Agência Européia de Medicamentos publica guia de metodologias para investigação em farmacovigilância

guia-metodologia-farmacovigilanciaA Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) e da Rede Europeia de Centros de Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância(ENCePP) publicaram o guia ENCePP sobre as normas metodológicas em farmacoepidemiologia. Uma importante ferramenta que analisa e dá acesso eletrónico direto com as orientações metodológicas para a investigação em farmacoepidemiologia e farmacovigilância.


O objetivo da iniciativa ENCePP é reforçar a monitoramento pós-registro de medicamentos, facilitando a realização de estudos multicêntricos, estudos independentes e cientificamente sólidos com foco na segurança e no equilíbrio de riscos e benefícios.

Em consonância com este objetivo, o novo guia fornece uma arquitetura estruturada para pensar e aprender sobre o projeto de estudos e métodos através da apresentação de recomendações acordadas internacionalmente e pontos-chave de orientações importantes, artigos publicados e livros didáticos.

A intenção do guia não é duplicar o texto de orientação existente, mas sim proporcionar ao pesquisador um único documento de visão geral e recursos da web, incluindo uma síntese das recomendações pertinentes.

O guia foi desenvolvido por um Grupo de Trabalho dedicado do ENCePP, composto por especialistas em pesquisa de farmacoepidemiologia e farmacovigilância e tem sido objeto de uma consulta pública.

Atualizações do documento eletrônico será realizada regularmente com vista a manter a natureza dinâmica do guia.


Clique aqui para acessar o Guia de Metodológias para investigação em farmacovigilância e farmacoepidemiologia.