Estão disponíveis os editais de seleção para mestrado e doutorado do Programa em Associação Ampla de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS).


Ao todo, são 11 vagas para o curso de mestrado e 10 vagas para o doutorado. O programa foi desenvolvido numa parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), UFRJ, UFF e Uerj. As inscrições para os processos de seleção iniciam em 19 de março e podem ser feitas na secretaria do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ) ou pelo Correio. As aulas têm início previsto para agosto de 2012. Todas as informações sobre a bibliografia e outras referentes ao curso podem ser acessadas no edital.

A seleção para o mestrado conta com prova de conhecimento de Língua Inglesa e prova escrita com base na bibliografia indicada. Esta etapa é eliminatória e classificatória. Candidatos com nota acima de sete (7,0) serão selecionados para entrevista com a comissão de seleção. As vagas para o mestrado estão divididas entre as instituições de ensino superior (IES), envolvidas da seguinte maneira: 2 (duas) para a UFRJ, 2 (duas) para a Uerj, 4 (quatro) para a UFF e 3 (três) para a Fiocruz. Os alunos selecionados farão matrícula em uma das IES associadas. Todas as provas serão realizadas no Iesc/UFRJ.

Já a seleção para o doutorado será realizada em três etapas. Além da prova de conhecimento de Língua Inglesa e da prova escrita com base na bibliografia indicada, o candidato também realizará prova de Língua Espanhola. As vagas para o doutorado estão divididas entre as instituições de ensino superior (IES), envolvidas da seguinte maneira: 3 (três) para a UFRJ, 2 (duas) para a Uerj, 4 (quatro) para a UFF e 1 (três) para a Fiocruz. Os alunos selecionados farão matrícula em uma das IES associadas. Todas as provas serão realizadas no Iesc/UFRJ). Os alunos selecionados farão matrícula em uma das IES associadas. Todas as provas serão realizadas no Iesc/UFRJ.

O objetivo deste programa de pós-graduação é preparar profissionais das mais diversas áreas, especialmente das ciências da saúde, biológicas, agrárias, das engenharias, humanas e sociais para o exercício da docência em bioética na identificação de questões de pesquisa na área, no manejo de métodos adequados para tratá-las, assim como para atuarem como consultores de serviços, unidades e instituições de saúde. O curso de mestrado terá a duração máxima de dois anos, e o de doutorado quatro anos.

A secretaria do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ) funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 16h, localizada na Praça Jorge Machado Moreira 100, na Ilha do Fundão - Cidade Universitária, Rio de Janeiro. As inscrições feitas pelos Correios serão aceitas, desde que postadas via Sedex, até o dia 20 de abril de 2012 para o Iesc/UFRJ. O programa não se responsabiliza por eventuais atrasos dos Correios.

Fonte: ENSP - Fiocruz