Nota da Anfarmag sobre o ocorrido na Farmácia de Manipulação de Teófilo Otoni

anfarmagAs investigações promovidas pelas autoridades policiais e sanitárias para apuração de recentes óbitos ocorridos no município mineiro de Teófilo Otoni estão sendo acompanhadas com grande atenção pela Anfarmag – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, entidade que representa o segmento de farmácias de manipulação no país. A associação já adotou as seguintes medidas para esclarecer o caso para os seus associados e todos os públicos de interesse das farmácias de manipulação:


 

1. Solicitação ao Comitê de Ouvidoria e Ética da associação que requeira informações do ocorrido ao estabelecimento;

2. Ofício ao Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais para que adote as medidas pertinentes;

3. Solicitação de audiência com a vigilância sanitária do estado de Minas Gerais.

De acordo com as notícias veiculadas pela imprensa, uma das linhas de investigação promovida pelas autoridades é a eventual aquisição e consumo do medicamento Secnidazol 500mg supostamente preparado numa produção em desacordo com a legislação sanitária, o que descaracterizaria o processo de manipulação de medicamento em farmácia.

O processo de manipulação em farmácia está amplamente regulamentado pela legislação brasileira, sendo que a observância das normas sanitárias vigentes é garantia de segurança, eficácia e qualidade do medicamento manipulado. O segmento de farmácias de manipulação do país presta inestimável serviço à sociedade , é considerado como um dos mais relevantes do mundo, sendo o seu modelo utilizado como referência em diversos países.

 

POSICIONAMENTO DA ANFARMAG PARA A POPULAÇÃO

 

A Anfarmag enfatiza que:

. O fato em Teófilo Otoni trata-se de um caso isolado que não reflete a realidade das farmácias de manipulação brasileiras.

. A legislação sanitária do Brasil para as farmácias de manipulação é a mais rígida do mundo.

. Observadas as regras sanitárias, o processo garante a qualidade, segurança e eficácia dos produtos manipulados.

. As farmácias brasileiras são rigorosamente inspecionadas pela Vigilância Sanitária e suas licenças de funcionamento só são expedidas se todo o processo estiver em conformidade com as Boas Práticas de Manipulação em Farmácia.

. Em todas as farmácias de manipulação o Farmacêutico está presente supervisionando o processo e à disposição dos usuários para informações e orientações em saúde.

As farmácias de manipulação têm se destacado como um dos principais mecanismos para a manutenção e tratamento da saúde no Brasil, sendo objeto de reconhecimento pelas diversas esferas do Poder Público, pela comunidade médica e por toda a sociedade.

A Anfarmag é solidária aos familiares das vítimas e permanece acompanhando o caso e suas repercussões.

ANFARMAG

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FARMACÊUTICOS MAGISTRAIS 

Comentários  

# Robson lucas 29-12-2011 00:35
ESSA REPORTAGEM DEVE SER ENVIADA A REDE GLOBO DE TELEVISÃO PARA MOSTRAR AOS MESMOS A IMPORTÂNCIA DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA E TAMBÉM DE TODAS AS OUTRAS DA ÁREA DE SAÚDE NO PROCESSO TERAPÊUTICO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E NÃO APENAS UMA CLASSE DE PROFISSIONAIS QUE SE TUTELAM COMO DEUSES E QUE OS DEMAIS PROFISSIONAIS DEVEM ABAIXAR A CABEÇA E SÓ OBEDECE-LOS.