Pesquisa descobre potencial tratamento para Calvície com Astressin-B

tratamento-calvice-astressin-bHoje sabemos que o estresse é um fator agravante no envelhecimento dos cabelos e em sua queda. Muitos medicamentos surgiram para o tratamento da calvíce porém poucos mostraram ser realmente eficazes, porém na semana passada um artigo publicado nos EUA promete um achado que pode acabar de vez com a calvíce.


Uma equipe de pesquisadores nos Estados Unidos estudaram os efeitos de um tratamento anti-stress em ratos de laboratório, que revelou uma descoberta surpreendente de que o composto também tinha um efeito interessante, nos ratos carecas a substância fazia o cabelo crescer novamente.

A revista online PLoS publicou na última quinta-feira a pesquisa do instituto Salk , da Universidade da Califórnia, cujo objetivo era determinar os efeitos do estresse sobre a função gastrointestinal.

O estudo foi conduzido da seguinte maneira, fizeram um estudo com ratos geneticamente modificados para produzir um excesso de um hormônio gerador de estresse  "hormônio de liberação de corticotropina" que deixou os ratos com cabelos brancos e costas carecas.

Os cientistas, estudaramos efeitos do estresse sobre dois grupos de camundongos que por cinco dias receberam o composto injetável batizado de "astressin-B", desenvolvido para bloquear o efeito do hormônio do estresse.

Três meses depois de medir o impacto do composto no trato intestinal, a equipe descobriu que os cabelos perdidos haviam crescido novamente, e que era impossível distingui-los dos outros ratos na gaiola que não estavam careca, como resultado do experimento.

"Nossos resultados mostram que um tratamento de curta duração com este composto provoca um crescimento de cabelos em ratos geneticamentes modificados" disse o pesquisador da UCLA Mulugueta Million, um dos autores do estudo, disse.

O efeito do tratamento com "astressin-B" nos ratos careca perdurou por quatro meses depois de ser injetado uma vez ao dia durante cinco dias consecutivos, período em que Mulugueta considerado um "tempo relativamente longo, considerando que abrangem ratos de vida inferior a dois anos."

Os pesquisadores repetiram o estudo várias vezes e todos os produziram os mesmos resultados, de acordo com o especialista, acrescentando que o mesmo composto injetado em camundongos com cabelo foi capaz de prevenir a calvície.

Até agora, astressin-B só tem sido utilizado em ratos e não há garantia de que teria o mesmo efeito em seres humanos.

No entanto, a equipe encontrou motivo de esperança, quando eles trataram ratos carecas com minoxidil(medicamento amplamente comercializado para tratamento da calvíce) produziu "o crescimento suave de cabelo" nos animais, tal como acontece nos seres humanos.

Mecanismo de Ação do Astressin-B

O hormônio de liberação de corticotropina (CRH ou CRF em inglês), é responsável pelo sistema que regula a resposta ao estresse. O astressin-B é um peptídeo bloqueador da ação do CRF, com o bloqueio da ação .

 astressin-b-tratamento-calvice

 























Figura: Uso de Astressin-B, antagonista para CRF1 e CRF2 por via intraperitoneal (ip) em camundongos CRF-OE com alopecia totalmente desenvolvida induz o crescimento de pêlos e a pigmentação.
Linha A: Camundongos machos CRF-OE (4 meses) Astressin-B injetado uma vez ao dia durante 5 dias consecutivos com solução salina até 3 dias após a última injeção e Linha B: astressin-B (5 mg / rato) até 3 dias após o injeção, e na linha C: os mesmos ratos da linha B, em quatro semanas após a injeção com Astressin-B.

 

 

Artigo Escrito com base nos artigo publicado na PLoS.
A foto utilizada na matéria foi divulgada pelos pesquisadores.

Comentários  

# francisco neto 25-02-2011 09:46
Essa reportagem sobre a possivel descoberta de um remedio para calvice sera um marco na historia de muitos que sofrem com esse problema, como eu que nunca mim acustumei com esse problema que sempre tem afetado minha auto-estima
# Elda 09-03-2011 18:57
Boa noite.
Gostaria de saber como fazer para participar desta pesquisa com Astressin B.
Meu nome é Elda tenho 36 anos. Tenho alopécia areata há mais de 06 anos, já fiz vários tratamentos em sucesso. Hoje uso prótese capilar.

Tenho interesse e disponibilidade para participar da pesquisa, porém nao sei como fazer para participar.
Aguardo resposta.
Grata,ELda
# frnacisco neto 10-03-2011 15:06
espero que seja realmente um descoberta para acabar com a calvice não ser apenas mais um remedio que pra uns surtem efeitos e no entanto para outros não resolve nada, ou seja apenas um paliativo mais não a cura definitiva para calvice que não venha ser mais um propercia no mercado com resultados medilcres.
# Ezequias Silva 15-03-2011 16:52
Gostaria de saber se, existe a possibilidade de fazerem esses mesmos testes aqui no Brasil, naõ em ratos mas em humanos, em caso afirmativo tenho interesse e disponibilidade para participar da pesquisa, porém nao sei como fazer para participar.
Aguardo resposta.
Grato Ezequias.
# Equipe Pfarma 15-03-2011 22:44
Olá amigos,

No momento a pesquisa está sendo realizada nos EUA.
Em caso afirmativo os pesquisadores vão passar para os próximos passos da pesquisa que incluem também o teste em humanos.
Ainda deve demorar alguns anos para em caso positivo ele ser lançado como medicamento.
# Luciano 18-03-2011 11:38
Bom dia! Essa matéria é super interessante pra quem tem esse problema como eu e se forem fazer este teste em humanos aqui no Brasil gostaria de participar e peço informações para tal experimento.
Grato Luciano
# Lazaro Figueiredo 23-04-2011 18:35
Gostaria de ser informado quando este medicamente for comercializado.
# Douglas 25-04-2011 16:36
Olá!!eu tabmbem gostaria de ser imformado quando estiverem sendo comercializado esse produto...abraç os
# paulo sergio 27-05-2011 11:32
existe previsao para começar a experiencia em humanos
# tulio 15-07-2011 08:10
Tambem tenho interesse em saber novidades do medicamento para humanos.
# #rodorede 18-04-2012 21:37
gostaria de saber se já evoluiu mais esse tratamento e se já tem algum médico no brasil que esta por dentro desse tratamento para que possamos consultar e ou adquirir esse produo.
Estou aguardando uma resposta.
# Ivailton Galdino 09-05-2012 07:56
Gostaria de participar do processo de teste em seres humanos. Como faço para participar?
# Luciane 02-07-2012 22:59
A algum tempo venho perdendo cabelo e estou muito preocupada, já fiz alguns tratamento sem sussesso tenho 45 anos, gostaria muito de poder participar do teste de seleção p/ pesquisa em humanos.Fico no aguardo de entrarem em contato, moro em Curitiba-Paraná.

Att: Luciane
# Josafá Oliveira 05-07-2012 00:46
eu etou ja com poucos cabelos na parte frontal,
eu estou muito triste.não sei mas o que fazer....
gostaria muito de participar desse teste,em ceres humanos.eu estou com trinta anos, e etou com uma queda de cabelo muito grande.
estou em manaus. como posso fazer para participar?
# HELLIEZER GONÇALVES 14-08-2012 18:56
bom,estou com 26 anos e meus cabelos estao caindo desesperadament e e nao sei mais o que fazer ,e gostaria muito de ser cobaia humano neses testes em humanos.
# VALDEMIR 17-08-2012 17:10
Gostaria de ser avisado quando estiver sendo comercializado no Brasil este produto.
# Rodrigo 24-11-2012 12:08
Olá.
tenho 22 anos e desde os 18 sofro com queda de cabelo, atualmente estou com calvície bem avançada, é extremamente difícil para mim, se houverem realmente estes testes gostaria de participar. Sou de Natal/RN
# Maria 27-12-2012 13:36
Sofro com este problema. Gostaria de participar de teste em seres humanos. Se possível me contatar.
# Denilson 04-01-2013 17:17
Estou utilizando este produto espectral com astressin-B, compro no ebay. Os resultados após 2 meses e meio são animadores os cabelos voltaram a nascer nas áreas calvas já esta bem visível. Mas acho que se tivesse a solução injetável o resultado seria mais rápido como vimos nas pesquisas com ratos. Acredito que se manter este desempenho terei toda área calva coberta em uns 9 meses. Fica aí a dica podem utilizar que da resultado. Há, não pararei com a finasterida 1mg. Caso estejam fazendo testes no Brasil com o produto em forma injetável gostaria de provar.
# Maico 24-01-2013 22:58
Amigos como devo usar o ASTRESSIN-B Qual a maneira correta de se usar, por quanto tempo devo continuar o tratamento, comprei um frasco spray de 60ml. Devo usar ele todo 2 vezes ao dia?
# calvicie 06-04-2013 16:57
gostoria de saber mais sobre esse produto
# tatiane eustaquio 28-05-2013 01:57
bom,tenho 30anos e desde dos meus 17anos sofro com a queda permanente dos meus fios ,como mulher posso afirmar que nada dói tanto pra min, pois todos sabem que a beleza da mulher se destaca nos cabelo,ainda mais quando me lembro dos meus cabelos tão cheios e agora tão ralos que cabem todinho na minha mão,estou desesperada para participar dessa pesquisa como cobaia ,choro todos os dias e só penso em morrer de tanta tristeza que tenho ao me olhar no espelho eu peço pelo amor de deus se alguém puder me ajudar ,eu serei grata por quantos dias eu viver !!!me ajudem por favor.
# roberto lira 21-06-2013 00:04
gostaria de saber como compra e o preço¨tenho trinta e seis anos e desde dos meus 16 anos que venho percebendo que meus cabelo vinha caindo mas nuca fis nada
# gilmar 30-06-2013 22:15
descobri uma planta... conheci uma pessoa que nunca tinha nascido cabelo e ela ja tinha 11 anos quando usou e nasceu cabelo... eu sou bem calvo desde os trinta anos,,, e comecei a usar ja tem 5 meses e meu cabelo esta nascendo estou procurando um laboratorio que tenha interesse em fazer algus testes nessa plata... fazer uma pesquisa...
# Diego M 12-08-2013 12:01
Gostaria muito de comprar esse Produto ou até mesmo ser cobaia humana , pois a queda de cabelo
ta mi deixando com a alta estima muito baixa.se alguém souber de alguma coisa entre em contato no meu é-mail
# ANDRADE 07-09-2014 18:50
OLA GOSTARIA DE SABER SOBRE QUAL O MEDICAMENTO QUE MAIS DA RESULTADO PARA NASCER CABELOS NA AREA CALVA E QUAL O PREÇO DO MENOR CUSTO E LOCAL DE IMPLANTE CAPILAR MEU E-MAILL É
E ONDE EU POSSO COMPRAR O ASTRESSIN B
DESTE JA AGRADEÇO