Anvisa aprova antimicrobiano genérico Colistimetato de Sódio

colistimetato de sodio

A Anvisa concedeu o registro para o medicamento genérico Colistimetato de Sódio.  O medicamento foi autorizado na forma pó estéril, que pode ser utilizado como solução injetável e para nebulização.

O Colistimetato de Sódio é um antibiótico que pertence a um grupo denominado polimixinas. É indicado para o tratamento de infecções agudas ou crônicas devidas a linhagens sinsíveis de certos bacilos gram-negativos.

É particularmente indicado quando a infecção é causada por linhagens sensíveis de Pseudomonas aeruginosa. Estas infecções incluem: infecções do trato respiratório inferior e do trato urinário, onde outros antibióticos não possuem eficácia devido à resistência ou são contra-indicados.

O Colistimetato de Sódio também é indicado para o tratamento por nebulização de colonização e infecções pulmonares causadas por Pseudomonas aeruginosa suscetível, em pacientes com fibrose cística.

 

Mecanismo de ação do Colistimetato de Sódio

O Colistimetato de Sódio é um antibiótico polipeptídico cíclico, derivado do Bacillus polymixa var. colistinus e pertence ao grupo das polimixinas. Os antibióticos polimixínicos são agentes catiônicos que agem danificando a membrana celular. Os efeitos fisiológicos resultantes são letais para as bactérias. As polimixinas são seletivas para as bactérias Gram-negativas que possuem uma membrana exterior hidrofóbica.

 

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Devido aos efeitos do Colistimetato de Sódio na liberação de acetilcolina, relaxantes musculares não despolarizantes (usados na anestesia geral em cirurgias) devem ser usados com extremo cuidado já que os seus efeitos poderão ser prolongados.

O uso concomitante do Colistimetato de Sódio com outros medicamentos que são nefrotóxicos ou neurotóxicos (cefalotina sódica, aminoglicosídeos, relaxantes musculares não despolarizantes, gentamicina, amicacina, netilmicina e tobramicina) devem ser somente administrados com grande cuidado, pois podem aumentar o risco de problemas renais.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Fábio Reis
Author: Fábio ReisWebsite: https://linkedin.com/in/fabiolreis
Fundador do Pfarma. Possui registro como Jornalista MTB 39014/RJ e Farmacêutico CRF-RJ 14376.