Butantan

O centro de Excelência para Descoberta de Novos Alvos (CENTD), uma nova parceria entre a FAPESP, Glaxo-Smith Kline (GSK) e o Instituto Butantan, tem uma posição de pós-doutorado disponível no Laboratório CENTD do Instituto Butantan, em São Paulo, Brasil.

O bolsista terá a oportunidade de trabalhar na identificação de alvos moleculares e de vias de sinalização relacionados a processos inflamatórios em osteoartrite, artrite reumatoide, remodelagem tecidual e câncer, doenças metabólicas e neurodegenerativas, utilizando como ferramentas toxinas de animais venenosos.
Como requisitos, o candidato deve ter doutorado em Química, Bioquímica ou áreas correlatas, ter pelo menos dois artigos como primeiro autor em revistas internacionais, motivação para resolver problemas biológicos complexos no campo da descoberta de alvos moleculares.

Também deve ter experiência comprovada na preparação de amostras (extração de proteínas, digestão em solução e in-gel, derivatização química, metabólica, dessalinização, descomplexação de amostras de proteínas e peptídeos por cromatografia de troca iônica e fase reversa) para as análises proteômicas a partir de abordagens do tipo shotgun bottom-up, incluindo as técnicas de DDA, DIA, PRM e SRM para caracterização e quantificação de proteínas alvo. O candidato deverá ter experiência conceitual e prática em sistemas de nano-cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas de alta resolução e análise dos dados gerados pela plataforma de LC-MS/MS, preferencialmente no uso dos instrumentos EASY-nLC1200 (Thermo Scientific) acoplado ao espectrômetro de massas Q Exactive Plus (Thermo Scientific). Preferencialmente serão selecionados os candidatos que dominem as principais ferramentas de busca em banco de dados para as análises direcionadas ao estudo de proteomas (MaxQuant, Skyline, Mascot, TPP, Sequest, etc.). Experiência em bioinformática também é desejada.

Inglês fluente (comunicação e escrita), além da capacidade de trabalhar em um time interdisciplinar são requisitos essenciais.

Os candidatos interessados devem apresentar seus pedidos incluindo: carta de apresentação descrevendo realizações de pesquisa, curriculum vitae e duas cartas de recomendação. Por favor, enviar os documentos para Dra. Ana Marisa Chudzinski Tavassi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Essa oportunidade está aberta a candidatos de todas as nacionalidades. O candidato selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 7.174,80 mensais e um fundo de contingência de pesquisa, equivalente a 15% do valor anual da bolsa e que deve ser gasto em itens diretamente relacionados às atividades de pesquisa.

Aqueles que precisarem se deslocar para a cidade onde está localizada a sede da instituição de pesquisa podem solicitar o benefício de assistência financeira de instalação, compreendendo:
- Uma taxa mensal adicional a ser paga juntamente com o primeiro mês da bolsa;
- Custos de transporte, se houver deslocamento por distância superior a 350km (visite http://www.fapesp.br/270).

Prazo para candidaturas: 30 de julho de 2018.

Data de início: 03 de setembro de 2018.

Duração: Inicialmente 2 anos, com opção de prorrogação.