Venda de Medicamentos pela Internet em Portugal

infarmed-venda-medicamento-internet
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos da Saúde (Infarmed) de Portugal divulgou dados sobre a venda de medicamentos pela internet. Hoje são 72 farmácias autorizadas a dispensar medicamentos de venda sob prescrição médica através da internet e 4 que podem vender medicamentos Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP). Em abril de 2009 haviam apenas 17 farmácias autorizadas.


Há 3 anos atrás através de um parecer jurídico foi possível as farmácias portuguesa a venda de medicamentos pela internet e sua entrega a domicílio.

Esta modalidade de dispensação é importante para os clientes que por algum motivo não possam se deslocar até a farmácia para comprar o medicamento.

 

 

busca-farmacia-portugal-infarmed

Para assegurar a legitimidade das farmácias online a Infarmed disponibiliza em seu website uma lista das farmácias autorizadas a vender medicamentos pela internet em Portugal, a agência também está intensificando a cocientização da população e os cuidados necessários ao comprar medicamentos pela internet.

 

 

A entrega dos medicamentos ao domicílio deve ser feita sob a supervisão de pessoal qualificado, farmacêutico no caso de farmácia e de farmacêutico ou técnico de farmácia no caso de local de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica. Deve ester presente, em caso a entrega ao domicílio de medicamentos sujeitos a receita médica, é obrigatório a apresentação de receita médica.

Este fato de a entrega do medicamento apenas pode ser feita pelo farmacêutico no caso de medicamento sob prescrição médica garante a segurança do consumidor e no caso de medicamentos de venda livre o paciente terá seu medicamento entregue pelo técnico em farmácia.