doutorado-mestrado-biologia-molecular-celularDo dia 1 a 5 de outubro, serão realizadas as inscrições para o processo seletivo 2013 de Doutorado e Mestrado Acadêmico da pós-graduação Strico sensu em Biologia Celular e Molecular. O programa tem como principal objetivo a formação de recursos humanos de alto nível científico e capacitar os graduandos para o planejamento e desenvolvimento de pesquisas, novas metodologias e produtos na área da Biotecnologia. Os futuros Mestres e Doutores obtêm conhecimento multidisciplinar e abrangente na sua área de trabalho, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa e da integração com outros cursos da Instituição.


O destaque para candidatos formados em farmácia fica para a linha de pesquisa Farmacologia e imunologia que aborda os temas:

•  Inflamação, Fármacos e Produtos Naturais: Estudo da potencial interferência de produtos naturais sobre o desenvolvimento da resposta inflamatória de natureza imunológica ou não imunológica e análise da extensão da contribuição do sistema IgE-mastócito para a migração de leucócitos observada em reações de natureza alérgica; Analise do efeito de fármacos na infecção e inflamação por patógenos.

Toxinologia: Estudo da resistência de certos animais aos venenos de serpentes e caracterização das frações protéicas responsáveis pela atividade antiofídica.

•  Imunofarmacologia: Estudo dos mecanismos fisiopatológicos a nível celular e molecular de patologias de origem infecciosa, alérgica ou degenerativa visando a melhor compreensão destas e a identificação de novos alvos terapêuticos, bem como o desenvolvimento de substâncias farmacologicamente eficazes no tratamento destas patologias.

Fisiologia e Farmacologia Celular e Neuro-Cardiovascular: Estudo da fisiopatologia de doenças do sistema cardiovascular e ao desenvolvimento pré-clínico de medicamentos cardiovasculares ; Estudo das alterações vasculares e celulares na resposta inflamatória alérgica.

Imunobiologia de órgãos linfóides: Expressão e papel funcional de ligantes e receptores de matriz extracelular no timo; Controle neuroendócrino sobre o timo; Alterações no timo e órgão linfoides periféricos em doenças infecciosas e imunodeficiências.

•  Mecanismos imunológicos envolvidos na patologia de doenças autoimunes, infecciosas e parasitárias: Estudos sobre os mecanismos imuno-reguladores durante o desenvolvimento de doenças infecciosas; Estudo da resposta imunológicas produzidas por vacinas (protéicas e DNA). Investigação dos processos imunoregulatórios envolvidos na patogênese de doenças infecciosas.

As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página do programa e na Plataforma SIGA.