Acordo com a Roche permitirá que Farmanguinho produza o medicamento Micofenolato de Mofetila

coletiva-farmanguinhos-fiocruz-micofenolato-mefotilaUm acordo fechado na última quarta-feira, 30 de março, entre Farmanguinhos e a farmacêutica Roche permitirá que o Brasil passe a produzir o medicamento Micofenolato de Mofetila, indicado contra a rejeição de órgãos transplantados, principalmente rins.


 

Já em 2011 Farmanguinhos fornecerá ao Sistema Único de Saúde (SUS) 9 milhões de comprimidos. Em 2010, o Ministério da Saúde gastou mais de R$ 15 milhões na aquisição do medicamento para pacientes transplantados.  Com a internalização de todo o processo de produção do medicamento, a estimativa é que o gasto anual do governo diminua nos próximos anos.

 

A partir de 2012, a Farmanguinhos produzirá 20 milhões de comprimidos do Micofenolato de Mofetila por ano. A parceria entre Farmanguinhos e a Roche também prevê intercâmbio de tecnologia para a produção de medicamentos contra câncer, doenças neurológicas e virais. Participaram da assinatura, na sede da Fiocruz, o presidente da Instituição, Paulo Gadelha, o diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, o presidente da Roche Mundial, Severin Schwane, e o secretário de ciência e tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.


Fonte:
Texto e Imagem Portal Farmanguinhos
Por Alexandre Matos