- Detalhes
- Categoria: Concurso Farmacêutico
- By Fábio Reis
Se encontram abertas às inscrições para o processo seletivo de pessoal para a função de Farmacêutico na Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar para preenchimento de 1 vaga, em jornada de trabalho de 40 horas semanais, para prestar serviços no Ambulatório Médico de Especialidades - AME Ourinhos-SP.
Inscrições:
As inscrições são realizadas via internet no site: www.famesp.fmb.unesp.br; no período de 14 à 24 de setembro 2012.
Também serão disponibilizados postos de Ajuda ao Candidato, para acesso à internet e impressão do boleto bancário no Recursos Humanos da FAMESP (Botucatu), sito na Rodovia João Butignolli, s/nº., com entrada ao lado da Portaria Principal da FMB do Campus Universitário da Unesp Distrito de Rubião Júnior, s/nº.
Salário:
Salário inicial de R$ 1717,63
Conteúdo programático:
- Código de Ética Profissional.
- Farmacocinética, farmacotécnica, nutrição parenteral, interações medicamentosas , interações fármaco-
nutrientes, Farmacovigilância.
- Fármacos anestésicos locais, fármacos analgésicos (opióides e não- opióides), Antitérmicos e
antiinflamatórios (esteroidais e não-esteroidais)., fármacos imunossupressores.,farmacologia do sistema
nervoso autônomo (drogas adrenérgica, antiadrenérgicas, colinérgicas e anticolinérgicas). farmacologia do
sistema nervoso central: ( fármacos Hipnóticos, Sedativos, Ansiolíticos, Antidepressivos, Antipsicóticos,
Anticonvulsivantes, Antiparkinsonianos e fármacos usadas no tratamento da Doença de Alzheimer, fármacos
diuréticos, fármacos que atuam no sistema cardiovascular: cardiotônicos, antiarrítmicos, antianginosos e anti-hipertensivos, fármacos antidiabéticos, farmacologia do sistema digestório: antisecretores, antieméticos e
antidiarreicos, farmacologia do sistema reprodutor: hormônios, antagonistas hormonais e fármacos que
atuam na musculatura uterina, fármacos antimicrobianos (Penicilinas, Cefalosporinas, Sulfonamidas,
Cloranfenicol, Aminoglicosídeos, Quinolonas, Trimetoprima, Metronidazol, Rifamicinas, Macrolídeos e
Lincomicinas e Tetraciclinas), fármacos antiparasitários, fármacos antifúngicos, fármacos hemostáticos e
anticoagulantes, drogas antineoplásicos.
-Uso Racional de Medicamentos (Farmacoecônomia).
-Noções de Atenção Farmacêutica.
-Cálculos de Diluição e Estabilidade dos medicamentos Injetáveis.
- Assistência Farmacêutica: Ciclo de Assistência Farmacêutica – produção, seleção, programação,
aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição, dispensação de medicamentos
- SUS e suas Principais Legislações.
- Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e suas atualizações.
- Garantia da Qualidade em Farmácia Hospitalar
-PGRSS – Programa de Gerenciamento de Resíduos em Saúde
- Portaria 272 de 08 de abril de 1998 – Aprova o regulamento técnico para fixar os requisitos mínimos
exigidos para a Terapia de Nutrição Parenteral. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/legis/
- Resolução RDC 45 de 12 de março de 2.003 – dispõe sobre o regulamento técnico de Boas práticas de
utilização das soluções parenterais (SP) em Serviços de Saúde. Disponível em:
http://www.anvisa.gov.br/legis/
- Resolução RDC 214 de Dezembro de 2.006 – grupo VI, anexo VI – (Dispõe sobre Boas práticas de
Manipulação de Medicamentos para uso humano em Farmácias). Disponível em:
http://www.anvisa.gov.br/legis/
- Resolução do Conselho Federal de Farmácia nº 308/97 (Dispõe sobre a Assistência Farmacêutica em
farmácias e drogarias). Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/308.pdf.
- Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976 (Dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os
medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos
e dá outras providências). Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/leis/6360.pdf .
- Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998 (Aprova o Regulamento Técnico sobre substância e medicamentos
sujeitos a controle especial). Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/portarias/344.pdf.
- RDC 59/00 da ANVISA (Boas práticas de fabricação, armazenamento e distribuição de produtos e artigos
médicos-hospitalares – produtos para saúde). Disponível em:http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2000/59_00rdc.htm.
- Lei 9.787/1999 (Estabelece os medicamentos genéricos e dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em
produtos farmacêuticos). Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/leis/9787.pdf
- Portaria SVS/MS 802 de 08 de outubro de 1998 (Boas Práticas de distribuição de medicamentos).
Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/portarias/802.pdf .
- RDC nº44 de 17 de agosto de 2009: (Dispõe sobre as Boas Práticas Farmacêuticas para o controle
sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços
farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências). Disponível em:
http://www.brasilsus.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17334.
- RDC nº44 de 26 de outubro de 2010: (Dispõe sobre o controle de medicamentos à base de substâncias
classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição médica, isoladas ou em associação e dá outras
providências). Disponível em: http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/rdc/106005-44.html.
- Portaria MS nº1044 de 5 de maio de 2010 Aprova a 7ª edição da RENAME 2010). Disponível em:
bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt1044_05_05_2010.html.
- Resolução RDC 306, de dezembro de 2004 – (Dispõe regulamento técnico para o gerenciamento de
resíduos dos serviços). Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/avalia/legis.htm#30.
-Resolução RDC nº 220, de 21 de setembro de 2004. (Aprova o Regulamento Técnico de funcionamento dos
Serviços de Terapia Antineoplásica). Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/avalia/legis.htm#30.