PFARMA

A+ A A-

Programa farmácia viva produz medicamentos fitoterápicos através do conhecimento popular

farmacia-viva-fitoterapiaA partir do conhecimento popular o Kairós produz medicamentos fitoterápicos com a supervisão de farmacêutica responsável e profissionais da própria população local treinados.

Em 2004 o Instituto Kairós criou o Projeto Farmácia Viva, que desenvolve na região de Nova Lima ações voltadas à valorização do uso e do conhecimento popular a respeito das plantas medicinais, da fitoterapia, além do fortalecimento da prática da segurança alimentar e da agricultura orgânica.

O trabalho é desenvolvido através do manejo sustentável dos recursos naturais garantindo a preservação do ambiente e a valorização das práticas culturais da região. O projeto, que desde 2009 conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima, tem como meta principal para os próximos dois anos, consolidar um Arranjo Produtivo Educativo Solidário no município, que tenha foco na sustentação do serviço de fitoterapia no SUS, fortalecido por uma rede colaborativa de desenvolvimento social, e validado por métodos científicos, pesquisa e desenvolvimento. Isso garantirá a matéria prima, a geração de renda dos grupos envolvidos, o fortalecimento dos conhecimentos tradicionais, a implantação do laboratório fitoterápico segundo normas da ANVISA e legislação pertinente, a capacitação das equipes das UBS ( unidades básicas de saúde) e a distribuição gratuita e prescrição dos medicamentos em todas as unidades básicas de saúde do município.

Em 2007, a tecnologia social Farmácia Viva recebeu uma certificação nacional concedida pelo Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil / Em 2008, recebeu o Prêmio Cultura e Saúde, pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Cultura e o Prêmio FINEP de Inovação em Tecnologia Social, que financiará a qualificação e o aprimoramento da iniciativa e sua reaplicação para outras realidades sócio econômicas.

A partir do beneficiamento de plantas medicinais, são produzidos sachês, tinturas, xaropes, pomadas e outras formas farmacêuticas fitoterápicas para distribuição gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do SUS do município de Nova Lima (condicionada à prescrição de profissionais legalmente habilitados), sob controle sistemático e acompanhamento.

Veja a reportagem abaixo sobre a Farmácia viva:


Cursos Online na Área de Farmácia

Pfarma © Portal Farmacêutico | 2006-2013. Todos os direitos reservados.