DrogaRaia e Drogasil divulgam plano de fusão

fusao-drogaraia-drogasilAtualizado em 4 de agosto de 2011.


Raia e Drogasil se associam para criar a Raia Drogasil s.a., a maior rede de drogarias e o 7o maior grupo varejista do Brasil em faturamento, com controle e gestão compartilhados

Com R$  4,1  bilhões de receita bruta  combinada, R$ 224 milhões de  “EBITDA”  nos 12 meses encerrados em 31 de março de 2011 e mais de 700 drogarias em nove unidades da federação,  nas quais se encontra aproximadamente  78% do mercado farmacêutico brasileiro, a RAIA DROGASIL nasce como o 7o maior grupo varejista do Brasil, segundo Exame Maiores e Melhores de 2010, e como a líder absoluta no mercado de drogarias do País. Sua participação de mercado combinada nos 12 meses encerrados em 31 março de 2011 foi de 8,3% do mercado farmacêutico brasileiro, segundo o “IMS Health”. 
 
A  RAIA DROGASIL  operará através das marcas  Droga Raia  e  Drogasil, duas marcas líderes,  com forte identidade, presença geográfica complementar  e forte potencial de crescimento.  Esta  combinação de ativos,  talentos  e competências  permitirá  à  RAIA DROGASIL capturar sinergias de forma a incrementar a competitividade das duas marcas perante os consumidores e a obter benefícios econômicos para a empresa, acionistas e consumidores.

Matéria de 1 de Agosto abaixo:

Tudo caminha para um desfecho favorável e o nascimento de uma gigante no Varejo Farmacêutico Brasileiro fruto da fusão da DrogaRaia com a Drogasil. O objetivo é uma associação de suas totalidades para formar uma gigante no mercado.

Segundo o ranking nacional de vendas do varejo farmacêutico organizado pela Abrafarma a Drogaria São Paulo aparece em primeiro lugar , o terceiro e quinto lugar correspondem respectivamente a Drogasil e DrogaRaia. Com a fusão a empresa provavelmente passará a primeiro do ranking.

Além de liderar o mercado nacional a fusão também brindará a empresa contra possíveis concorrentes, como é o caso de um possível investimento do grupo Alliance Boots no Brasil.


Nova companhia nascerá forte

A possível fusão entre a Drogasil e DrogaRaia formará uma companhia com mais de 700 lojas(dessas cerca de 480 estão localizadas em São Paulo) e com 4 bilhões de faturamento anual, o que vai representar cerca de 10% do mercado brasileiro.

Antes de ser confirmada a fusão o processo precisar ser autorizado pela CADE, mas tudo caminha para um desfecho favorável.

Ativos em Alta

(Bovespa: DROG3), quanto a DrogaRaia (Bovespa: RAIA3), que apresentam altas na cotações.

Ambas as empresas comunicaram aos seus acionistas por meio de nota o seguinte:

1. Drogasil e Raia vêm mantendo tratativas para a realização de uma associação entre as duas empresas, contemplando a reunião da totalidade de seus acionistas em uma única companhia, listada no Novo Mercado da BM&FBOVESPA. No contexto dessas tratativas, as duas companhias vêm estudando alternativas de estrutura para a operação, bem como negociando um acordo de associação, para regular seus termos e condições. Além disso, os acionistas que exercem o controle das duas companhias vêm negociando um acordo de acionistas.

2. A associação está sujeita à conclusão bem-sucedida das tratativas ora em curso entre as duas companhias e tais acionistas.

3. Drogasil e Raia manterão o mercado informado sobre a evolução das tratativas de associação ora em curso.

Sobre a Drogasil

drogasilA Drogasil S.A. é a terceira maior rede de drogarias no Brasil, no critério faturamento base ano de 2010 segundo o ranking da ABRAFARMA. A Companhia atua há 76 anos no mercado varejista de medicamentos e produtos de higiene e beleza no Brasil.

A atividade da Drogasil consiste no comércio varejista de produtos farmacêuticos e cosméticos, dentre eles: Medicamentos de Marca, Medicamentos Genéricos, Medicamentos OTC, produtos de higiene e beleza, cosméticos e Dermocosméticos, Compõem-se em aproximadamente 11.500 itens, adquiridos de mais de 330 fornecedores.

A Drogasil , segundo o relatório de distribuição publicado pelo instituto IMS Health , no critério acumulado 12 meses base março 2011, obteve participação de mercado no varejo de medicamentos à nível Brasil de 4,5%.

As vendas da Drogasil são realizadas atualmente por meio de 355 lojas em 91 municípios dos quais 214 localizadas no Estado de São Paulo, (133 na capital do Estado e região metropolitana da Grande São Paulo; 81 no interior e litoral do Estado).

Sobre a DrogaRaia

drogaraiaA Raia é a quinta maior rede de drogarias do País em termos de receita e a segunda maior rede em número de lojas, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, ou Abrafarma, relativo a 2010.

Em 2010, a Companhia atingiu o total de 350 lojas nos cinco maiores mercados farmacêuticos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, que totalizam 66,6% do mercado brasileiro, de acordo com o IMS Health.


 

Fonte: Pfarma - www.pfarma.com.br