CFF elege nova diretoria

Eleita a Nova diretoria do Conselho federal de farmáciaA última Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF) de 2011, foi marcada pelo processo eleitoral que culminou na escolha dos diretores que, nos próximos dois anos, estarão à frente do órgão. Quinze dos vinte e sete Conselheiros de Farmácia que compõem o Plenário do CFF conduziram o farmacêutico Walter da Silva Jorge João, Conselheiro Federal pelo Pará, à Presidência do CFF.




 A nova Diretoria eleita é composta por:
- Walter da Silva Jorge João, Presidência do CFF;
- Valmir de Santi (PR), Vice-Presidente;
- José Vilmore Silva Lopes Júnior (PI), Secretário-Geral;
- João Samuel de Morais Meira (PB), Tesoureiro.

 

Durante a Plenária também foi realizada a diplomação dos Conselheiros Federais para o quadriênio 2012-2015. Foram diplomados os seguintes farmacêuticos: José Gildo da Silva (AL); Lucia de Fátima Sales (CE); Gedayas Medeiros Pedro (ES); Luciano Rena (MG); Walter da Silva Jorge João (PA); Samuel de Morais Meira (PB); Carlos Eduardo Queiroz de Lima (PE); José Vilmore (PI); Ana Paula de Almeida Queiroz (RJ); Lenira da Silva da Costa (RN); Lérida Maria dos Santos Vieira (RO); Paulo Roberto Boff (SC); Marcelo Polacow Bisson (SP); e Josué Schostack (RS).

A última atividade do Plenário do CFF, em 2011, foi a escolha da Comissão de Tomada de Contas, para o ano de 2012 e 2013. Foram escolhidos os Conselheiros Federais: Carlos Eduardo de Queiroz Lima (PE); Erlandson Uchôa Lacerda (RR) e José Gildo (AL).

Depois do Juramento de Posse, o Presidente eleito, Walter da Silva Jorge João, agradeceu ao apoio dos Conselheiros Federais, lembrou da responsabilidade que a Diretoria vai assumir a partir de janeiro de 2012 e agradeceu ao apoio de Jaldo de Souza Santos. "Não mediremos esforços para dar continuidade ao trabalho que o Dr. Jaldo de Souza Santos desempenhou. Representamos mais de 145 mil farmacêuticos, e precisaremos, sim, do apoio de todo o Plenário para fazer uma Farmácia cada vez melhor. Meus agradecimentos a todos, e quero encerrar meu pronunciamento pedindo palmas ao Presidente, Jaldo de Souza Santos", finalizou.

 

Conheça os novos diretores do CFF 

 

 

Walter Silva Jorge João – Presidente do CFF

Walter João - Presidente do Conselho Federal de FarmáciaConselheiro Federal pelo CRF-PA.

O paraense Walter da Silva Jorge João graduou-se em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Pará em 1973, com mestrado em Ciência dos Alimentos e Nutrição pelo Instituto de Nutrición de Centro America y Panamá – INCAP, na cidade da Guatemala, concluído em 1976.   Exerceu o magistério superior na Universidade Federal do Pará (UFPA) durante 23 anos, cumprindo nesse período mandato de Chefe de Departamento e membro efetivo do Conselho Universitário e Conselho Superior de Ensino e Pesquisa. Foi também Diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPA; membro titular da Academia Nacional de Farmácia (ANF) e membro da Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional, no grau de Grande Oficial.  

Dedicou parte de sua vida profissional junto ao Conselho Regional de Farmácia do Pará e Amapá (CRF/PA/AP) como Conselheiro e Presidente. Conquistou benefícios em prol, não apenas da Farmácia, como da saúde pública, como o Termo de Ajustamento e Conduta acerca da responsabilidade técnica em farmácias em Belém do Pará, que serviu, de modelo a outros Estados.  

Eleito Conselheiro Federal para o quadriênio 2008/2011, pretende intensificar ações e propostas para o fortalecimento e defesa da Farmácia em todas as sua áreas de atuação, bem como contribuir com sua experiência administrativa na gestão e fortalecimento do Conselho Federal de Farmácia. Eleito como presidente do CFF em 2011.

 

Valmir de Santi - Vice-presidente do CFF

Conselheiro Federal pelo CRF-PR.

A saúde pública é o núcleo da atuação do farmacêutico DR. VALMIR DE SANTI, no Conselho Federal de Farmácia, onde é Conselheiro pelo Estado do Paraná; no meio acadêmico e onde mais a sua voz possa chegar. Professor de Saúde Pública dos cursos de Farmácia e Enfermagem da Universidade Federal de Ponta Grossa, Departamentos que estão sob a sua chefia, o DR. VALMIR DE SANTI é, ainda, Coordenador da Comissão de Saúde Pública e Membro da Comissão de Fiscalização, ambas do CFF.  

Com sua capacidade de articulação e preparo técnico-científico, ele foi figura central no trabalho de convencimento do Conselho Federal junto ao Ministério da Saúde, com vistas a que este órgão criasse um espaço para a atuação dos farmacêuticos na saúde pública. O resultado dessa luta conjunta foi a instituição do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Eleito como vice-presidente do conselho federal de farmácia em 2011.

 

José Vilmore Silva Lopes Júnior - Secretário-Geral

Conselheiro federal pelo CRF-PI.

O farmacêutico José Vílmore Silva Lopes Júnior é piauiense de Teresina e integrou a primeira turma de formandos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Piauí, em 1996. Três anos depois, especializou-se em Saúde Pública e passou a construir uma carreira vitoriosa no serviço público.  

No Município de Timon, foi o Coordenador de Assistência Farmacêutica e, em seguida, tornou-se auditor farmacêutico da Secretaria de Saúde do seu Estado, onde foi, também, Gerente de Assistência Farmacêutica. Elegeu-se Conselheiro Federal de Farmácia pelo Piauí e, no CFF, é, ainda, membro do Grupo de Trabalho para Farmácia Comunitária.

 Eleito como secretário para a diretoria do CFF em 2011.

 

João Samuel de Morais Meira - Tesoureiro

Conselheiro federal pelo CRF-PB.  

Farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (USP), o Dr. JOÃO SAMUEL DE MORAIS MEIRA é um homem que reúne grande capacitação técnico-científica e habilidades políticas. É professor de Citologia Clínica e Hematologia Clínica na UFPB e Conselheiro Federal de Farmácia pela Paraíba, desde 1999.

Teve uma atuação marcante na Comissão de Análises Clínicas do CFF e, hoje, Preside a Comissão de Citologia, Saúde e Serviços de Alta Complexidade do mesmo órgão.

Eleito como tesoureiro no CFF em 2011.

Fonte: CFF
Fotos: CFF

Comentários  

# DR.Jacinto A Farias 28-12-2011 12:36
espero que vc modifique e busque o meio de avansamos ainda mais pricipalmente no direito a prescricão de produtos farmaceuticos porque proficionais com menos conhecimento que nós tem este dirito e nós que temos não podemos, chega de epoqresia,o que mais quero e pode trabalha ,e pode ajuda tantos pacientes jogados neste Pais, se a lei não permite falta boa vontade do cff e crf para nortear tai assunto para elabora leis para fortalecer ainda mais a classe,sem mais aguardo contato grato.