A Síndrome do Ovário Policístico tem tratamento

ovario-policisticoDenominada por muitos como a “síndrome da mulher moderna” por sua incidência na atualidade, a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) atinge mulheres jovens, em idade reprodutiva, e caracteriza-se por um distúrbio hormonal que leva ao aparecimento de inúmeros cistos foliculares na superfície dos ovários, acarretando à elevação dos níveis de hormônio masculino (androgênios) no organismo feminino. Com isso, a mulher pode deixar de ovular todos os meses, apresentando as manifestações mais precoces do problema, que são: irregularidade menstrual, surgimento de acne e seborréia, aumento do volume de pelos no corpo (chamado hirsutismo) e cólicas exacerbadas. Com o passar do tempo, ainda podem surgir outras complicações como obesidade, resistência à insulina, diabetes mellitus (tipo 2), distúrbios psicológicos e comportamentais e aumento do risco cardiovascular. 


A SOP atinge de 4 a 7% das brasileiras. “O ovário policístico é uma síndrome da atualidade e pode estar associada a outras patologias como a síndrome metabólica e as dislipidemias (alterações dos níveis de gorduras no sangue)”, explica a Dra. Angela Maggio da Fonseca, professora associada e livre-docente da Disciplina de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Segundo a especialista, a SOP pode provocar a redução da fertilidade da mulher, sendo que  cerca de 15% dos casos de esterilidade feminina causada por problemas no ovário estão relacionados com ela. “Trata-se de uma das maiores causas de infertilidade por problemas ovarianos”, afirma a Dra. Angela Maggio da Fonseca. Mas essa não é uma situação irreversível.

O histórico médico revela que muitas mulheres acabam engravidaram espontaneamente. Mesmo aquelas que não conseguem uma gestação de forma espontânea, podem engravidar após um período de tratamento com medicamentos específicos e indutores de ovulação.
De acordo com a professora Dra. Angela, o diagnóstico da síndrome é clínico, sendo confirmado a partir da ausência de ovulações mensais e sinais de aumento do hormônio masculino no organismo.  Contudo, para a comprovação da patologia é necessário realizar os exames complementares de ultrassonografia e a dosagem hormonal. “O diagnóstico é feito pelo médico através da análise do histórico da paciente, exame físico geral e ginecológico e, obviamente, confirmado pelos exames laboratoriais”, sustenta a especialista.

 

A Síndrome do Ovário Policístico tem tratamento

A partir do diagnóstico positivo, o médico define junto com a paciente o tratamento que será seguido.  Caso a intenção seja a melhora do ciclo menstrual e da pele, pode-se optar por métodos de tratamento hormonal que apresentem em sua formulação substâncias androgênicas, como o acetato de ciproterona ou a drospirenona (princípios ativos de dois dos produtos da Bayer Schering Pharma, Diane®35 e Yaz®). Quando a mulher deseja engravidar, o tratamento pode abranger medicamentos indutores da ovulação. No entanto, para todos os casos, algumas medidas são essenciais: orientação para uma dieta saudável, rotina de atividades físicas e cuidados estéticos (depilação e tratamentos da acne), que contribuem para a melhora dos aspectos físicos e psicológicos relacionados à SOP.

Para as pacientes acima do peso, emagrecer é muito importante para o sucesso do tratamento. “Muitas vezes, apenas com a redução da massa corpórea é possível reverter o quadro de disfunção hormonal e normalizar o ciclo menstrual”, ressalta a Dra. Angela Maggio da Fonseca.

Comentários  

# simoni hudorovich 13-10-2011 16:31
ola, tenho 38 anos, e tenho este problema des dos 14 anos , quero saber se ainda poso ter esperanças de que um dia avera cura para mim . desde ja obrigado!!
# Analety egg de Campo 05-11-2011 13:07
Minha filha tem 18 anos e tem ovario policistico sério. Já faz tratamento a 2 anose não obteve melhora, pelo contario: está engordando, colesterol alto, glicose alta, acne não desaparece, instabilidade de humor. estou preocupada. Queria levaá-la num bom especialista. Por morar no interior ainda não encontrei um.Me ajudem, obrigada.
# Flávia-Madeira 22-03-2012 15:25
Tenho uma amiga que tem, Síndrome do Ovário Policístico, porém ela tem intolerancia a hormônio, como ela pode obter uma tratamento, sem poder tomar anticoncepciona l?
# silvia regina 07-09-2012 18:24
tenho isso não posso tomar anticoncepciona l, estou com a menstruação esta desregulada, sinto dores e com seborreia que chega a da ferida na cabeça. O que posso fazer?
# Paula Franciele 19-12-2012 13:41
ola!tenho sop queria saber um medico especialista aqui em Porto Alegre RS poque ja faz 2 anos q estou tentando engravidar e nada cada vez fico mais gorda estou preucupada,pore m nao fiz nenhum tratamento
# valney 13-01-2013 10:45
tenho óvario policistico quero engravidar e não consigo qual seria tratamento para mim
# leticia araujo 04-02-2013 18:39
ola, descobri a pouco tempo que tenho esse problema e gostaria muito de engravidar, qual o tratamento mais indicado?
# maraisa 08-10-2013 13:35
ola eu descobri que tenho sop e tenho mto desejo de ser mae sou nova tenho apenas 22 anos mais meu noivo quer mto um filho ainda nao contei sobre isto pois fazia tratamento com diminut e parei a pouco tempo ele ainda nao sabe sobre este diagnostico gostaria de saber um hospital apropriado onde eu possa fazer um tratamento...na o gostaria de me tratar em qualquer local pois a saude hoje em dia esta a desejar entao desde ja agradeço a atençao
# Roseane 15-11-2013 14:15
Olá tenho 28 anos é tenho ovarios policisticos à 13 anos,sou casada à sete anos,venho tentando engravidar mas nada até agora,qual tratamento é mas indicado nesse caso,tenho pressa para engravidar pois é meu sonho ser mãe,tenho medo de nunca engravidar.
Me ajudem por favor. desde já obrigado
# Daiane Spalla 26-01-2014 22:23
Olá tenho 25 anos e ha 6 meses começei com o tratamento da sop mas quero mto engravidar e nao consigo.pois fiquei muito tempo sem menstruar ai comecei a tomar o provera e o metformina pra menstruação descer e tbm estou acima do peso..sera que consigo engravidar???? desde ja obrigada
# rosimeire 14-02-2014 13:43
Ola! tenho 29 anos e descobri q tenho OVÁRIO POLICÍSTICO e comecei a fazer tratamento, me surgiu uma duvida muito importante estou com minha menstruaçao a quase oito dias, podem me dizer se pode se estender e ate quantos dias? Porque começo a ficar preocupada. desde ja agradeço.
# Rosangel 05-07-2014 01:24
Eu também tenho descobri quando tinha 16 anos hoje estou com 29 anos e faz 1 ano e 2 meses quer minha mostra n vem o mês quer vem vou começa meu tratamento se deus quiser ,também estou acima do pessoas estou tentando emagrecer mais ha uma dificuldade muito grande ave .mas meu ginecologista mim passou uma grande confiança .bju.