Nova Apresentação de Botox chega ao mercado

O medicamento irá facilitar a prática clínica do médico e beneficiará pacientes com disfunções urinárias e neurológicas.


botoxA partir de março, médicos de todo o Brasil terão à sua disposição uma nova apresentação de BOTOX®, marca registrada da Allergan com indicação para o tratamento de sete diferentes disfunções urológicas e neurológicas. O BOTOX® 200 unidades chega ao mercado para proporcionar maior comodidade, praticidade na diluição do medicamento, diminuição no uso de insumos como seringas e agulhas, além de redução de espaço para o armazenamento do medicamento.

Com o dobro de doses em relação ao frasco tradicional, o BOTOX® 200 unidades tem exatamente o mesmo princípio ativo, a mesma composição biológica, qualidade e potencialidade encontradas na apresentação de 100 unidades. Para facilitar a diferenciação entre as apresentações de 100U e 200U, a Allergan desenvolveu uma identidade visual específica. O frasco de 200U tem cartucho, rótulo e, principalmente, a tampa cor de laranja para que possa ser facilmente distinguida do frasco de 100U que tem tampa roxa.

Segundo a fisiatra Dra. Matilde Spósito, membro do Grupo de Bloqueios Químicos do Instituto de Medicina de Reabilitação da USP – Hospital Lucy Montoro, a nova apresentação da Toxina Botulínica tipo A possibilitará ao médico facilidade na preparação do produto. “Em reabilitação motora, por exemplo, muitas vezes são necessárias altas doses da toxina. Nesse caso, utilizaremos menos frascos e teremos mais praticidade no processo de diluição.” explica a especialista.

Já na área de urologia, para os casos de bexiga hiperativa neurogênica - quando a disfunção é causada por problemas ligados ao sistema nervoso ou lesões, a praticidade será ainda maior. “A nova apresentação facilitará o preparo das injeções por ser a dose exata recomendada para este tipo de tratamento, além de reduzir insumos hospitalares como seringas e agulhas, pois em vez de serem utilizados dois frascos de Toxina Botulínica, passa-se a utilizar apenas um”, assinala o urologista, doutor em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dr. José Carlos Truzzi.

Com este lançamento, BOTOX® será a única marca a ter esta apresentação disponível no mercado, passando a oferecer aos médicos duas apresentações: 100 e 200 unidades.

Diferenças entre as toxinas - BOTOX® (toxina botulínica do tipo A) é uma marca registrada da Allergan e um produto biológico com características específicas, como indicações, dosagem, tempo de resposta, duração de efeito, entre outros, devido ao processo de fabricação, tipo de cepa utilizada e envase.

Medicamentos biológicos são únicos e não podem ser usados como produtos genéricos ou biossimilares. As demais marcas de toxina botulínica disponíveis no mercado brasileiro possuem diferentes indicações, efeitos e dosagens aprovadas pela Anvisa tanto no uso cosmético como terapêutico.

 

Allergan

Com mais de 60 anos de experiência, a Allergan, indústria farmacêutica com sede em Irvine, Califórnia, investiga, desenvolve e comercializa produtos nas áreas de oftalmologia, dermatologia, cirurgia plástica, intervenções cirúrgicas em obesidade e outras áreas de especialização que satisfazem necessidades médicas e melhoram a qualidade de vida dos pacientes.