Farmacopeia Brasileira 5º Edição

farmacopeia_brasileiraO Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lança, nesta terça-feira (14/12), a mais nova edição da Farmacopeia Brasileira (FB). O lançamento oficial da quinta edição da FB será realizado às 14h, no Auditório da Anvisa, em Brasília.

A Farmacopeia Brasileira é o Código Oficial Farmacêutico do País, que estabelece os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para a saúde, por exemplo.


O código contém 592 monografias, sendo que 367 destas fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). A quinta edição da FB revoga as quatro edições anteriores e será publicada também em meio eletrônico, o que vai facilitar as revisões e atualizações posteriores.

Desde a criação da Anvisa, a Agência assumiu a gestão da Farmacopeia Brasileira. A edição lançada nesta terça-feira representa uma revisão de todas as monografias e métodos farmacêuticos contidos na publicação. Para sua elaboração, o trabalho contou com a participação de 225 pessoas, entre membros acadêmicos, representantes da indústria farmacêutica, Anvisa, Ministério da Saúde, entre outros.

O lançamento da 5ª edição da FB ocorre durante o 2º Simpósio Internacional e 4º Encontro Nacional da Farmacopeia Brasileira. O encontro, que começou nesta segunda-feira (13/12), reúne representantes das farmacopeias americana, europeia, argentina, paraguaia e uruguaia.

 

Histórico da Farmacopéia Brasileira

 

A primeira edição da Farmacopeia Brasileira foi publicada em 1926. A primeira edição da FB equiparava-se às farmacopéias dos países tecnologicamente desenvolvidos, porém diferenciava-se das demais por já conter descrições de mais de 200 plantas medicinais, a maioria delas de origem brasileira.

A segunda edição da Farmacopeia Brasileira foi publicada em 1959 e a terceira saiu em 1976. Em 1988, foi publicada a quarta edição que foi atualizada por vários fascículos até 2005.

 

Fonte: Imprensa/Anvisa

Comentários  

# jefferson m. feitosa 09-08-2011 23:23
Boa noite, gostaria de saber por quê o CRF não registra técnicos em farmácia?
pois estou pensando emdesistir do curso técnioco por esse motivo.