Ibuprofeno reduz o risco de desenvolver Mal de Parkinson

ibuprofeno-medicament-parkinsonOs adultos que tomam regularmente ibuprofeno, um anti-inflamatório, têm 27% menos riscos de desenvolver a doença de Parkinson, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira.


"Não há remédio para a doença de Parkinson, então a possibilidade de que o ibuprofeno, um medicamento relativamente não tóxico, possa ajudar a proteger contra esta doença é apaixonante", afirmou o médico Alberto Ascherio, professor de epidemiologia e nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (Massachussets, nordeste), um dos coautores da pesquisa.

O Mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa que causa rigidez muscular, dificuldade para iniciar movimentos, falta de equilíbrio e lentidão nas ações voluntárias.

Os neurologistas consideram que o ibuprofeno reduz a inflamação no cérebro que poderia contribuir para o desenvolvimento da doença.

O estudo foi publicado na versão on-line da revista Neurology, da Academia americana de neurologia.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram os dados médicos provenientes de 98.892 enfermeiras e de 37.305 homens, também profissionais de saúde.

Fonte: AFP Notícias

 

O Ibuprofeno

 

ibuprofeno-medicamentoO 'ibuprofeno' é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não esteróides (AINE) sendo também analgésico e antipirético, utilizado frequentemente para o alívio sintomático da dor de cabeça (cefaleia), dor dentária, dor muscular (mialgia), moléstias da menstruação (dismenorreia), febre e dor pós-cirúrgica. Também é usado para tratar quadros inflamatórios,Hemorroidas, como os que apresentam-se em artrites, artrite reumatóide (AR) e artrite gotosa. O seu nome vem das iniciais do ácido iso-butil-propinóico-fenólico.

O ibuprofeno atua inibindo as ciclooxigenases e evitando assim a consequente formação de mediadores pró-inflamatórios.

Comentários  

# Maria Rita Santos 19-07-2012 10:20
minha mãe tomou ibuprofeno para dores na região do quadril e joelho sentiu-se bem, eu sou filha vou tomar para dor nas costas espero melhorar. Responderei depois com melhoras com fé em Deus. Abraços
# Diviane da Passos 06-03-2013 10:46
Tomei o ibuprofeno e fiquei com muita dor de estômago e vômito,a dor foi a noite toda.abraços