Residência para farmacêuticos - Governo da Paraíba

Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (Ses), por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), publicou no Diário Oficial da Paraíba desta sexta-feira (19) dois editais de processos seletivos para residência médica. As publicações apresentam as normas para o preenchimento das vagas.

O edital da seleção para residência médica no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HEETSHL), no Complexo de Pediatria Arlinda Marques (CPAM), no Hospital General Edson Ramalho, na Maternidade Frei Damião, no Hospital Regional de Cajazeiras e no Hospital Regional de Sousaoferece vagas nas especialidades de: anestesiologia, medicina intensiva, pediatria, ortopedia e medicina da família e comunidade, para o ano de 2018. Ao todo, são 22 vagas para a residência médica, divididas entre as cinco especialidades.

Foi divulgado, também, o edital para preenchimento das vagas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança (Remusc). A residência multiprofissional é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, caracterizada por formação em serviço, em regime de dedicação exclusiva,destinada a graduados, formados em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e profissionais estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no edital e na legislação brasileira, com diploma devidamente revalidado, nas categorias profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia ou nutrição. Para a residência multiprofissional, cinco vagas estão disponíveis para as quatro especialidades.

A secretária estadual de saúde, Claudia Veras, reforçou a importância dos processos seletivos: “O Governo do Estado vem concentrando os esforços para manter este compromisso, iniciado em 2011. Entendemos que esta ação é muito importante, pois forma profissionais comprometidos com a saúde pública e atenção voltada para as pessoas. Os programas formam bons profissionais para prestarem atendimento de qualidade para a população”, afirmou.

As inscrições para os processos seletivos podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (22) até 5 de fevereiro, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h, pessoalmente, na Secretaria Escolar do Cefor-RH, ou por procuração particular e pessoal ou, ainda, pelos Correios via Sedex, com Aviso de Recebimento (AR), sendo postados até o último dia de inscrição (considerando o endereço Secretaria Escolar do Cefor-RH, situada no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira – Av. Dom Pedro II, 1826, Torre, João Pessoa/PB, Cep: 58040-440).

O edital, manual do candidato e formulário de inscrição podem ser obtidos através do site www.paraiba.pb.gov.br/saude/editais ou pessoalmente no Cefor-RH.

Veja o edital completo: http://static.paraiba.pb.gov.br/2018/01/Edital-COREMU-SES-2018-REMUSC-1.pdf

 

Mais vagas abertas

O Governo do Estado, por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH) aprovou 26 novas vagas em Residência Multiprofissional em Saúde. Os residentes deverão ser cadastrados até 31 de março no Sistema de Informações Gerenciais das Residências do Ministério da Saúde (http://sigresidencias.saude.gov.br). O edital será disponibilizado neste fim de semana no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB).

As vagas estão distribuídas em: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (03 – Hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande); Atenção Clínica Especializada: Neurocirurgia (08 – Hospital Metropolitano e Complexo Arlinda Marques); Faculdade Santa Maria (12 – Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha).

“Diante da importância de termos mais profissionais qualificados e comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Estado, através do Cefor-RH, vem investindo fortemente na formação de trabalhadores com este perfil. A aprovação das novas vagas é uma grande conquista, pois fortalece o compromisso do Governo em estabelecer uma formação qualificada, tendo em vista as necessidades do SUS”, ressaltou a secretária executiva em saúde, Maura Sobreira.

Na Paraíba, a primeira turma de Residência Multiprofissional foi aberta em 2014 (saúde da criança – enfermagem, nutrição, farmácia e fisioterapia). Este ano, novas vagas serão disponibilizadas para outros grupos profissionais, como fonoaudiologia e psicologia.

 

Fonte: Governo da Paraíba

 

Fábio Reis
Author: Fábio ReisWebsite: https://linkedin.com/in/fabiolreis
Fundador do Pfarma. Possui registro como Jornalista MTB 39014/RJ e Farmacêutico CRF-RJ 14376.