Residência para farmacêuticos na ENSP/Fiocruz

ensp fiocruz


Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, com vagas para farmacêuticos, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


OBJETIVO DO CURSO

Promover o desenvolvimento de atributos à equipe multiprofissional de saúde de nível superior (assistente social, cirurgião - dentista, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista e psicólogo) para atuarem nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasf) com desempenhos de excelência nas seguintes áreas de competência: organização do processo de trabalho, cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo) e nos processos de educação e formação em saúde visando a melhoria da saúde e o bem estar dos indivíduos, suas famílias e da comunidade pautados em princípios éticos.

Os objetivos específicos são: capacitar os residentes para integrar as instituições de ensino e serviços de saúdepor meio de ações que visem a mudança das práticas de formação e atenção, da organização do processo de trabalho, do cuidado individual, coletivo e familiar, da formação e educação na saúde e da construção do conhecimento, a partir das necessidades dos usuários.


PERFIL DO CANDIDATO


Profissionais de nível superior: odontólogo, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, assistente social e psicólogo.

 

DESCRIÇÃO DO CURSO

O programa terá 2 (dois) anos de duração, em tempo integral, com atividades teóricas (20%) e atividades teórico -práticas de formação em serviço (80%).

A formação em serviço feita sob supervisão de preceptores é desenvolvida junto às equipes de saúde da família, dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/RJ) e nas Clínicas da Saúde da Família distribuídas em territórios inscritos na cidade do Rio de Janeiro.

As atividades teóricas e teórico-práticas são desenvolvidas, principalmente nas dependências da Ensp, sendo acompanhadas por docentes e pesquisadores.

Essas atividades são estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas dialogadas e expositivas e outras formas de ensino.

 

VAGAS

Serão oferecidas 35 (trinta e cinco) vagas, DISTRIBUÍDAS POR CATEGORIA, conforme descrito abaixo:

05 vagas para graduados em enfermagem

05 vagas para graduados em odontologia

05 vagas para graduados (bacharel) em psicologia

05 vagas para graduados em nutrição

05 vagas para graduados em serviço social

05 vagas para graduados (bacharel) em educação física

05 vagas para graduados (bacharel) em farmácia

 

REGIME E DURAÇÃO

-Período do curso: 01/03/2018 a 06/03/2020

-O curso possui carga horária total de 5760 (cinco mil , setecentas e sessenta) horas, com atividades de segunda -feira à sábado, em horário integral– 60 (sessenta) horas semanais.


INSCRIÇÃO


-O período de inscrição é de 07/07/2017 a 09/08/2017 acessando o site: www.sigals.fiocruz.br.