pos-graduacao-instituto-rene-rachouDe ordem do Senhor Diretor do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR), da Fundação  Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Dr. Rodrigo Corrêa Oliveira, e de acordo com a legislação em vigor, torno público, para conhecimento dos interessados, que as inscrições para os  exames de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ciências da  Saúde – curso de Mestrado e Doutorado, estarão abertas no período de 01 de outubro de 2010 a 29 de outubro de 2010.


 

 

INSCRIÇÃO

De 01 de outubro de 2010 a 29 de outubro de 2010.
Todas as informações sobre as inscrições poderão ser obtidas no endereço eletrônico da Plataforma SIGA (http://www.sigass.fiocruz.br). Os candidatos  deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível  neste endereço. Posteriormente, o formulário deve ser impresso, assinado e encaminhado  através dos  Correios ou pessoalmente

 

Mestrado Acadêmico

O Mestrado tem por objetivo o aprofundamento técnico e acadêmico possibilitando a formação de docentes para o ensino superior e a pós-graduação lato senso, bem como o desenvolvimento de habilidades para executar pesquisas nas áreas de: Biologia Celular e Molecular, Saúde Coletiva, Doenças Infecciosas e Parasitárias e fazer a integração de conhecimentos nestas áreas, quando necessário.

Duração: Mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.
Número de Créditos: 24 créditos.
Exigência: Defesa pública de dissertação.
Título obtido: Mestre em Ciências.

I – QUADRO DE VAGAS

Serão oferecidas 19 vagas, distribuídas em três áreas de concentração:
BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR  8
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS  7
SAÚDE COLETIVA 4
(01  vaga para subárea Educação em Saúde, 02 para Epidemiologia e 01
para Antropologia Médica) 

 

Doutorado

O Doutorado tem como objetivo o desenvolvimento de habilidade para conduzir pesquisas originais e independentes nas áreas de: Biologia Celular e Molecular, Saúde Coletiva, Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Duração:Mínima de 24 meses e máxima de 48 meses.
Número de Créditos: 48 créditos.
Exigência:Defesa pública de tese.
Título obtido:Doutor em Ciências. erão oferecidas 17 vagas, distribuídas em três áreas de concentração:

BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR 8
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS 6
SAÚDE COLETIVA 3*
(01 vaga para Epidemiologia, 01 para Antropologia Médica e 1 vaga para educaçãoem saúde)
*Incluído uma vaga

 

Áreas de Concentração

Biologia Celular e Molecular

A área de concentração Biologia Celular e Molecular engloba 374 projetos de pesquisa distribuídos em 4 linhas de pesquisa: (i) Imunologia das doenças infecciosas e parasitárias; (ii) Identificação de novas drogas e alvos através de bioprospecção, bioinformática, genômica e proteômica; quimioterapia experimental e mecanismos de resistência; (iii) Genética de populações e biologia molecular dos patógenos e seus hospedeiros; (iv) Genômica e bioinformática.

 

Doenças Infecciosas e Parasitárias

A área de concentração Doenças Infecciosas e Parasitárias engloba 42 projetos de pesquisa distribuídos em 6 linhas de pesquisa: (i) Biologia, comportamento e ecologia de vetores/transmissores; (ii) Diagnóstico de doenças infecciosas e parasitárias; (iii) Epidemiologia e controle de doenças parasitárias; (iv) Interação parasito-hospedeiro; (v) Pesquisa clínica em morbidade/evolução e terapêutica de doenças infecciosas e parasitárias; (vi) Quimioterapia experimental das doenças infecciosas e parasitárias e resistência de vetores/transmissores.

 

Saúde Coletiva

A área de concentração Saúde Coletiva engloba 20 projetos de pesquisa distribuídos em 2 linhas de pesquisa: (i) Educação em Ambiente e Saúde; (ii) Epidemiologia e Antropologia do Envelhecimento.

 

Linhas de Pesquisa

 

Area de Concentração: Biologia Celular e Molecular

Genética de populações e biologia molecular dos patógenos e seus hospedeiros.

Genômica e bioinformática

Identificação de novas drogas e alvos através de bioprospecção, bioinformática, genômica e proteômica; quimioterapia

Imunologia das doenças infecciosas e parasitárias

 

Doenças Infecciosas e Parasitárias

Biologia, comportamento e ecologia de vetores/transmissores

Diagnóstico de doenças infecciosas e parasitárias

Epidemiologia e controle de doenças parasitárias

Interação parasito-hospedeiro

Pesquisa clínica em morbidade/evolução e terapêutica de doenças infecciosas e parasitárias

Quimioterapia experimental das doenças infecciosas e parasitárias e resistência de vetores/transmissores

 

Saúde Coletiva

Educação em Ambiente e Saúde

Epidemiologia e Antropologia do Envelhecimento

 

 

Apresentação do Instituto de Pesquisas René Rachou (IRR)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) do Instituto de Pesquisas René Rachou (IRR) teve início em 2003 com a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o ingresso das primeiras turmas de mestrado e doutorado. Atualmente, o programa está vinculado à área de avaliação Medicina II e possui conceito 5 junto à CAPES.

O programa apresenta três áreas de concentração: Biologia Celular e Molecular (BCM), Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) e Saúde Coletiva (SC).

Os objetivos do curso de Mestrado são: o aprofundamento do conhecimento técnico e acadêmico em Ciências da Saúde, possibilitando a formação de docentes para o ensino superior e a pós-graduação Lato sensu, e o desenvolvimento de habilidades para executar pesquisas nas áreas de concentração do programa.

O Doutorado tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades para conduzir pesquisas originais de forma independente nas áreas de concentração do programa.

O corpo docente é formado por 28 docentes permanentes, dos quais 17 (61%) são bolsistas de produtividade do CNPq, além de 10 colaboradores. O quadro de professores vem sendo ampliado, pois houve recentemente o ingresso de 12 novos pesquisadores/doutores na instituição através de concurso público e alguns desses pesquisadores já se encontram engajados na pós-graduação ministrando disciplinas e estão começando a orientar estudantes pelo programa.

 

 Endereço do Instituto:

Av. Augusto de Lima, 1715 Barro Preto Belo Horizonte MG Brasil Cep: 30190-002
Tel.: 55 0xx31 33497799 Fax: 55 0xx31 3295 3115 www.cpqrr.fiocruz.br/posgraduacao/cienciasdasaude