Pesquisa ICTQ mostrará relação entre saúde, medicamentos e qualidade de vida

pesquisa-saude-medicamentoO ICTQ – Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos –, em parceria com o Instituto de Pesquisa Datafolha, está realizando entre os meses de abril e maio, sua segunda pesquisa em 2013. Trata-se do "1° Estudo sobre Saúde, Medicalização e Qualidade de Vida do Brasileiro". A pesquisa inédita terá como principal objetivo compreender as percepções da população sobre o processo de adoecimento, bem como, o de medicalização. Desenvolvida em fases, a primeira será realizada em 140 municípios, abrangendo todas as regiões do país. A previsão é de que a partir do mês de junho/2013 os dados estejam disponíveis para consulta.


"Diante de tantos questionamentos e ausência de respostas e dados que evidenciem questões acerca da saúde, medicalização e qualidade de vida do brasileiro, optamos por realizar, de maneira pioneira e abrangente este estudo. A partir das informações colhidas, prosseguiremos, de maneira contínua, com o intuito de construirmos um banco de dados consistente para futuras consultas e referências", comenta Thaís Bueno, Diretora de Pesquisa e Extensão do ICTQ.

 

Consumo em farmácias

No final de 2012 o ICTQ, também em parceria com o Datafolha, realizou outro estudo inédito que evidencia o "Perfil dos consumidores de medicamentos no Brasil", analisando o comportamento dos brasileiros em 12 capitais. Os principais resultados obtidos no estudo estarão sendo divulgados com exclusividade na Revista Guia de Farmácia nos próximos meses.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do ICTQ