suspensos anvisa medicamentos

Lotes de lenços umedecidos da empresa Kimberly Clark Brasil são recolhidos devido à contaminação por bactéria.

 

A Anvisa publicou, nesta sexta-feira (13/9), a Resolução 2.544/2019, que informa sobre o recolhimento voluntário e determina a suspensão da comercialização, da distribuição e do uso de lenços umedecidos da marca Huggies Max Clean e Baby Wipes. A determinação se refere a um lote de cada produto: o lote 219/2019 da marca Huggies Max Clean e o lote 024/2019 da marca Baby Wipes. 

A ação foi motivada por contaminação dos lotes referidos pela bactéria Enterobacter gergoviae. A Resolução 481/99 da Anvisa estabelece parâmetros de controle microbiológico para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Conforme os limites estabelecidos por essa norma, produtos para uso infantil devem ter ausência de coliformes totais ou fecais.  

A empresa Kimberly Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda. é a fabricante dos produtos. O problema foi identificado pelo controle de qualidade da própria empresa, que o comunicou à Anvisa.  

Segundo a empresa, a bactéria identificada – Enterobacter gergoviae – não oferece riscos para pessoas saudáveis, mas pode causar infecções mais graves em pessoas que estejam com o sistema imunológico debilitado.

 

Por: Ascom/Anvisa