHANDO COMO ESCRAVO, PARA RECEBER 2136,00 , PARE DER DESC E VALORIZE MAIS O SEU PROF.
# diego souza 13-08-2013 15:46
Em Pernambuco está uma lástima!! salario médio é R$ 1.500!!as grandes redes do varejo ainda pagam até bonzinho (apenas o que manda o sindicato + uma besteirinha por fora) mas a carga horaria é matadora!!!! quem trabalha pras grandes redes apenas não morre de fome, mas são raros as vezes que se pode encaixar outro trabalho pra agregar algum valor e ganhar algo a mais!! fazer uma faculdade pra ganhar 5 +OU- salários (SE DER SORTE) é imoral!! a verdade é que dinheiro não é tudo, mas sem dinheiro não é possível crescer é um fato!!
# julia 01-11-2013 23:38
Gente calma, a vida não é tão difícil assim busuque a Deus tudo vai se resolver!!!
# GIOVANI P. TONUS 27-11-2013 17:24
APENAS A UNIAO DOS PROFISSIONAIS LEVARA AO RECONHECIMENTO MERECIDO.
# ANGELICA 18-02-2014 15:41
ESTAVA PENSANDO EM FAZER FARMACIA
MAS JA DESISTI !
SO NAO SEI QUAL ESCOLHER AGORA
OBRIGADA PELOS ESCLARECIMENTO
# ROSE MARY CIOLI AMAR 20-10-2014 09:01
Olha,quando a gente sai da faculdade,saí pensando que vamos ganhar muito.Logo a realidade vem.Contudo não devemos desanimar.Tem vários concursos bons,é só estudar
muito e passar,devemos pensar logo que se formamos,pois depois não dá mais,a concorrencia é grande.Eu me formei,como fui trabalhar na Coca Cola,aonde fiquei 11 anos,me acomodei.Quando fui daí para áerea de farmácia,eu já tinha filho,e não dispunha daí de tepo e nem de dinheiro pra fazer uma pós ou concurso.E no fim a gente se acomoda.Eu aconselho,quem está na área,se mexer.Os concursos hoje são a melhore escolha,para quem visa só a parte financeira,pra depois não ficarem choromingando pelo salário baixo.Agora quem gosta de ser farmacêutico,em qualquer lugar,está satisfeito,por isso pensem: estou fazendo porque gosto este curso ou estou visando sómente lucros?Ainda há tempo.Pensem bem.
# ROSE MARY CIOLI AMAR 20-10-2014 09:07
PARA QUEM QUER FAZER O CURSO DE FARMACIA PRA SER BEM REMUNERADO,JÁ AVISO DE ANTECEDENCIA: É UM SONHO,A MENOS QUE VC INVISTA EM VC MESMO,CURSOS E CURSOS,PARA FAZER UM CONCURSO,QUE SÃO DIFÍCEIS.EU AMO MINHA PROFISSAO.NÃO SOU BEM REMUNERADA PELOS ANOS DE PROFISSÃO,MAS VOU INDO ATÉ QUANDO DEUS QUISER ME LEVAR,TRABALHAN DO NAQUILO QUE GOSTO.JÁ ESTOU NESTA ÁERA 39 ANOS,NUNCA VI UM FARMACEUTICO FICAR RICO TRABALHANDO HONESTAMENTE,PO R ISSO EU DIGO SE VC QUER ESTA PROFISSÃO POR AMOR,VÁ EM FRENTE.SE FOR PRA GANHAR DINEIRO,PROCURE OUTRA.
# Mario 04-12-2014 15:34
Além do mais, temos que aceitar a "maravilhosa" notícia de que a anuidade do CRF aumentou para mais de R$ 400. Por um acaso o piso já aumentou para o CFF aprovar um absurdo desse?