Dois novos medicamentos para tratar a Hepatite C são aprovados

vertex-medicamento-hepatite-incivekA FDA (Food and Drug Administration) aprovou o medicamento Incivek  da Vertex Pharmaceuticals Inc. 's para tratamento da hepatite C, tornando-se o segundo novo medicamento a ser aprovado nas duas últimas semanas.


Incivek é um medicamento muito aguardado, que deverá ter vendas anuais na casa dos bilhões. Seu uso é indicado para pacientes que têm algum dano no fígado decorrente da hepatite C que não foram tratados, ou não foram curados por outras drogas. A posologia do Incivek é de duas pílulas três vezes ao dia.

A empresa de Cambridge, Massachusetts, iniciou uma campanha nacional para aumentar a conscientização sobre a doença antes da aprovação Incivek, segundo a assesoria da empresa o Incivek estará disponível nas farmácias americanas ainda no final desta semana.

A empresa diz que um custo de 12 semanas de tratamento vai custar 49.200 dólares, em comparação com US $ 30.000 para terapias convencionais.

A hepatite C é uma doença infecciosa que se espalha através do sangue, incluindo pelo compartilhamento de agulhas ou ter relações sexuais com uma pessoa infectada. Segundo a Vertex aproximadamente 4 milhões de pessoas nos EUA têm a doença, e muitas pessoas não sabem que estão infectadas. A hepatite C pode causar danos ao fígado, cirrose, insuficiência hepática ou câncer.

Incivek e a Victrelis da Merck & Co. 's , foram aprovado nos início deste mês, são os primeiros tratamentos descobertos em 20 anos para a doença que atinge o fígado.

Em ensaios clínicos, os pacientes foram tratados com uma combinação de Incivek e terapias padrão por 12 semanas. Eles continuaram o tratamento padrão por 36 semanas, mas muitos deles foram curados dentro de 24 semanas. Vertex disse aproximadamente 79 por cento dos pacientes previamente não tratados foram curados após o tratamento com Incivek. A droga também foi muito mais eficaz em pacientes que tiveram uma recaída, teve alguma resposta, mas não uma cura, ou não tinha resposta a outras drogas.

 

Mecanismo de Ação

 

Ambos Incivek e Victrelis bloqueiam uma enzima que ajuda o vírus a se reproduzir. Incivek é visto por analistas de Wall Street como a mais eficaz das duas drogas e espera ter vendas maiores. Victrelis é um comprimido que deve ser tomado três vezes por dia.

Os efeitos secundários mais comuns do Incivek são fadiga, comichão, náuseas, diarréia, vômitos, alterações do paladar, e os problemas anal ou retal. Os efeitos colaterais mais sérios incluem erupções cutâneas, anemia, baixa contagem de células vermelhas do sangue, e defeitos de nascimento em mulheres grávidas.

Os tratamentos-padrão - incluindo o uso de interferon peguilado de drogas injetáveis ​​e ribavirina pílula - pode causar sintomas semelhantes aos da gripe, que pode durar meses, mas menos da metade dos pacientes são curados.

Vertex possui os direitos de comercialização na América do Norte para Incivek, também conhecido como telaprevir, e está buscando aprovação para comercialização em outros países através de parcerias, incluindo um acordo com a Johnson & Johnson. A companhia disse que tem uma equipe de 115 pessoa vendedores para apoiar a droga, e dará Incivek gratuitamente para pessoas sem seguro de saúde e renda familiar anual inferior a US $ 100.000. Ele também irá cobrir algumas co-pagamento ou custos de co-seguro.

As ações da Vertex subiram 65 centavos, ou seja 1,2 por cento, a 55,65 dólares na negociação final da tarde do dia de anuncio da aprovação do Incivek. 


Fonte: As informações são do Jornal ABC de Chicago - EUA

Comentários  

# Francisco Pereira do 05-06-2011 12:43
Tenho hepatite c genotipi 1,como farei para comprar este novo medicamento,ten ho urgencia.
# Equipe Pfarma 06-06-2011 11:41
Olá Francisco e Shirlei,

Não se preocupem com medicamentos novos, pois estes ainda não possuem eficácia e segurança testados no Brasil. Continuem o tratamento que estão recebendo no SUS que são padronizados e os mais adequados e reconhecidos pelas equipes médicas brasileiras.