Comunicado: falta do medicamento Berotec no Mercado

boehringer ingelheim


A Boehringer Ingelheim do Brasil comunica que o medicamento Berotec® Solução Gotas, indicado para o resgate da crise de asma em adultos e crianças, está em falta no mercado. Isto se deve à escassez da matéria-prima importada, bromidrato de fenoterol, e a expectativa é que esteja disponível na Alemanha ainda no primeiro semestre deste ano para a consequente produção no Brasil e a comercialização até o final do segundo semestre de 2015.

Durante esse período, é recomendado que os pacientes em uso de Berotec® Solução Gotas entrem em contato com seus médicos em caso de necessidade, pois apenas esses profissionais podem avaliar a melhor alternativa terapêutica.

Todas as áreas da companhia estão comprometidas em resolver a questão e fazer o possível para normalizar a distribuição do medicamento o quanto antes. Vale ressaltar que essa circunstância não comprometeu o abastecimento de Berotec® aerossol, que permanece disponível para compra.

 

Mais informações sobre o produto:

BEROTEC® (bromidrato de fenoterol) é um broncodilatador eficaz para uso em asma aguda e em outras condições com constrição reversível das vias aéreas tais como bronquite obstrutiva crônica com ou sem enfisema pulmonar. Após a administração oral, BEROTEC® (bromidrato de fenoterol) age dentro de poucos minutos, com uma duração de ação de até 8 horas. Após a inalação de bromidrato de fenoterol em doenças pulmonares obstrutivas, a broncodilatação ocorre dentro de poucos minutos. O efeito broncodilatador dura 3 -5 horas.

BEROTEC solução (gotas) pode ser administrado por via oral ou diluído para inalação.

Uso inalatório (inalação):

Para tratamento sintomático da crise aguda de asma e outras enfermidades com constrição reversível das vias aéreas tais como bronquite obstrutiva crônica e profilaxia da asma induzida por exercício, a posologia indicada para crianças menores de 6 anos é de se 50 mcg de bromidrato de fenoterol por kg de peso corporal por dose, e não mais que 0,1 mL (2 gotas) por dose, até 3 vezes ao dia, a ser administrado unicamente sob supervisão médica.

A dose recomendada deve ser diluída até um volume final de 3-4 ml de soro fisiológico e nebulizada e inalada até esgotar toda a solução. Não diluir o produto com água destilada.
O tratamento sempre deve ser iniciado com a menor dose recomendada e, se necessário, a dose pode ser repetida após intervalos de 4 horas, no mínimo.

Uso oral:

Como tratamento sintomático da crise aguda de asma e outras enfermidades com estreitamento reversível das vias aéreas, por exemplo, bronquite crônica, se a opção de tratamento por inalação não puder ser considerada.

A posologia recomendada para crianças encontra-se abaixo:
– Crianças de 6 a 12 anos: 10 gotas (2,5 mg), 3 vezes ao dia.
– Crianças de 1 a 6 anos: 5 a 10 gotas (1,25 a 2,5 mg), 3 vezes ao dia.
– Crianças de até 1 ano: 3 a 7 gotas (0,75 a 1,75 mg), 2 a 3 vezes ao dia.

Com 128 anos — 58 deles no Brasil —, a Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais companhias farmacêuticas do mundo e possui grande tradição na área respiratória. A empresa se coloca à disposição para demais esclarecimentos por meio de seu SAC: 0800 701-6633.

 

Boehringer Ingelheim

O Grupo Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo. Com sede em Ingelheim, na Alemanha, a companhia opera globalmente com 142 afiliadas e com um quadro de mais de 47.400 funcionários. Há 128 anos, a empresa familiar mantém o compromisso com pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de novos medicamentos de alto valor terapêutico para a medicina humana e veterinária. Em 2013, a Boehringer Ingelheim obteve vendas líquidas de cerca de 14,1 bilhões de euros e investiu 19,5% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento.

A responsabilidade social é um elemento importante da cultura empresarial da Boehringer Ingelheim, o que inclui o envolvimento global em projetos sociais como o "Mais Saúde" e a preocupação com seus colaboradores em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e o equilíbrio entre as obrigações de carreira e a vida familiar formam a base da gestão da empresa, que busca a proteção e a sustentabilidade ambiental em tudo o que faz.

No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui um escritório em São Paulo e uma fábrica em Itapecerica da Serra. Há 58 anos no País, a companhia estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população.

Fonte: Comunicado - Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica