Residência Multiprofissional em Saúde na UFS

ufs-farmaciaA Universidade Federal de Sergipe/Hospital Universitário abrem vagas para Residência Multiprofissional em Saúde.


A Universidade Federal de Sergipe/Hospital Universitário abrem vagas para Residência Multiprofissional em Saúde, na área de concentração em Saúde do Adulto e Idoso, Saúde Mental, Epidemiologia Hospitalar e em Área Profissional da Saúde na área de concentração em Enfermagem Obstétrica.

As provas serão realizadas no dia 1 de dezembro de 2013. Os aprovados vão iniciar a residência em 6 de março.

As inscrições poderão ser efetuadas  até o dia 14 de outubro via internet no link http://hospital.ufs.br/conteudo/concurso-resid-ncia-multiprofissional-inscri-es-abertas-4244.html

O valor da inscrição é de R$: 150,00.

residencia-farmacia-ufs


Mais informações no edital à seguir.

 

EDITAL No. 03/2013

SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE PERÍODO LETIVO DE 2014/2015

1. PREÂMBULO

1.1A Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde da Universidade Federal de Sergipe/, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Federal nº 11.129 de 30 de junho de 2005, Portaria interministerial MEC/MS nº 1.077, de 12 de novembro de 2009 e Resolução CNRMS nº 2, de 04 de maio de 2010, torna público a abertura de inscrições e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, na área de concentração em Saúde do Adulto e do Idoso, Saúde Mental, Epidemiologia Hospitalar e em Área Profissional da Saúde na área de concentração em Enfermagem Obstétrica.

1.2Os Programas foram autorizados e encontra-se em processo de credenciamento pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS).

1.3As informações pertinentes ao curso, bem como os requisitos e cronograma definidos para o processo seletivo são descritos a seguir.

2. DESCRIÇÃO, REGIME E DURAÇÃO DO PROGRAMA

2.1O curso de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde tem características de pós-graduação lato sensu, na modalidade de treinamento em serviço em unidade hospitalar envolvendo também atividades voltadas para a atenção básica em saúde.

2.2O curso terá duração de 02 (dois) anos (equivalente a uma carga horária mínima de 5.760 h), em regime de dedicação exclusiva e tempo integral (em conformidade com a Lei Federal nº 11.129 de 30 de junho de 2005, art. 13, parágrafo segundo); com uma carga-horária semanal de 60 h, distribuídas entre atividades teóricas, teórico-práticas (20% da carga horária total) e atividades práticas de formação em serviço (80% da carga horária total).

2.3As atividades práticas, para formação em serviço, serão realizadas sob supervisão de preceptores e desenvolvidas nas instalações do Hospital Universitário da UFS e na rede de saúde conveniada, para as áreas de concentração em: Saúde do Adulto e Idoso, Saúde

Mental, Epidemiologia Hospitalar. As atividades práticas da área de concentração Enfermagem Obstétrica serão desenvolvidas nas redes de saúde conveniadas e Maternidades Nossa Senhora de Lourdes e João Firpo (Santa Isabel).

2.4 As atividades teóricas serão desenvolvidas nas dependências do HU/UFS e nas instalações acadêmicas do Campus da Saúde e de São Cristovão da referida Universidade. As atividades são estruturadas de modo que possibilitem à formação e o treinamento inserido na rotina dos serviços, por meio de orientações específicas dos preceptores e tutores, seminários, sessões de estudos e discussões de caso, aulas dialogadas e expositivas e outras formas de ensino-aprendizagem.

3. CLIENTELA

3.1O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, na área de concentração em Saúde do Adulto e do Idoso é destinado aos profissionais graduados nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social, com graduação em nível superior obtida em Instituições de Ensino Superior (IES), em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

3.2O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, na área de concentração em Saúde Mental é destinado aos profissionais graduados nas áreas de enfermagem, farmácia e psicologia, com graduação em nível superior obtida em Instituições de Ensino Superior (IES), em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

3.3O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, na área de concentração em Epidemiologia Hospitalar é destinado aos profissionais graduados nas áreas de enfermagem, farmácia e nutrição, com graduação em nível superior obtida em Instituições de Ensino Superior (IES), em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

3.4O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, na área de concentração em Enfermagem Obstétrica é destinado aos profissionais graduados em enfermagem, com graduação em nível superior obtida em Instituições de Ensino Superior (IES), em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

4. CANDIDATO ESTRANGEIRO OU BRASILEIRO COM GRADUAÇÃO NO EXTERIOR:

4.1Os candidatos estrangeiros ou brasileiros com Graduação no Exterior poderão se inscrever e concorrer às vagas deste processo seletivo, desde que atendam os dispositivos do presente Edital, bem como a legislação em vigor, em especial à Resolução CNE/CES nº 01, de 28 de janeiro de 2002, alterada pela Resolução CNE/CES nº 8, de 04 de outubro de 2007.

4.2Neste caso, além da documentação exigida neste Edital, o candidato deverá apresentar cópia e original do diploma obtido, revalidado por Universidade Pública Brasileira, na forma da lei e, se estrangeiro, também deverá apresentar cópia e original

do visto de permanência, proficiência da língua portuguesa comprovada por instituição oficial (CELPE-BRAS) e registro no respectivo Conselho Profissional Regional.

5. DA INSCRIÇÃO

5.1 Antes de inscrever-se, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos constantes neste Edital do Concurso.

5.2.A inscrição deverá ser efetuada, exclusivamente, via internet através do endereço eletrônico http://www.hospital.ufs.br no período compreendido entre 8h do dia 29 de outubro de 2013 e 17h do dia 05 de novembro de 2013, considerando-se o horário de Aracaju e seguindo as orientações ali contidas.

5.3.Para efetuar a inscrição é imprescindível, o número do Documento de Identidade, o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

5.4.Imediatamente após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá, no mesmo endereço eletrônico, imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento no período de 29 de outubro a 06 de novembro de 2013, em qualquer agência do Banco do Brasil, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

5.5.A inscrição cujo pagamento for efetuado após o dia 06 de novembro de 2013, não terá validade.

5.6.Em hipótese alguma haverá devolução da taxa de inscrição.

5.7.Só será aceito pagamento da taxa de inscrição através da Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no endereço eletrônico http://www.hospital.ufs.br.

5.8.A Coordenação da COREMU da UFS não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica tais como falhas de comunicação e/ou congestionamento nas linhas de comunicação que impossibilitem a transferência de dados.

5.9.O simples preenchimento do formulário de inscrição pela Internet não gera ao candidato qualquer direito ou expectativa em relação à participação no concurso.

5.10.A efetivação da inscrição fica condicionada a confirmação do recolhimento da taxa de inscrição junto ao Banco do Brasil.

5.11.Somente terá validade o comprovante de pagamento da taxa de inscrição que constar o código de barras da Guia de Recolhimento da União (GRU) com o CPF do candidato.

5.12.As informações prestadas no preenchimento do formulário de inscrição são da exclusiva responsabilidade do candidato.

5.13.A inscrição, mesmo deferida e regularizada, tem caráter condicional, podendo ser cancelada a qualquer tempo desde que verificadas falsidades ou inexatidões nas informações prestadas pelo candidato.

 

5.14.O candidato deve guardar em seu poder o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

5.15.O candidato só poderá realizar uma única inscrição e após a finalização do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição não será permitida a modificação da opção de programa. Não serão aceitas reclamações posteriores.

5.16.Confirmação da Inscrição - O candidato deverá a partir do 5º dia útil após o pagamento da sua inscrição e até o dia 14 de novembro de 2013 verificar a confirmação da sua inscrição no endereço eletrônico http://www.hospital.ufs.br e, se for o caso, neste período, resolver as situações pendentes na secretaria COREMU situada à Rua Cláudio Batista nº 505, Bairro Palestina, na cidade de Aracaju/SE, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, considerando-se o horário de Aracaju. Não serão aceitas reclamações posteriores.

5.17.Cartão de Identificação - O candidato deverá no período de 18 a 22 de novembro de 2013, acessar o endereço eletrônico http://www.hospital.ufs.br para imprimir o Cartão de Identificação que lhe dará conhecimento e acesso ao local de realização das provas. Neste cartão, o candidato deverá colar foto (papel fotográfico), tamanho 3x4, recente e em condições de identificar o candidato, preferencialmente com data do ano de 2012 ou 2013, sendo que o mesmo será retido pelo fiscal de sala no dia da prova. Em hipótese alguma, o candidato terá acesso ao local de realização das provas sem o Cartão de Identificação com foto.

6. DAS OPÇÕES DE PROGRAMA E NÚMERO DE VAGAS

1. SAÚDE DO ADULTO E IDOSO

Código

Especialidade

No. de vagas autorizadas

No. de vagas ofertadas (2014)

       

101

Enfermagem

04

04

       

102

Farmácia

04

04

       

103

Fisioterapia

04

04

       

104

Nutrição

04

04

       

105

Odontologia

04

04

       

106

Psicologia

04

04

       

107

Serviço Social

04

04

       
 

2. SAÚDE MENTAL

Código

Especialidade

No. de vagas autorizadas

No. de vagas ofertadas (2014)

       

201

Enfermagem

02

02

       

202

Farmácia

02

02

       

203

Psicologia

02

02

       

3. EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR

Código

Especialidade

No. de vagas autorizadas

No. de vagas ofertadas (2014)

       

301

Enfermagem

02

02

       

302

Farmácia

02

02

       

303

Nutrição

02

02

       

4. ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

Código

Especialidade

No. de vagas autorizadas

No. de vagas ofertadas (2014)

       

401

Enfermagem

04

04

       

.

     

7. DA SELEÇÃO E PROVAS

7.1.O processo de seleção constará das seguintes etapas, a saber; 1ª Etapa – Prova escrita (caráter eliminatório)

2ª Etapa - Análise de Currículo (caráter classificatório)

7.2.DA PROVA ESCRITA: A Prova escrita será realizada no dia 24/11/2013 (domingo), das 09h às 12h (Horário de Aracaju), no local descrito no cartão de identificação, com duração de 03 (três) horas, para todos os candidatos.

7.3.Não se admitirá a entrada no local de realização das provas de candidato que não estiver munido de seu Cartão de identificação, com foto, gerado pelo candidato no endereço eletrônico http://www.hospital.ufs.br, sendo que o mesmo será retido pelo fiscal de sala no dia da prova.

7.4.Os portões de acesso aos locais de realização das provas serão fechados às 9 horas, não sendo permitido o ingresso de qualquer candidato após esse horário.

7.5.Será eliminado do Concurso o candidato que marcar suas respostas na Folha de Respostas cujo número não coincida com o seu número de ordem.

7.6.. Em nenhuma hipótese, o candidato poderá realizar suas provas fora dos locais previamente estabelecidos.

7.7.O candidato que sair do local de realização do exame, qualquer que seja o motivo, encerrará sua participação na prova.

7.8.Os gabaritos das provas serão divulgados através do endereço eletrônico http://www.hospital.ufs.br no máximo 5 horas após o seu encerramento.

7.9.Reclamações concernentes ao gabarito das provas só serão aceitas até 48

(quarenta e oito) horas após a sua divulgação.

7.10.Nos dias de prova o candidato será identificado através da fotografia, assinatura e/ou impressão digital.

7.11.Durante a realização das provas o candidato não poderá estar de posse de telefone celular, gravador, receptor, pagers, notebook, máquina fotográfica ou equipamento similar nem usar chapéu, boné, gorro, sob pena de ser eliminado do concurso.

7.12.O candidato que se recusar a entregar a Folha de Resposta e o Caderno de Questões ao término do tempo destinado para a realização das provas será eliminado do Concurso.

7.13.A Coordenação da COREMU, a qualquer momento, poderá utilizar detectores de metal para verificação de porte de equipamentos eletrônicos, principalmente na ida do candidato ao banheiro.

7.14.O candidato deverá permanecer obrigatoriamente na sala de provas por, no mínimo, uma hora e meia após o início das provas.

7.15.Os três últimos candidatos presentes à prova em cada sala só poderão retirar-se juntos, assinando, na ocasião, o Formulário de Ocorrência e a Lista de Presença.

7.16.Se, a qualquer época, mesmo depois da matrícula, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, que o candidato utilizou documentos ou informações falsas, ou outros meios ilícitos, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do Concurso.

7.17.A prova escrita constará de 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha, sendo 20 questões referentes a conteúdos de Saúde Pública e Saúde Coletiva, comum a todas as áreas/categorias profissionais, e 40 (quarenta) questões específicas de cada categoria profissional (ver conteúdo programático no ANEXO III).

7.18.Será excluído/eliminado da 1ª. Etapa da seleção o candidato que:

a)Por qualquer motivo não comparecer à seleção na data especificada para realização da prova escrita;

b)For surpreendido, durante a realização da prova, em comunicação com outro candidato;

c)Ausentar-se do local da prova sem o acompanhamento do fiscal;

d)Não atingir 50% de acertos nas questões referentes à Saúde Pública e Saúde Coletiva, e 50% de acertos nas questões específicas de cada área na prova escrita.

7.19.A Convocação dos candidatos classificados para a 2ª. Etapa do processo de seleção será publicada e divulgada no dia 12/12/2013, no seguinte endereço eletrônico http://www.hospital.ufs.br e no mural da Residência Multiprofissional no HU/UFS.

7.20.Os candidatos convocados para 2ª Etapa deverão entregar na secretaria da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU /UFS) situada à Rua Cláudio Batista nº 505, Bairro Palestina na cidade de Aracaju/SE no Terceiro andar do Hospital Universitário (HU):

a)Curriculum vitae com cópia atualizada e encadernada dos certificados. A cópia dos certificados deverá ser numerada e ordenada na sequência dos itens constantes no ANEXO I.

b)Planilha Eletrônica para avaliação do Curriculum vitae disponível no endereço eletrônico http://www.hospital.ufs.br A planilha deve ser preenchida pelo candidato de acordo com as instruções de preenchimento constantes no anexo II. Após o preenchimento, a mesma deverá ser impressa de forma a garantir a legibilidade dos dados, rubricada em todas as páginas, assinada na última página pelo candidato e anexada à encadernação do currículo e cópia dos certificados.

c)Cópia da planilha em CD ou DVD.

8. DA ANÁLISE DO CURRÍCULO

8.1.A avaliação curricular será realizada no dia 13/12/2013.

8.2.Somente participarão da 2ª etapa do concurso os candidatos aprovados na 1ª etapa, até o limite de 03 (três) vezes o número de vagas especificadas neste edital, respeitada a ordem de pontuação obtida na prova escrita.

8.3.Na análise do currículo serão avaliados somente os itens autodeclarados, documentados, comprovados e pontuados pelo candidato no ato da entrega.

8.4.Os critérios de avaliação do curriculum vitae encontram-se especificados no Anexo I deste Edital.

9. DOS CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

9.1.Os critérios de pontuação obedecerão aos seguintes pesos:

a)Prova Escrita- Peso 8,0

b)Análise de Currículo - Peso 2,0

9.2.Para a classificação final será aplicada uma média geral ponderada com os seguintes pesos para todas as áreas:

MG= [(PEx8) + (ACx2)] 10

MG: Média geral do candidato

PE: nota da Prova Escrita

AC: nota da Análise de currículo

9.3.A classificação dos candidatos aprovados far-se-á pela ordem decrescente das médias gerais dos candidatos.

9.4.Serão selecionados aqueles candidatos que, pela ordem decrescente de classificação, preencherem o número de vagas oferecidas por especialidade (área profissional), conforme especificado neste Edital.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

10.1.Nos casos de empate, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem:

a)Maior nota na prova escrita;

b)Maior nota na Prova de Saúde Pública e Saúde Coletiva;

c)O menor tempo de formação (prioridade aos jovens recém-formados - Lei Federal nº 11.129, 30 de junho de 2005);

d)O candidato com mais idade;

e)Persistindo o empate, será realizado um sorteio público na presença de pelo menos duas testemunhas que não tenham vínculo com o Programa.

11. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

11.1. As datas de realização das inscrições e sua homologação, das etapas do processo seletivo, bem como da divulgação dos respectivos resultados, constam no anexo IV deste Edital.

12. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL E CLASSIFICAÇÃO

12.1.O RESULTADO FINAL com relação da classificação será publicado em mural no hall da admissão de internamento do HU/UFS e através de lista classificatória a ser fixada no dia 20/12/2013, podendo ainda, ser obtido através da internet, no seguinte endereço: http://www.hospital.ufs.br. A COREMU/UFS, não prestará informações através de fax ou e-mail.

12.2.Nas listagens constarão os nomes dos candidatos aprovados, que serão classificados por ordem decrescente de pontos, por especialidade (área profissional).

13. DA INTERPOSIÇÃO DOS RECURSOS

13.1. Requerimentos de reconsideração e de recursos somente serão acolhidos se interpostos pelo candidato, ou seu representante legal, no prazo de 02 (dois) dias úteis, improrrogáveis, a partir da divulgação dos resultados, e deverão ser protocolados

obrigatoriamente na Secretaria do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, situada à Rua Cláudio Batista nº 505, Bairro Palestina na cidade de Aracaju/SE, 3º andar das 08h às 12h e das 13h às 16h (horário de Aracaju).

13.2.Os recursos deverão ser apresentados em petição assinada e datada pelo candidato ou seu procurador (procuração em anexo) contendo as razões de sua irresignação.

13.3.Se do recurso da prova escrita/gabarito resultar anulação de questão, os pontos correspondentes à questão serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

13.4.Se houver alteração do gabarito oficial preliminar, as provas serão recorrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

13.5.Não haverá pedido de reconsideração da decisão proferida pela banca examinadora em relação ao gabarito oficial definitivo.

13.6.Não serão aceitos recursos interpostos por via postal, fac-símile,e-mail, telegrama ou outro meio não especificado neste Edital.

13.7.Os resultados após recursos serão divulgados, a partir das 10h na secretaria da COREMU/HU e na internet http://www.hospital.ufs.br a partir das 15h (anexo IV)

14. DA MATRÍCULA

14.1.Os candidatos classificados no processo de seleção deverão realizar suas matrículas do dia 20/01/2014 a 24/01/2014, na secretaria da COREMU/UFS, das 9h às 12h, e das 13hàs 15h (Horário de Aracaju) apresentando:

a)03fotos 3/4 recente

b)Original com 02 (duas) Cópias: Carteira de Identidade, CPF, Carteira do Conselho Regional – SE (ou protocolo de inscrição), Inscrição no PIS/PASEP, Certidão de Nascimento dos filhos (se houver), Carteira ou Certificado de Reservista (se homem) e Título de Eleitor.

14.2.Será permitida a matrícula por procuração mediante instrumento de mandato, contendo firma reconhecida do candidato, acompanhada de cópia autenticada da Carteira de Identidade do candidato e apresentação da Carteira de Identidade do procurador. Deverá ser apresentada uma procuração para cada candidato, que será retida na COREMU/UFS.

14.3.Em caso de candidato estrangeiro será solicitado o visto de permanência no País.

14.4.O candidato que não se matricular no prazo previsto será considerado desclassificado, sendo convocado imediatamente o candidato aprovado na ordem seguinte de classificação que terá o prazo de 48 horas para apresentar-se munido dos documentos acima referidos.

14.5.Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes outros candidatos aprovados, sendo respeitada a ordem de classificação e o prazo estabelecido na Resolução CNRMS nº 03/2012.

14.6.Os candidatos desistentes deverão apresentar uma declaração de desistência em 02 (duas) vias na COREMU/UFS no dia da sua desistência.

14.7.Os candidatos matriculados deverão entregar obrigatoriamente até o dia 02/05/2014, na Secretaria da COREMU/UFS, caso no período de matrícula só tenha sido entregue o protocolo de inscrição ou de transferência, cópia da carteira do Conselho Regional Sergipe, referente à sua área profissional.

15 DO REGIME DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

15.1. O Programa de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da UFS será realizado em período integral de 60 (sessenta) horas semanais, estabelecido de acordo com a legislação específica da CNRMS.

15.2 Os residentes oficialmente matriculados iniciarão seus programas no dia 06/03/2014 (quinta-feira), e terão direitos a:

a)bolsa de estudo, atualmente, no valor de R$ 2.976,26, esclarecemos que este valor é determinado e pago pelo Ministério da Educação, não sendo o HU responsável pela sua fixação, reajuste ou outros ônus e benefícios;

b)um dia de folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias, a cada ano do programa;

c)alojamento durante os plantões;

d)alimentação.

15.3.São deveres dos residentes oficialmente matriculados:

a)cumprimento da carga horária de 60 horas semanais, que será distribuída de acordo com cada programa;

b)cumprir a legislação vigente, o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde em seu programa de educação permanente e as normas dos serviços que servem de campo de treinamento em serviço, dedicando-se com esmero e afinco a fim de adquirir habilidades, competências e conhecimentos científicos concernentes ao perfil do egresso, no sentido de promover e recuperar a saúde do ser humano, sob a orientação dos preceptores e tutores;

c)executar todas as atividades propostas pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde, concernentes às atividades práticas em serviço, aos módulos teóricos/teórico-práticos integrados, por Campos e Núcleos de Saber e Prática, trabalhos científicos e pesquisas, assim como participar dos processos de avaliação.

15.4.A bolsa está sujeita a retenção previdenciária nos termos da lei.

15.5.Em caso de desistência, desligamento ou abandono do programa por residente do primeiro ano, a vaga poderá ser preenchida até trinta (30) dias após o início do

 

programa, observando-se rigorosamente a classificação (Resolução nº - 3, de 16 de abril de 2012).

15.6 Os candidatos que ingressarem na Residência Multiprofissional ou em Área Profissional da Saúde após o prazo estipulado pela CNRMS, ou seja, 06/03/2014, só concluirão o Curso de Residência, após cumprir a carga horária estabelecida por lei, a despeito do recebimento da bolsa de estudos.

16. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1.Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo o candidato

que:

a)Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção;

b)Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital;

c)Não comparecer a quaisquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários previstos;

d)Não confirmar a sua matrícula no Programa, nas datas especificadas neste edital, no caso de ser selecionado;

16.2.Para preenchimento de vagas restantes a COREMU/UFS fará novas convocações somente via e-mail.

16.3.A documentação dos candidatos não aprovados permanecerá na Secretaria do Programa por um período de até 30(trinta) dias após a divulgação do resultado final. Findo este período, a documentação será inutilizada, salvo se o candidato providenciar envelope endereçado e pagamento das taxas postais para sua devolução via correio, ou recolher pessoalmente sua documentação.

16.4.Os resultados parciais, assim como outros comunicados que se façam necessários, serão divulgados na página eletrônica http://www.hospital.ufs.br

16.5.Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato declara que reconhece e aceita todas as normas estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde ao qual se inscreve.

16.6.Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção da COREMU.

Aracaju - Sergipe, 01 de outubro de 2013.

Maria Amenildes Silva Lima

Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Sergipe

 

ANEXO I

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO/PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

ATIVIDADES

1)Representação estudantil em órgão colegiado ou departamental na universidade: 3 pontos por atividade (máximo 3 pt)

2)Participação em entidade de representação estudantil (mínimo 1 ano): 3 pontos por atividade (máximo 3 pt)

3)Participação em comissão organizadora de Eventos acadêmicos: 1 ponto por evento organizado (máximo 2 pt)

4)Participação como Membro de Conselhos Municipais, Estaduais ou Locais de Saúde (mínimo 1 ano): 5 pontos por participação (máximo 5 pt)

5)Participação em Conferências Municipais, Estaduais ou Nacionais de Saúde: 2 pontos por participação (máximo 4 pt)

6)Monitoria em disciplina curricular (mínimo 1 ano): 2 pontos por monitoria (máximo 4 pt)

7)Estágio curricular não obrigatório (extracurricular) na área hospitalar, atenção básica ou saúde pública/saúde coletiva: 2 pontos por estágio (máximo 6 pt)

8)Bolsista de iniciação científica (certificado atestado pela IES): 2 pontos por ano (máximo 4 pt)

9)Aluno voluntário de iniciação científica (declaração da IES): 1 ponto por ano (máximo 2 pt)

10)Participação no PET: 2 pontos por ano (máximo 4 pt)

11)Participação em evento científico local (Congresso, Jornada, Simpósio, Semana Acadêmica, Seminário) com carga-horária mínima de 8 horas: 1 ponto por evento (máximo 4 pt)

12)Participação em evento científico nacional (Congresso, Simpósio, Jornada, Seminário) com carga-horária mínima de 24 horas: 2 pontos por evento (máximo de 4 pt)

13)Participação em evento científico internacional: 3 pontos por evento (máximo 6 pt)

14)Participação em oficinas de capacitação na área hospitalar, atenção básica ou saúde pública/saúde coletiva (carga-horária mínima: 8 horas): 1 ponto por oficina (máximo 3 pt)

15)Participação em cursos extracurriculares na área de formação do candidato (carga-horária mínima: 20 horas): 2 pontos por curso (máximo 4 pt)

16)Artigo publicado ou aceite de publicação em revista indexada: 3 pontos por publicação (máximo 9 pontos)

17)Artigo publicado ou aceite de publicação em revista não indexada: 1 ponto por publicação (máximo 3 pontos)

18)Trabalho apresentado em evento local/regional (pôster ou apresentação oral): 1 ponto por apresentação (máximo 3 pt)

19)Trabalho apresentado em evento nacional (pôster ou apresentação oral): 2 pontos por apresentação (máximo 6 pt)

20)Trabalho apresentado em evento internacional: 2 pontos por apresentação (máximo 4 pt)

21)Premiação em evento científico local/regional: 1 ponto por evento (máximo 2 pt)

22)Premiação em evento científico nacional: 2 pontos por evento (máximo 4 pt)

23)Premiação em evento científico internacional: 2 pontos por evento (máximo 4 pt)

24)Palestra proferida em evento científico/acadêmico: 1 ponto por palestra (máximo 3 pontos)

25)Participação em projetos e programas de Extensão Universitária (duração mínima de 1 ano, atestada pela IES): 2 pontos por participação (máximo 4 pontos)

 

ANEXO II

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DA PLANILHA PARA AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

A planilha de avaliação do curriculum vitaef oi elaborada usando o programa MS Excel, versão 2003 ou superior (executável em sistema operacional MS Windows XP ou Vista), podendo ser utilizada com qualquer programa compatível com este formato de arquivo.

A planilha apresenta a descrição de 25 itens/atividades, especificando a pontuação de cada item/atividade, incluindo a pontuação máxima.

1.Organizando a Numeração dos documentos do curriculum vitae

As cópias dos documentos comprobatórios devem ser claramente numeradas, consecutivamente com números inteiros iniciando em 1 (um), no canto superior direito e com caneta vermelha.

Os documentos devem estar organizados de forma a seguir a ordem em que cada um dos itens é apresentado na planilha de cálculo.

Documentos que não apresentarem numeração não serão considerados, assim como aqueles itens marcados na planilha e que não tenham o respectivo documento comprobatório.

Caso o documento comprobatório original esteja em mídia magnética ou ótica (disquete, CD ou DVD), deverá ser incluída a referida mídia original (ou cópia integral desta) além da versão impressa.

Documentos incorretamente assinalados na planilha serão desconsiderados.

Não devem ser incluídos documentos para os quais não haja pontuação prevista na planilha.

Não pode haver duplicidade de documentos, ou seja, um mesmo documento comprobatório não pode receber dois ou mais números diferentes.

No caso de documentos com mais de uma página, as páginas deverão conter o mesmo número.

2.Preenchendo a Planilha com a identificação do candidato

O candidato deve preencher inicialmente a célula de identificação “Nome do Candidato”

Figura 1. Identificação (preencher com o nome do candidato

 

3. Preenchendo os dados na planilha

Em seguida SOMENTE devem ser preenchidas as pontuações e incluídos os respectivos documentos comprobatórios, referentes aos itens constantes na Planilha de as pontuações especificadas (Figura 2).

Figura 2: Pontuações especificadas para cada item/atividade

3.1Itens gerais de preenchimento

No. de pontos: indicar no quadro a pontuação especificada para cada item/atividade (Figura 3).

Documento No: indicar nos quadros o número do respectivo documento comprobatório (Figura 4).

Figura 3. Preenchimento da pontuação em cada célula, para cada atividade.

Figura 4. Número do documento comprobatório.

Quando você preenche os números de pontos em cada célula, a planilha automaticamente calcula o total de pontos para o conjunto de itens/atividades (Figura 5)

Figura 5. Soma automática dos pontos para o conjunto de itens/atividades

Proceda ao preenchimento de cada item/atividade até o final da planilha

4.Finalização e impressão da planilha

Após o preenchimento da planilha, a mesma deverá ser impressa com qualidade que permita a legibilidade dos dados.

Rubrique todas as páginas e assine a última página da planilha impressa.

Os documentos comprobatórios devem ser anexados no curriculum vitae na ordem especificada e preenchida na planilha.

Cópia da planilha deve ser entregue em CD ou DVD no momento da inscrição no processo de seleção de acordo com o Edital.

Nenhum documento poderá ser anexado após a data limite de inscrição, sendo que os prazos para o recebimento da documentação constam no presente Edital.

ANEXO III

I. CONHECIMENTOS GERAIS

1.Legislação do SUS.

2.Constituição Federal de 1988, Lei 8080/90 e Lei 8142/90

3.Humanização e Acolhimento - Política Nacional de Humanização.

4.Políticas Públicas de Saúde no Brasil.

5.Vigilância à saúde.

II. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SAÚDE DO ADULTO E IDOSO

ENFERMAGEM

1.Ética, Bioética e Exercício Profissional.

2.Epidemiologia;

3.CCIH e Vigilância das Infecções Hospitalares

4.Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso (com vistas à promoção da saúde, prevenção, cura e reabilitação das doenças, abrangendo as emergências clínicas e o Estatuto do Idoso como Política Pública).

5.Educação em Saúde

FISIOTERAPIA

1.Métodos de avaliação e diagnóstico clínico-funcional.

2.Recursos, métodos e técnicas fisioterapêuticas (cinesioterapia, mecanoterapia, eletrotermofototerapia e terapia manual).

3.Critérios de indicação/condutas e orientações fisioterapêuticas aplicada à ortopedia, pneumologia, geriatria e neurologia.

4.Ética, deontologia e prática fisioterapêutica baseada em evidência.

5.Assistência fisioterapêutica na saúde coletiva e no gerenciamento dos serviços de saúde.

SERVIÇO SOCIAL

1.Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da profissão (FHTM);

2.Ética Profissional - fundamentos sócios históricos e legislação; Projeto Ético Político do Serviço Social;

3.Instrumentalidade;

4.Política Social;

5.Questão Social;

6.Questão Ambiental;

7.Estado, classe e movimento social;

8.Planejamento e Gestão Social;

9.Planos, Programas e Projetos Sociais;

10.Pesquisa em Serviço Social;

11.Consultoria e Assessoria;

12.Seguridade Social;

13.Interdisciplinaridade e intersetorialidade;

14.Trabalho com Famílias;

15.Gênero e Serviço Social;

16.Lei de regulamentação da profissão (8662/93);

17.Política Nacional de Estágio;

18.Lei 12.317/2010;

19.Política Nacional de Fiscalização;

20.Resolução CFESS 493/2006; Resolução CFESS 533/2008; Resolução CFESS 556/2009; Resolução CFESS 557/2009; Resolução CFESS 559/2009;

21.Legislação Social básica e suas atualizações: Constituição Federal de 1988; Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/1994); Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003); Lei de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência (Lei 10.048/00, Lei 10.098/00 e Decreto Lei 5296/04); Lei Orgânica da Assistência Social/LOAS (Lei 8.742/1993); Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Decreto 914/1993); Sistema Único de Assistência Social/SUAS (Lei 12.435/2011); Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA (Lei 8.069/1990); Política Nacional de Saúde Mental (Lei 10.216/2001); Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006);

22.Debate contemporâneo da profissão;

23.Capitalismo Contemporâneo, Neoliberalismo; Neodesenvolvimentismo.

PSICOLOGIA

1.Concepções de saúde e doença, de normal e patológico.

2.Práticas psicológicas no campo da saúde.

3.Semiologia dos transtornos mentais e raciocínio diagnóstico.

4.Concepções das neuroses, psicoses, perversões, e o campo da psicossomática.

5.Teorias e técnicas psicoterápicas.

6.Psicologia institucional.

7.Ética profissional e bioética.

ODONTOLOGIA

1.Odontologia em instituições públicas de saúde.

2.Odontologia e Sistema Único de Saúde.

3.Odontologia social e preventiva.

4.Clínica integrada em odontologia.

5.Diagnóstico bucal e tratamento

FÁRMACIA

1.Farmacotécnica hospitalar.

2.Farmacoterapia e toxicologia.

3.Farmacoepidemiologia e farmacovigilância.

4.Farmácia hospitalar: funções e atividades, gestão de recursos e insumos, aspectos logísticos e sistemas de distribuição de medicamentos.

5.Farmácia Clínica e atenção farmacêutica.

NUTRIÇÃO

1.Sistema Único de Saúde

2.Ética e Exercício Profissional

3.Avaliação Nutricional do Paciente Enfermo

4.Nutrição nas doenças do trato gastrointestinal, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, anemias, câncer, doenças renais, SIDA, doenças pulmonares em cirurgia, no trauma e nas doenças ósseas

5.Terapia Nutricional Enteral e Parenteral

III. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SAÚDE MENTAL

ENFERMAGEM

1.Política de Saúde Mental e o SUS

2.Reforma Psiquiátrica e a Participação da Equipe Multiprofissional

3.Assistência de Enfermagem (conduta dos profissionais) ao Paciente com Transtorno Mental.

4.Assistência de Enfermagem (conduta terapêutica dos profissionais) ao paciente em

uso de drogas lícitas e ilícitas

5.Tratamento psiquiátrico aos pacientes com Transtorno Mental

6.Assistência à família e sociedade

PSICOLOGIA

1.Concepções de saúde e doença, de normal e patológico.

2.Semiologia dos transtornos mentais e raciocínio diagnóstico.

3.Concepções das neuroses, psicoses e perversões.

4.Políticas públicas de saúde mental no Brasil.

5.Os dispositivos de atenção psicossocial.

6.Clínica da psicose e da toxicomania.

7.Clínica ampliada.

8.Psicologia institucional.

9.Ética profissional e bioética.

FÁRMACIA

1.Farmacotécnica hospitalar.

2.Farmacoterapia e toxicologia.

3.Farmacoepidemiologia e farmacovigilância.

4.Farmácia hospitalar: funções e atividades, gestão de recursos e insumos, aspectos logísticos e sistemas de distribuição de medicamentos.

5.Farmácia Clínica e atenção farmacêutica.

IV. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR

ENFERMAGEM

1.Ética e Bioética;

2.Epidemiologia;

3.Vigilância de Infecção Hospitalar

4.Tipos de Estudo (coorte; prevalência; caso-controle; ensaios clínicos)

5.Educação em Saúde

FÁRMACIA

1.Farmacotécnica hospitalar.

2.Farmacoterapia e toxicologia.

3.Farmacoepidemiologia e farmacovigilância.

4.Farmácia hospitalar: funções e atividades, gestão de recursos e insumos, aspectos logísticos e sistemas de distribuição de medicamentos.

5.Farmácia Clínica e atenção farmacêutica.

NUTRIÇÃO

1.Sistema Único de Saúde

2.Ética e Exercício Profissional

3.Avaliação Nutricional do Paciente Enfermo

4.Nutrição nas doenças do trato gastrointestinal, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, anemias, câncer, doenças renais, SIDA, doenças pulmonares, em cirurgia, no trauma e nas doenças ósseas

5.Terapia Nutricional Enteral e Parenteral

V. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

1.Processo de gestação, parturição e puerpério;

2.Intercorrências clínicas e obstétricas na gestação, no parto e puerpério.

3.Assistência à mulher vítima de violência; em situação de abortamento;

4.Prevenção de DST/AIDS.

5.Assistência ao recém-nascido, neonato e aleitamento materno.

 

ANEXO IV

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DA RESIDÊNCIA

MULTIPROFISSIONAL /2013

DATA

ETAPA

 

HORÁRIOS

       

29/10/13 a

Inscrições

 

09h do dia 29/10 às

05/11/13

   

17h do dia 05/11/13

       

24/11

Realização da prova escrita

 

09h às 12h

     

24/11

Divulgação do gabarito

--

       

26/11

Prazo final para interposição de recursos da prova

 

Até as 16h

 

objetiva

   
     

05/12

Divulgação do gabarito definitivo

--

       

05/12

Resultado dos recursos – secretaria da COREMU e na

 

10h

 

internet http://www.hospital.ufs.br

 

15h

     
     

05/12

Resultado da 1ª. Etapa

--

       

09/12

Prazo final para interposição de recursos do resultado

   
 

da 1ª. Etapa

   
       

12/12

Resultado dos recursos – secretaria da COREMU e na

 

10h

 

internet http://www.hospital.ufs.br

 

15h

     
       

12/12

Convocação dos classificados para a Entrega do

   
 

Currículo

   
     

13/12

Realização da análise de currículo

--

       

16/12

Resultado da 2ª. Etapa

   
       

18/12

Prazo final para interposição de recursos da análise de

   
 

currículo

   
       

20/12

Resultado dos recursos – secretaria da COREMU e na

 

10h

 

internet http://www.hospital.ufs.br

 

15h

     
       

20/12

Divulgação do Resultado Final publicado no mural do

 

A partir das 16h

 

hall do internamento do HU e pelo site

   
 

http://www.hospital.ufs.br

   
       

20/01/14 a

Matrícula

 

08h às 12h

24/01/14

   

13h às 16h

     
       

06/03/14

Início da Residência