mestrado-doutorado-ipec-fiocruzEstão abertas as inscrições do processo seletivo para mestrado acadêmico e doutorado em pesquisa clínica em doenças infecciosas do Instituto de Pesquiosa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz). Candidatos têm até 14 de setembro para se cadastrar on-line na Plataforma Siga.


O programa de pós-graduação tem como objetivo desenvolver uma visão integral da pesquisa clinica, por meio do estudo multidisciplinar das doenças virais, bacterianas, parasitarias e fúngicas, em especial, HIV/Aids, HTLV e suas manifestações clínicas, micobacterioses, doença de Chagas, leishmanioses e micoses sistêmicas.

Os cursos começam em 2013 com regime de tempo integral, com duração de 24 a 48 meses.

 

PROCESSO SELETIVO MESTRADO ACADEMICO E DOUTORADO – 2012/2013

 

           O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pesquisa Clinica em Doenças Infecciosas do Instituto de Pesquisa Clinica Evandro Chagas (IPEC) da FIOCRUZ tem como principal objetivo a formação de pesquisadores e docentes de alto nível cientifico no campo das doenças infecciosas, capacitando os seus alunos para o planejamento e desenvolvimento de investigações em áreas de fronteira do conhecimento, bem como para a concepção e a implementação de novas estratégias metodológicas, processos e produtos. Os futuros Mestres e Doutores obtêm conhecimento abrangente, através de um programa interdisciplinar, que proporciona a inserção do aluno em projetos colaborativos de pesquisa e em redes internacionais e nacionais de pesquisa, através da integração com outros cursos da Instituição, do País e do exterior. Os alunos são capacitados para publicar os resultados de suas pesquisas sob a forma de artigos em revistas cientificas de excelência e impacto internacional.

O Programa apresenta proposta abrangente, interdisciplinar e multiprofissional na pesquisa clinica em doenças infecciosas, buscando a excelência na ciência, na tecnologia e na inovação. Tem por objetivo desenvolver uma visão integral da pesquisa clinica, através do estudo multidisciplinar das Doenças Virais, Bacterianas, Parasitarias e Fúngicas, em especial, HIV/AIDS, HTLV e suas manifestações clínicas, Micobacterioses, Doença de Chagas, Leishmanioses e Micoses Sistêmicas. Busca com esta perspectiva o equacionamento de problemas científicos desafiadores associados ao surgimento, evolução e estratégias de enfrentamento, prevenção e controle das doenças infecciosas, em 12 linhas de pesquisa e apoiado por 25 redes colaborativas de pesquisa internacionais e nacionais.

Regime: Tempo integral, com duração máxima de 24 a 48 meses.

Área de Conhecimento: Medicina 1.

Público-alvo: Mestres e Doutorado com Graduação em Medicina, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Medicina Veterinária, Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia e outras áreas afins. Graduados em outras áreas não relacionadas à saúde deverão ter Mestrado em Epidemiologia ou Saúde Pública ou áreas afins.

Coordenação: Cristina de Albuquerque Possas

Inscrição e seleção:

As inscrições serão realizadas online por meio da Plataforma SIGASS, no menu inscrição, selecionando a Unidade Instituto Pesquisa Clinica Evandro Chagas IPEC, onde os candidatos devem preencher o formulário eletrônico de inscrição. O formulário preenchido deve ser impresso em PDF, assinado pelo candidato e enviado, juntamente com a documentação exigida para a inscrição, via Correios (SEDEX) ou entregue pessoalmente, no período das 09h às 16h, no endereço constante nesta pagina.

Período de Inscrição: 06 de agosto a 14 de setembro de 2012.

Os cursos iniciam o ano de 2013 atualmente com um quadro de pelo menos 30 docentes permanentes e 15 docentes colaboradores. Ha 07 disciplinas obrigatórias (Mestrado), e 05 disciplinas obrigatórias (Doutorado) oferecidas regularmente e 17 disciplinas eletivas, totalizando um quadro de 29 disciplinas.

Fonte: Fiocruz