Certolizumabe pegol é incorporado ao SUS para tratamento da doença de crohn

 doenca de Crohn


No Diário Oficial desta quinta-feira, 5 de janeiro, foi publicada uma boa notícia para pacientes que sofrem com a doença de crohn, uma nova opção de tratamento estará disponível no SUS, o medicamento certolizumabe pegol, que é incado para a doença de Crohn moderada a grave.

A doença de Crohn é um tipo de doença inflamatória intestinal (DII) que pode afetar qualquer parte do aparelho digestivo, desde a boca até ao ânus. Os sintomas geralmente incluem dores abdominais, diarreia (que pode conter sangue no caso de inflamações graves), febre e perda de peso.

Confira na íntegra a Resolução que inclui o medicamento:

"SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS


PORTARIA Nº 1, DE 4 DE JANEIRO DE 2017


Torna pública a decisão de incorporar o certolizumabe pegol para o tratamento da doença de Crohn moderada a grave, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
O SECRETÁRIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições legais e com base nos termos dos art. 20 e art. 23 do Decreto 7.646, de 21 de dezembro de 2011, resolve:
Art. 1º Fica incorporado o certolizumabe pegol para o tratamento da doença de Crohn moderada a grave, conforme Protocolo
Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
Art. 2º O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) sobre essa tecnologia estará disponível no endereço eletrônico: http://conit e c . g o v. b r / .
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


MARCO ANTONIO DE ARAUJO FIREMAN"

 

Fonte: Diário Oifical

           Wikipedia