Tratamento do Câncer de Mama com T-DM1 tem bons resultados

tdm1-medicamento-cancerUm novo medicamento é a esperança das mulheres que sofrem de câncer de mama o T-DM1 (conhecido também como trastuzumab-DM1 ou emtansine trastuzumab). O T-DM1 é um medicamento injetável que atua como uma vacina atando de forma seletiva as células cancerígenas. A vantagem desse novo tratamento é que ele não possui tantos efeitos colaterais como a quimioterapia.

O medicamento é uma terapia de primeira linha em doença HER2-positiva metastático. O T-DM1 é o primeiro de um novo tipo de tratamento para o câncer usando  anticorpos. Ele une duas drogas existentes com o objetivo de disponibilizar ambas as drogas, especificamente às células cancerosas: trastuzumab, um anticorpo monoclonal que ataca as células que produzem proteína HER2, e o DM1, um agente quimioterapico.

O anticorpo (trastuzumab) se liga às células do câncer HER2-positivo, e bloqueia o  controle de sinais que fazem o câncer crescer e ao mesmo tempo promove sinalização para o sistema imunológico do corpo atacar as células. Então, uma vez T-DM1 é absorvido nas células cancerosas, ele é projetado para destruí-las, liberando o DM1.


mecanismo-de-acao-medicamento-t-dm1

Uma reportagem apresentada pelo Jornal Nacional da Rede Globo mostrou esse novo medicamento. Durante a reportagem também foram exibidas informações a respeito da cirurgia plástica de reconstrução da mama e também demonstrou a dificuldade das brasileiras de conseguirem atendimento para realizar a mamografia no SUS.

Comentários  

# lindomarcos 17-01-2012 21:03
gostaria de saber se esse tratamento está sendo feito pelo sus ou em algum hospital de brasilia
# leninha 16-08-2012 00:04
gostaria de saber se esse novo tratamento contra cancer de mama T-DM1 está sendo feito em algum hospital ou Centro de Pesquisa no Estado de São Paulo.
Como fazer para ser voluntária desse novo tratamento.
# cleia bet baumgarten 12-10-2014 13:12
Boa tarde!
minha irma esta precisando deste medicamento e não esta conseguindo . Onde pode ser adquirido, ou como?
Grata
Cleia